A IVECO BUS está a expandir ainda mais a sua gama de soluções eficientes para os operadores de transportes reduzirem a sua pegada de carbono, com a introdução de uma nova versão híbrida do seu autocarro interurbano CROSSWAY, compatível com o XTL (X-To-Liquid) e equipada com um motor CURSOR 9 em conformidade com a norma Euro VI Step E.
Disponível em 3 comprimentos, 10,8, 12, 13 metros, nas versões POP e LINE, o CROSSWAY Hybrid beneficia das qualidades que caracterizam a gama e que explicam o seu sucesso, comprovado pelas mais de 65.000 unidades produzidas: lotação de passageiros e volumes de bagagem, bem como um custo total de propriedade otimizado, para maior satisfação dos operadores de transportes.
Giorgio Zino, diretor das operações comerciais da IVECO BUS Europe, afirmou: “A introdução da nossa tecnologia híbrida no nosso CROSSWAY de piso normal permitirá aos operadores de transportes beneficiar de uma redução significativa dos custos energéticos e das emissões de CO2 em comparação com os modelos de combustão interna. Trata-se de uma alternativa concreta à disposição dos clientes. Com este reforço, fortalecemos ainda mais a capacidade da nossa marca em fornecer a mais ampla oferta sustentável do mercado, confirmando a nossa estratégia de impulsionar a transição energética com uma combinação de tecnologias e consolidando a nossa liderança como um dos principais atores da mobilidade sustentável na Europa”.
Solução simples e eficaz
A tecnologia híbrida oferecida pela IVECO BUS está disponível com a caixa de velocidades Voith DIWA NXT combinada com um potente motor de recuperação elétrica de 35 kW de pico. O motor funciona como motor de arranque e gerador para recuperar a energia cinética acumulada durante as fases de desaceleração e travagem com uma bateria LTO de alta energia (48 V) montada no tejadilho. O motor elétrico apoia o motor do Cursor 9 durante as fases de arranque.
Graças a estas características, o novo CROSSWAY Hybrid permite poupanças de combustível significativas em comparação com a versão não híbrida. Para além disso, ao combinar combustíveis renováveis, esta nova solução híbrida reduz ainda mais as emissões de CO2.
O CROSSWAY Hybrid apresenta um novo design frontal que incorpora o novo ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) em conformidade com o próximo GSR (General Safety Regulation), cuja entrada em vigor está prevista para julho de 2024.
Ampla variedade de versões
Com a inclusão do novo CROSSWAY Hybrid na sua família de produtos para as linhas de autocarros, a IVECO BUS oferece agora uma ampla escolha multienergia: CROSSWAY POP & LINE, 10,8, 12 e 13 metros, compatível com XTL, equipado com motor TECTOR 7 ou Cursor 9, em conformidade com a norma Euro VI Step E;
CROSSWAY CNG POP & LINE, 12 e 13 metros, compatível com biometano, equipado com um motor CNG CURSOR 9 em conformidade com a norma Euro VI Step E;
CROSSWAY CNG Hybrid POP & LINE, 12 e 13 metros, compatível com biometano, equipado com um motor CNG CURSOR 9 em conformidade com a norma Euro VI Step E; CROSSWAY B100 POP & LINE, 10,8, 12 e 13 metros, equipado com um motor TECTOR 7 em conformidade com a norma Euro VI Step E.
O IVECO BUS CROSSWAY Hybrid, produzido na fábrica da IVECO BUS em Vysoké Myto, na República Checa, já está disponível para encomenda, sendo que as primeiras unidades serão entregues em Espanha no próximo mês de julho.
PR