A IVECO BUS, o segundo maior construtor da Europa, com uma quota de mercado de 25% em 2024, confirma o seu papel de liderança na condução da transição energética no transporte de passageiros. Apoiado por um desempenho excecional, o fabricante comprova a relevância da sua abordagem tecnologicamente neutra e dos seus investimentos na Europa.
Num mercado urbano elétrico em plena expansão (+21,1% vs. 2023), a IVECO BUS aumentou a sua quota de mercado em 6,5 pontos em 2024, ascendendo pela primeira vez ao segundo lugar entre os fabricantes de veículos elétricos, com 14,2% das matrículas. Este desempenho reflete-se na sua posição de liderança no mercado dos autocarros urbanos elétricos em Itália (35%) e em França (56%). O construtor continua a ser o líder europeu no segmento interurbano com mais de 50% de quota de mercado e registou as primeiras entregas do seu CROSSWAY LE ELEC, que representa 26% das matrículas de autocarros interurbanos elétricos.
Simultaneamente, com 65% das matrículas de veículos a gás natural em 2024, a IVECO BUS confirma a sua liderança europeia nesta energia alternativa. Um em cada dois autocarros urbanos (50%, +5,5 pontos percentuais vs. 2024) e mais de três quartos (78%, +11 pontos percentuais vs. 2024) dos veículos interurbanos a gás natural na Europa são IVECO.
Desempenho económico da IVECO BUS
No âmbito dos resultados totais do ano de 2024 anunciados a 7 de fevereiro pelo Iveco Group, a Unidade de Negócio de Autocarros viu o seu EBIT ajustado aumentar 31 milhões de euros em comparação com 2023, atingindo 140 milhões de euros. Este forte desempenho foi sustentado por uma sólida carteira de encomendas a longo prazo para autocarros elétricos e impulsionado pelas economias de escala alcançadas. A margem EBIT ajustada situou-se em 5,5%, acima dos 4,9% registados em 2023.
Após as instalações de Rorthais, Foggia e Vysoké Myto, foi a vez da fábrica de Annonay ser eletrificada em 2024 para integrar a produção de autocarros elétricos. Uma nova unidade de montagem de baterias foi também instalada no local, permitindo à IVECO BUS controlar toda a sua cadeia de valor elétrica. Estes investimentos estratégicos em instalações industriais permitirão à Marca aumentar a sua capacidade de resposta à procura crescente.
Uma oferta à medida
Atualmente, a oferta do construtor vai desde os autocarros urbanos 100% elétricos, com os modelos GX ELEC e E-WAY, até aos autocarros movidos a hidrogénio, com um modelo a pilha de combustível, o qual já registou as suas primeiras encomendas em Cannes, Lorient e La Roche-sur-Yon. Inclui também o segmento interurbano, com o CROSSWAY LE ELEC, cujas entregas já começaram, e a expansão da oferta com o modelo CROSSWAY ELEC apresentado no final de 2024. Por fim, o ecossistema completo “Energy Mobility Solutions” (“Soluções de Mobilidade Energética”) permite uma oferta à medida para apoiar todos os projetos de eletromobilidade.
A carteira de encomendas, que atinge as 3.000 unidades, ilustra a confiança das autoridades de mobilidade, dos operadores e das centrais de compras na experiência da IVECO BUS em matéria de eletromobilidade.
“O ano de 2024 marca um ponto de viragem importante para a IVECO BUS. Atingimos um novo marco ao tornarmo-nos o segundo construtor europeu de autocarros elétricos, mantendo a nossa posição de líder na tecnologia de gás natural. Estes resultados validam a nossa estratégia e recompensam os investimentos significativos que realizámos em I&D e nas nossas instalações industriais de modo a oferecer as soluções de mobilidade mais completas do mercado. Também confirmam a relevância da nossa abordagem tecnologicamente neutra para apoiar de forma sustentável e eficaz a transição energética nos transportes”, declarou Claudio Passerini, presidente da Unidade de Negócio de Autocarros, Iveco Group.
PR