A Scania melhora a sua oferta de autocarros elétricos com o lançamento de uma variante 6x2*4 incluída na gama apresentada em 2023. A nova variante foi projetada para responder à procura em operações de transporte de média e alta capacidade . Oferece maior capacidade de passageiros em comparação com o modelo atual 4x2 LE BEV, tornando-se uma opção ideal para serviços urbanos, suburbanos e rotas interurbanas de curta distância.
A nova variante de três eixos, que incorpora um eixo traseiro atualizado juntamente com a nova máquina elétrica da Scania e a sua interface de carga, oferece uma solução competitiva, eficiente e altamente fiável. Estas mesmas inovações também estarão disponíveis na versão atual de dois eixos.
O novo chassis elétrico foi projetado para garantir um desempenho ótimo mesmo nas condições mais exigentes ao longo de toda a sua vida útil. A sua grande flexibilidade permite adaptá-lo facilmente aos requisitos dos carroceiros, bem como às necessidades específicas de cada cliente.
Os engrenagens do eixo foram projetados para oferecer a máxima eficiência energética e uma longa vida útil. Os dois novos engrenagens do eixo incorporam relações de transmissão mais rápidas e eficientes, o que reduz as perdas internas e melhora significativamente o desempenho do veículo. Além disso, o novo eixo direcional, localizado atrás do semieixo, foi projetado especificamente para se integrar com o novo eixo traseiro. A direção no último eixo contribui para uma melhor distribuição do peso e a redução do desgaste dos pneus.
A nova variante 6x2*4 LE BEV oferece uma série de vantagens chave para os clientes que procuram otimizar as suas operações diárias de transporte elétrico. O design robusto do chassis não só aumenta a durabilidade do veículo, mas também prolonga a sua vida útil. Além disso, a sua capacidade de se adaptar facilmente a diferentes aplicações representa uma melhoria significativa na eficiência global. O chassis otimizado do autocarro reduz significativamente os níveis de ruído e melhora a manobrabilidade, o que se traduz numa experiência de viagem mais confortável tanto para os passageiros como para o condutor. Por fim, a disposição otimizada dos componentes facilita as tarefas de manutenção, o que se traduz numa redução de custos e numa maior disponibilidade operacional do autocarro.
“Com uma máquina elétrica completamente nova, esta variante elétrica de três eixos destaca-se pela sua fiabilidade, eficiência energética e potência. Graças a estas características, oferece um excelente tempo de atividade, uma autonomia otimizada, grande capacidade de arranque e uma aceleração sólida, mesmo em subidas íngremes. Além disso, com a nova opção de carga rápida na parte traseira e uma maior variedade de potências entre as quais escolher, esta alternativa oferece uma flexibilidade que permite adaptar os autocarros aos requisitos específicos de cada mercado local”, explicou Carl-Johan Lööf, chefe de Gestão de Produtos de Soluções de Transporte de Pessoas da Scania. “À medida que cresce o impulso para a eletrificação, os autocarros baseados nesta plataforma estarão em condições de competir a nível global e permitirão expandir as operações elétricas para novos tipos de aplicações”. PR