Kögel Trailer GmbH celebra 90 anos de inovação

29 maio 2024
6min.

A história dos reboques em movimento de uma empresa que se tornou um dos principais fornecedores de soluções para reboques na Europa

---

Fundada em 1934 por Franz Xaver Kögel em Neu-Ulm, a Kögel Trailer GmbH em Burtenbach existe há quase um século. A empresa, que inicialmente produzia pisos, taipais e estruturas de montagem para plataformas de camiões, tornou-se num dos principais fornecedores de soluções para reboques na Europa, empregando atualmente cerca de 1200 pessoas em 11 países. O desenvolvimento da empresa tem sido marcado pelo elevado nível de inovação e pelo desenvolvimento contínuo dos seus produtos.

Há 90 anos que a Kögel tem vindo a estabelecer marcos no desenvolvimento e produção de soluções de reboque contemporâneas. Entre elas estão inovações que se estabeleceram como modelos de mercado. São disto exemplos o primeiro semirreboque frigorífico com construção totalmente em plástico, o reboque basculante de eixo central patenteado, o primeiro revestimento catódico por imersão para uma proteção ideal contra a corrosão e muitos mais. Este espírito inovador e uma grande paixão pela engenharia não só garantiram um crescimento estável da empresa no passado, como também prometem impulsionar o desenvolvimento futuro.

Kogel 2off_sw(1)

As últimas nove décadas da Kögel Trailer GmbH caracterizaram-se pelos seguintes pontos altos:

1934- Franz Xaver Kögel assume a oficina de carruagens do seu antigo empregador em Ulm. Transforma a empresa numa oficina de construção de carroçarias e expande o negócio já em 1937.

1945- A Kögel desenvolve e constrói cabinas de camião, incluindo o equipamento interior completo. Em 1953, Kögel registou uma patente para "dispositivos de lavagem, enxaguamento ou similares em veículos".

1958– A Kögel apresenta o maior semirreboque para materiais longos alguma vez construído na República Federal da Alemanha. O veículo tinha uma área de carga de 36 metros e foi fabricado para o cliente Klöckner Stahlhandel, em Munique. Pesava 80 toneladas e permitia transportar cargas de cerca de 50 toneladas.

1961– A Kögel constrói o primeiro semirreboque frigorífico totalmente em plástico na Europa. O aumento da largura da carroçaria dos veículos frigoríficos para 2,6 metros foi de grande importância económica para as transportadoras.

1976 – A Kögel lança o primeiro semirreboque frigorífico autoportante na Europa. O veículo é autoportante e sem quadro, uma inovação revolucionária na construção de veículos dos anos 70.

1982– A Kögel apresenta o semirreboque de série mais leve do mundo. Tem um peso vazio de 6350 kg e uma carga útil efetiva 25 toneladas, como dizia a publicidade da época.

1996– A Kögel é o primeiro fabricante na Europa a fornecer veículos com suspensão pneumática de série.

2005– O Kögel Big-MAXX alarga a família da marca MAXX. O reboque tem um comprimento total de 17,8 metros, o que significa um excesso de comprimento de 1,3 metros. Os seus 37 lugares de paletes resultam num aumento de 10% do volume de carga. Entretanto, o veículo tornou-se uma referência sob o nome Kögel EuroTrailer.

2016– A Kögel apresenta o recém-desenvolvido Kögel Light Plus na IAA 2016. O veículo tem um quadro particularmente otimizado em termos de carga útil e de peso, e uma tara de 4775 kg. Continua a fazer parte do portefólio da Kögel e já foi vendido milhares de vezes.

Os desafios do futuro

As alterações climáticas e as exigências associadas à redução das emissões de CO2 no setor do transporte de mercadorias também representam desafios para a Kögel e os seus produtos. O plano para se tornar neutro em termos de carbono até 2030 já está a ser implementado passo a passo. Para o efeito, a unidade de Burtenbach não está apenas a investir em sistemas fotovoltaicos, mas também no tratamento eficiente das águas residuais e na redução do consumo de resíduos e de energia. A empresa, que está firmemente ancorada na Suábia da Baviera, demonstra assim que está preparada para continuar a moldar o seu futuro na região.

Ao especializar-se e produzir veículos de construção ligeira, a Kögel está a dar um contributo significativo para tornar o transporte de mercadorias mais amigo do ambiente. Por exemplo, o Kögel Light Plus emite até menos 8% de CO2 e consome até menos 0,6 litros de gasóleo por cada 1000 kg de peso em comparação com os veículos convencionais. Este é um dos pontos fortes da empresa, que oferece aos clientes benefícios económicos e sustentáveis.

Christian Renners, Diretor Executivo da Kögel Trailer GmbH, explica com orgulho: "No futuro continuaremos a ser fiéis ao nosso lema "Economy meets Ecology". As novas soluções de produtos da Kögel, que são boas para o clima e para a situação económica dos nossos clientes, continuarão a caracterizar a carteira de produtos da Kögel."

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.