A grande viagem elétrica da Mercedes-Benz já começou

14 junho 2024
4min.

A caminho dos pontos mais setentrionais e meridionais da Europa, os dois eActros 600 irão percorrer 20 países e mais de 13 mil km

---

A Mercedes-Benz Trucks iniciou, terça-feira, 11 de junho, o teste mais extenso da história da empresa, com início em Frankfurt. Com o "eActros 600 European Testing Tour 2024", a intenção é que dois protótipos praticamente de série do novo elétrico a bateria eActros 600 percorram mais de 20 países europeus, completando mais de 13.000 quilómetros cada um com 40 toneladas de peso total de reboque. Os destaques da viagem pelos camiões elétricos de longo curso incluirão os pontos mais ao norte e ao sul da Europa Continental: o Cabo Norte, na Noruega, e Tarifa, na Espanha. Karin Rådström, CEO da Mercedes-Benz Trucks, assumiu o volante de um dos veículos nos primeiros quilómetros.

MB CEO eActros600

Karin Rådström resumiu, à partida, os objetivos da missão: "Gostaria de agradecer aos nossos engenheiros que estão embarcando na jornada com o eActros 600. A tecnologia do veículo para a transformação está pronta. O transporte de longa distância elétrico a bateria na Europa é possível. Agora, a política e o setor de energia devem trabalhar juntos em colaboração com os OEM para impulsionar a construção de infraestrutura de carregamento pública." 

Com o "eActros 600 European Testing Tour 2024", a Mercedes-Benz Trucks pretende ganhar uma vasta experiência numa vasta gama de rotas em diferentes topografias e zonas climáticas de olho no consumo de energia. O fabricante pretende então partilhar essas descobertas com os clientes interessados.

Carregamentos em postos públicos

A elevada capacidade da bateria de mais de 600 kWh e um novo eixo motriz elétrico particularmente eficiente desenvolvido internamente permitem ao eActros 600 atingir uma autonomia de 500 km sem carregamento intermédio. A intenção é carregar as baterias exclusivamente em postos de carregamento públicos.

A viagem passará por Alemanha, Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlândia, Estónia, Letónia, Lituânia, Polónia, Chéquia, Áustria, Eslováquia, Hungria, Croácia, Eslovénia, Itália, Mónaco, França, Espanha, Portugal, Bélgica, Holanda e Luxemburgo.

Cerca de 60% das viagens de longa distância dos clientes da Mercedes-Benz Trucks na Europa são inferiores a 500 km, o que significa que a infraestrutura de carregamento no entreposto da empresa e nos pontos de carga e descarga é suficiente nesses casos. Para todas as outras utilizações, a expansão contínua da infraestrutura de carregamento público é vital para tornar o camião elétrico viável para o transporte de longa distância em toda a Europa. Além do carregamento CCS com até 400 kW, o eActros 600 também permitirá o carregamento de megawatts (MCS). Em abril deste ano, os engenheiros da Mercedes-Benz Trucks carregaram com sucesso, pela primeira vez, um protótipo do eActros 600 numa estação de carregamento com uma potência de um megawatt no centro de desenvolvimento e testes interno em Wörth am Rhein. Os clientes podem solicitar uma pré-instalação para o MCS. Assim que a tecnologia MCS estiver disponível e for padronizada entre os fabricantes, ela está planeada para ser adaptável para esses primeiros modelos do eActros 600. As baterias podem ser carregadas de 20 a 80% em cerca de 30 minutos numa estação de carregamento adequada com uma potência de cerca de um megawatt.

Visualmente, o e-truck de longo curso é caracterizado por um design fundamentalmente novo e purista, com linhas claras e uma forma aerodinâmica. Quando se trata de rentabilidade para os frotistas, o camião elétrico pretende estabelecer novos padrões, substituindo a longo prazo a maioria dos camiões a diesel no importante segmento de transporte de longa distância. O núcleo do conceito da Mercedes-Benz Trucks para o transporte de longa distância elétrico a bateria é oferecer aos clientes uma solução holística que consiste em tecnologia de veículos, consultoria, infraestrutura de carregamento e serviços.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.