A Falken, marca de pneus da empresa japonesa Sumitomo Rubber Industries, apresentou o seu novo modelo ZIEX ZE320, que se caracteriza pelo composto de derivados de cascas de arroz na sua composição. Após o enorme sucesso do seu antecessor ZE310, a empresa dedicou-se
intensamente ao desenvolvimento deste novo modelo, que promete elevar ainda mais os padrões de desempenho e sustentabilidade que caracterizam a marca Falken.
O novo ZIEX 320 prevê o lançamento de 60 medidas diferentes, entre as 15 e 18 polegadas, com um índice de velocidade entre H e W, o que se traduz numa classificação de velocidade máxima até 270 km/h.
Produzido na Turquia, novo pneu Falken utiliza um composto mais ecológico derivado de cascas de arroz. Este subproduto agrícola, do qual são gerados mais de 100 milhões de toneladas todos os anos, permite a extração de sílica, um componente essencial no processo de fabrico de pneus.
O processo de extração deste componente, a partir das cinzas geradas na queima deste material orgânico, emite menos gases de efeito estufa do que a extração do mesmo material a partir da areia, material utilizado até ao momento. Para além disso, o calor gerado durante o processo pode ser convertido em energia elétrica e utilizado em outras etapas de processo.
Em suma, podemos concluir que a produção de sílica derivada de cascas de arroz gera menos CO2 em comparação com os métodos convencionais de produção de materiais de enchimento, estando, deste modo, alinhado com o compromisso de sustentabilidade assumido Falken e Grumo Sumitommo astravés da iniciativa 'Driving Our Future Challenge 2050'.
Nesta fase inicial estarão disponíveis 12 medidas, estando o lançamento das restantes 48 medidas previstas para o primeiro trimestre de 2025.
PR