A linha da Volvo Trucks na exposição IAA 2024, que se realiza em setembro, em Hanover, Alemanha, estará repleta de pontos contacto da determinação da Volvo em descarbonizar o transporte e prevenir acidentes. A Volvo mostrará camiões com motorizações elétricas a bateria, células de combustível e combustíveis renováveis em motores a combustão – uma estratégia que, segundo a marca, permite o transporte sustentável. A nova linha global de produtos inclui, também, o novo Volvo FH Aero.
A Volvo Trucks mostrará uma gama global de produtos que nunca foi tão forte, incluindo variantes elétricas e movidas a biocombustível. O mercado norte-americano viu a introdução, ainda recente, do novo Volvo VNL numa plataforma totalmente nova, incluindo tecnologias autónomas inovadoras. O IAA será a primeira oportunidade de experimentar o Volvo VNL na Europa, pois na pista de testes do salão será possível realizar test-drives.
"Estou entusiasmado por ver as reações dos clientes e dos meios de comunicação social sobre as nossas novas gamas de camiões e tecnologias futuras", diz Roger Alm, presidente da Volvo Trucks. "A nossa linha na IAA mostrará a força global do Grupo Volvo e demonstrará o nosso compromisso em alcançar zero emissões e zero acidentes – ambos são igualmente importantes para o sucesso de nossos clientes."
O novo Volvo FM Low Entry também estará em exposição – este é o primeiro camião da Volvo desenvolvido com um trem de força elétrico a bateria e visibilidade extraordinária do motorista para melhorar a segurança no ambiente urbano.
Já o icónico Volvo FH16 Aero será mostrado com o novo motor D17 de 17 litros altamente eficiente, adicionando potência enquanto reduz o consumo de combustível e as emissões. Este camião foi projetado para as tarefas mais difíceis e produtividade otimizada, e é certificado para HVO (Hydrotreated Vegetable Oil) e biodiesel B100.
A Volvo Trucks também demonstrará sua próxima tecnologia de eixo elétrico, feita sob medida para a próxima geração de elétricos a bateria e elétricos a célula de combustível da Volvo, permitindo maior autonomia elétrica, bem como dirigibilidade otimizada.
Hidrogénio no final da década
Embora a Volvo tenha cinco anos de experiência em camiões elétricos em operações de clientes em 47 países em todo o mundo, o hidrogénio é o próximo passo quando se trata de futuros trens de força. O hidrogénio para aplicações em células de combustível e o hidrogénio em motores de combustão estão a ser desenvolvidos em paralelo com a preparação para o futuro da linha de camiões da empresa para todos os mercados e aplicações de transporte sustentável em todo o mundo. Ambas as tecnologias baseadas em hidrogénio devem chegar aos clientes no final desta década.
Vários dos camiões da Volvo serão equipados com o novo Sistema de Monitor de Câmaras (CMS) da Volvo, que traz benefícios tanto em termos de poupança de combustível graças à aerodinâmica melhorada, mas também de maior segurança através de uma melhor visibilidade.
A linha Volvo a expor em Hanover
Volvo FH Aero Electric 4x2, com Sistema de Monitor de Câmara (CMS)
Volvo FH16 Aero 4x2, com HVO-fuel, cabine XXL e CMS
Volvo FMX Electric 6x4, com basculante de 3 vias
Volvo FM Low Entry 6x2, com carregador
Volvo FM Gas-powered 4x2, com CMS
Volvo FE Electric 4x2, com carregador
Volvo VNL 860, com especificação completa
Protótipo com célula de combustível da Volvo
PR