Volvo Trucks mostra em Hanover toda a tecnologia de zero emissões

18 julho 2024
4min.

A linha de exposição no Salão do Transporte terá oito camiões, sendo quatro elétricos, um HVO, outro a gás, o protótipo com célula de combustível e dois a combustão interna - o FH 16 Aero e o modelo norte-americano VNL 860.

---

A linha da Volvo Trucks na exposição IAA 2024, que se realiza em setembro, em Hanover, Alemanha, estará repleta de pontos contacto da determinação da Volvo em descarbonizar o transporte e prevenir acidentes. A Volvo mostrará camiões com motorizações elétricas a bateria, células de combustível e combustíveis renováveis em motores a combustão – uma estratégia que, segundo a marca, permite o transporte sustentável. A nova linha global de produtos inclui, também, o novo Volvo FH Aero.

A Volvo Trucks mostrará uma gama global de produtos que nunca foi tão forte, incluindo variantes elétricas e movidas a biocombustível. O mercado norte-americano viu a introdução, ainda recente, do novo Volvo VNL numa plataforma totalmente nova, incluindo tecnologias autónomas inovadoras. O IAA será a primeira oportunidade de experimentar o Volvo VNL na Europa, pois na pista de testes do salão será possível realizar test-drives.

Volvo VNL VTNA_DAY3_Rigg_0299_Final_Original file
"Estou entusiasmado por ver as reações dos clientes e dos meios de comunicação social sobre as nossas novas gamas de camiões e tecnologias futuras", diz Roger Alm, presidente da Volvo Trucks. "A nossa linha na IAA mostrará a força global do Grupo Volvo e demonstrará o nosso compromisso em alcançar zero emissões e zero acidentes – ambos são igualmente importantes para o sucesso de nossos clientes."
 O novo Volvo FM Low Entry também estará em exposição – este é o primeiro camião da Volvo desenvolvido com um trem de força elétrico a bateria e visibilidade extraordinária do motorista para melhorar a segurança no ambiente urbano.

Volvo Low Entry

Já o icónico Volvo FH16 Aero será mostrado com o novo motor D17 de 17 litros altamente eficiente, adicionando potência enquanto reduz o consumo de combustível e as emissões. Este camião foi projetado para as tarefas mais difíceis e produtividade otimizada, e é certificado para HVO (Hydrotreated Vegetable Oil) e biodiesel B100.

A Volvo Trucks também demonstrará sua próxima tecnologia de eixo elétrico, feita sob medida para a próxima geração de elétricos a bateria e elétricos a célula de combustível da Volvo, permitindo maior autonomia elétrica, bem como dirigibilidade otimizada.

Hidrogénio no final da década

Embora a Volvo tenha cinco anos de experiência em camiões elétricos em operações de clientes em 47 países em todo o mundo, o hidrogénio é o próximo passo quando se trata de futuros trens de força. O hidrogénio para aplicações em células de combustível e o hidrogénio em motores de combustão estão a ser desenvolvidos em paralelo com a preparação para o futuro da linha de camiões da empresa para todos os mercados e aplicações de transporte sustentável em todo o mundo. Ambas as tecnologias baseadas em hidrogénio devem chegar aos clientes no final desta década.
Vários dos camiões da Volvo serão equipados com o novo Sistema de Monitor de Câmaras (CMS) da Volvo, que traz benefícios tanto em termos de poupança de combustível graças à aerodinâmica melhorada, mas também de maior segurança através de uma melhor visibilidade.

A linha Volvo a expor em Hanover
Volvo FH Aero Electric 4x2, com Sistema de Monitor de Câmara (CMS)

Volvo FH16 Aero 4x2, com HVO-fuel, cabine XXL e CMS

Volvo FMX Electric 6x4, com basculante de 3 vias

Volvo FM Low Entry 6x2, com carregador

Volvo FM Gas-powered 4x2, com CMS

Volvo FE Electric 4x2, com carregador

Volvo VNL 860, com especificação completa

Protótipo com célula de combustível da Volvo
PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.