Volvo com sistemas de última geração para proteger peões e ciclistas

31 outubro 2024
4min.

Situações de tráfego intenso representam riscos diários de segurança para usuários vulneráveis da estrada. É por isso que a Volvo Trucks está a introduzir dois sistemas de segurança focados na proteção de pedestres e ciclistas.

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A Volvo Trucks desenvolve continuamente os seus sistemas de segurança ativa para proteger os usuários vulneráveis da estrada, como ciclistas e pedestres, tudo com o objetivo de dar passos em direção à visão de longo prazo da empresa de zero acidentes envolvendo camiões Volvo.
O exemplo mais recente é o Active Side Collision Avoidance Support da Volvo, onde a palavra-chave é o ativo. Esta é uma evolução de um sistema de segurança existente, com a função de travão ativo a ser adicionada. Usando sensores de radar para detetar ciclistas que se aproximam, o sistema pode avisar o motorista e, se necessário, agora também pode travar automaticamente o camião para evitar uma colisão com ciclistas ao virar o veículo para o lado do passageiro.


"Os camiões estão envolvidos em 15% dos acidentes rodoviários fatais e o tráfego urbano pode ser desafiador até mesmo para o motorista de camião mais experiente", diz Anna Wrige Berling, diretora de Segurança de Tráfego e Produto da Volvo Trucks. Na Volvo Trucks trabalhamos constantemente para melhorar o desempenho de segurança dos nossos camiões para proteger o condutor e os outros utentes da estrada. Este sistema de segurança, destinado a proteger os ciclistas no ambiente da cidade, representa uma das nossas mais recentes inovações que nos levará um passo mais perto da nossa visão de longo prazo de zero acidentes envolvendo camiões Volvo."

O sistema de Suporte Ativo para Prevenção de Colisões Laterais estará disponível para pedidos dos clientes a partir de novembro de 2024 na linha Volvo FH, modelos FM e FMX em todos os mercados globalmente.

Antecipação à legislação

O segundo sistema é o Aviso de Colisão com Travão de Emergência de última geração da Volvo Trucks. Este sistema foi introduzido pela primeira vez em 2012 e tem sido continuamente aprimorado desde então. Utiliza sensores de câmara e radar para monitorizar o tráfego à frente do camião e, se for detetado um risco de colisão, o sistema é projetado para avisar o motorista e, se necessário, travar automaticamente para evitar ou mitigar a colisão.


Com as últimas melhorias, este sistema pode detetar, avisar e travar não apenas para outros veículos, mas também para pedestres e ciclistas. Foi certificado para atender à nova legislação europeia mais rígida para Sistemas Avançados de Travagem de Emergência que não entrará em vigor antes de 2028. Além disso, o sistema da Volvo Trucks excede até mesmo o próximo regulamento em termos de situações de tráfego que foi projetado para cobrir.


"Estamos felizes em ver que os requisitos legais são implementados de acordo com a nossa própria visão de zero acidentes", diz Anna Wrige Berling. "No entanto, na Volvo, não vamos esperar pela legislação – continuaremos a inovar e a exceder os requisitos legais com novas funções para apoiar nossas próprias metas ambiciosas."


Este sistema de travagem automática é equipamento de série na Europa em todos os camiões da série FH, FM e FMX a partir de 2025 e está disponível como opção a nível mundial.

PR


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