Mercedes-Benz eEconic apresentado ao setor de resíduos urbanos

31 outubro 2024
4min.

Veículo elétrico é descrito pela marca como ideal para operações de recolha e limpeza de resíduos urbanos e foi agora apresentado em Portugal a clientes do setor

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Neste mês de outubro, a Mercedes-Benz Trucks reuniu clientes do setor da atividade de resíduos e limpeza urbana para apresentar o eEconic em Portugal, um camião elétrico especialmente desenvolvido para operações urbanas, como a recolha de resíduos urbanos. Este veículo de nova geração reflete o compromisso da Mercedes-Benz Trucks com a sustentabilidade, numa altura em que a União Europeia tem como meta a descarbonização total até 2050. A Mercedes-Benz Trucks aponta 2039 como o ano em que atingirá a neutralidade carbónica.

Neste evento estiveram presentes dois eEconic, ambos equipados com caixa e elevador para recolha de resíduos urbanos fornecidos e instalados pela Resitul. O eEconic, que partilha a base tecnológica do eActros, é projetado com um eixo elétrico integrado e duas unidades motrizes elétricas, proporcionando uma condução suave e eficiente. O camião está equipado com três packs de bateria, cada um com uma capacidade instalada de 112 kWh, totalizando 336 kWh.

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Com uma autonomia adaptada à recolha de resíduos, o veículo é capaz de realizar a maior parte dos percursos diários sem necessidade de carregamento intermédio, otimizando assim a sua eficiência operacional.

Tempos de Carregamento e Energia Recuperada

O sistema de baterias do eEconic permite um carregamento rápido e eficiente. Utilizando uma estação de carregamento rápido DC com capacidade de 160 kW, as baterias do veículo podem ser carregadas de 20% a 80% em aproximadamente uma hora, o que permite reduzir o tempo de inatividade nas operações. Além disso, o sistema de recuperação de energia, ativado pela travagem regenerativa, permite recarregar as baterias enquanto o camião está em operação, especialmente útil durante as frequentes paragens e arranques característicos das operações de recolha de resíduos.

Durante o evento, foram partilhados casos reais de operações de teste em clientes em operação real. Um veículo de recolha de resíduos orgânicos que percorreu 87 km diários (jornada de 8,5 horas em média) e foi monitorizado durante cinco dias. Neste período, a temperatura média foi de 23 graus C. A equipa de limpeza recolheu 12 toneladas/dia de resíduos e fez duas descargas por dia. O consumo médio do veículo nos 87 km percorridos diariamente foi de 156 kWh, o que representa menos de 50% da energia disponível.

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Neste percurso, a notável regeneração energética em operação, ultrapassou os 30% da energia consumida. Um outro exemplo, em condições diferentes em que, por exemplo, houve necessidade de aquecimento das baterias devido à baixa temperatura registada (uma média de 3 graus C.), revelou total conforto do eEconic para estas tarefas registando um consumo de 187 kWh numa média diária de 59 km. Neste exemplo, o impacto do aquecimento da cabina e das baterias em ambiente atmosférico adverso, representou 46 kWh. Neste cliente, a equipa de recolha de resíduos (neste caso, papel) foi acompanhada ao longo de 16 dias. Realizaram uma média de 417 paragens em 8 horas de trabalho (duas descargas por dia). O percurso tem um desnível médio de 500 metros.

PR


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