Toyota desenvolve nova célula de combustível a pensar nos pesados

14 fevereiro 2025
4min.

O novo sistema de 3ª geração a hidrogénio foi projetado para atender às necessidades do setor comercial pesado que ainda se locomove a diesel

---

A Toyota acaba de anunciar que desenvolveu um novo sistema de célula de combustível (FC) de 3ª geração, como parte do seu contínuo esforço para a realização de uma sociedade de hidrogénio e que foi projetado para atender às necessidades específicas do setor comercial de transportes pesados com a mesma durabilidade dos motores convencionais movidos a diesel.

Segundo a marca japonesa, o novo sistema apresenta melhorias significativas no desempenho, incluindo eficiência de combustível e uma redução significativa nos custos em comparação com a versão anterior. Além dos veículos de passageiros, o sistema FC de 3ª geração será expandido para uso em veículos comerciais pesados e está planeado para introdução nos mercados principalmente no Japão, Europa, América do Norte e China, no mínimo, após 2026.

Este sistema será revelado pela primeira vez na quarta-feira, 19 de fevereiro, na H2 & FC EXPO (International Hydrogen & Fuel Cell Expo) em Tóquio, Japão.

A Toyota vê o hidrogénio como um combustível importante na busca pela neutralidade de carbono e está a colaborar ativamente com parceiros em vários setores. A Toyota tem promovido várias iniciativas nas áreas de hidrogénio "Criar, Transportar, Armazenar e Usar" em relação às suas atividades de pesquisa e desenvolvimento. Para acelerar ainda mais os casos de uso e a adoção da tecnologia FC para alcançar uma sociedade de hidrogénio, é necessária a evolução contínua da tecnologia FC, e este sistema de última geração representa uma mudança significativa.

 

Visão geral

Em 2014, a Toyota lançou o veículo elétrico de célula de combustível MIRAI (FCEV) e, desde então, vendeu aproximadamente 28.000 unidades em mais de 30 países e territórios. Além disso, desde 2019, a Toyota começou a fornecer sistemas FC para uso em outras aplicações, como autocarros, ferrovias e geradores de energia estacionários, fornecendo mais de 2.700 unidades para mais de 100 clientes em todo o mundo.

No Japão, a Toyota trabalha com muitos parceiros, particularmente nas províncias de Tóquio e Fukushima, para implementar esses sistemas no setor comercial e ajudar a criar uma sociedade de hidrogénio. O novo sistema FC foi desenvolvido com base no feedback dos clientes e nas perceções de provas de conceito e testes de demonstração nos últimos anos.

Como principais características do novo sistema destacam-se a melhoria da durabilidade, até duas vezes a da geração anterior, alcançando durabilidade comparável aos motores a diesel e com design livre de manutenção. Também de destaca a melhoria na eficiência de combustível, 1,2x a da geração anterior, permitindo um alcance de cruzeiro 20% maior. Ao mesmo tempo, aponta a Toyota uma redução significativa de custos por meio de inovações no design de células e processos de fabrico.

Este sistema de 3ª geração pode ser instalado em veículos comerciais, carros de passageiros e aplicações de uso geral, como geradores estacionários e navios. Para veículos de passageiros, a eficiência de combustível aprimorada oferece maior alcance de cruzeiro para maior tranquilidade. Para veículos comerciais pesados, o novo sistema FC oferece um nível de durabilidade comparável aos motores a diesel de alta potência. Além disso, ao projetar o sistema para ser mais compacto, ele pode ser mais facilmente integrado em vários veículos comerciais.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.