A Toyota acaba de anunciar que desenvolveu um novo sistema de célula de combustível (FC) de 3ª geração, como parte do seu contínuo esforço para a realização de uma sociedade de hidrogénio e que foi projetado para atender às necessidades específicas do setor comercial de transportes pesados com a mesma durabilidade dos motores convencionais movidos a diesel.
Segundo a marca japonesa, o novo sistema apresenta melhorias significativas no desempenho, incluindo eficiência de combustível e uma redução significativa nos custos em comparação com a versão anterior. Além dos veículos de passageiros, o sistema FC de 3ª geração será expandido para uso em veículos comerciais pesados e está planeado para introdução nos mercados principalmente no Japão, Europa, América do Norte e China, no mínimo, após 2026.
Este sistema será revelado pela primeira vez na quarta-feira, 19 de fevereiro, na H2 & FC EXPO (International Hydrogen & Fuel Cell Expo) em Tóquio, Japão.
A Toyota vê o hidrogénio como um combustível importante na busca pela neutralidade de carbono e está a colaborar ativamente com parceiros em vários setores. A Toyota tem promovido várias iniciativas nas áreas de hidrogénio "Criar, Transportar, Armazenar e Usar" em relação às suas atividades de pesquisa e desenvolvimento. Para acelerar ainda mais os casos de uso e a adoção da tecnologia FC para alcançar uma sociedade de hidrogénio, é necessária a evolução contínua da tecnologia FC, e este sistema de última geração representa uma mudança significativa.
Visão geral
Em 2014, a Toyota lançou o veículo elétrico de célula de combustível MIRAI (FCEV) e, desde então, vendeu aproximadamente 28.000 unidades em mais de 30 países e territórios. Além disso, desde 2019, a Toyota começou a fornecer sistemas FC para uso em outras aplicações, como autocarros, ferrovias e geradores de energia estacionários, fornecendo mais de 2.700 unidades para mais de 100 clientes em todo o mundo.
No Japão, a Toyota trabalha com muitos parceiros, particularmente nas províncias de Tóquio e Fukushima, para implementar esses sistemas no setor comercial e ajudar a criar uma sociedade de hidrogénio. O novo sistema FC foi desenvolvido com base no feedback dos clientes e nas perceções de provas de conceito e testes de demonstração nos últimos anos.
Como principais características do novo sistema destacam-se a melhoria da durabilidade, até duas vezes a da geração anterior, alcançando durabilidade comparável aos motores a diesel e com design livre de manutenção. Também de destaca a melhoria na eficiência de combustível, 1,2x a da geração anterior, permitindo um alcance de cruzeiro 20% maior. Ao mesmo tempo, aponta a Toyota uma redução significativa de custos por meio de inovações no design de células e processos de fabrico.
Este sistema de 3ª geração pode ser instalado em veículos comerciais, carros de passageiros e aplicações de uso geral, como geradores estacionários e navios. Para veículos de passageiros, a eficiência de combustível aprimorada oferece maior alcance de cruzeiro para maior tranquilidade. Para veículos comerciais pesados, o novo sistema FC oferece um nível de durabilidade comparável aos motores a diesel de alta potência. Além disso, ao projetar o sistema para ser mais compacto, ele pode ser mais facilmente integrado em vários veículos comerciais.
PR