A IVECO acaba de entregar dois camiões pesados S-eWay Fuel Cell à BMW, um parceiro no projeto H2Haul, cofinanciado pela Clean Hydrogen Partnership, que visa demonstrar a elevada fiabilidade dos camiões movidos a hidrogénio. Estes são avaliados como uma solução viável de emissões zero para as necessidades de transporte da Europa, através de testes operacionais no terreno em múltiplas missões reais, em colaboração com vários fornecedores de hidrogénio e em diversos ecossistemas geográficos. Este marco sublinha o empenho da IVECO em promover a mobilidade sustentável e em moldar o futuro da logística de emissões zero na Europa.
A entrega teve lugar durante um evento especial organizado pela BMW em Leipzig, o qual proporcionou uma compreensão da utilização holística do hidrogénio em toda a cadeia de valor da BMW, desde a logística até ao veículo final destinado ao transporte rodoviário de longo curso. Esta importante ocasião marcou também a abertura de duas estações de abastecimento de hidrogénio de última geração pela TEAL Mobility, em Leipzig e Hormersdorf, um avanço fundamental na criação da infraestrutura necessária para a logística e o transporte comercial a H2.
A viabilidade do longo curso a H2
Giandomenico Fioretti, diretor de desenvolvimento do negócio de Propulsão Alternativa, declarou: “A entrega dos nossos dois primeiros camiões S-eWay Fuel Cell à BMW representa um passo significativo no sentido de provar a exequibilidade e a viabilidade do transporte de longo curso movido a hidrogénio. Através da nossa participação ativa no projeto H2Haul, temos orgulho em ajudar a preparar o caminho para um futuro de emissões zero no setor de transportes da Europa. Esta proeza demonstra a solidez da colaboração entre fabricantes de veículos, fornecedores de energia e tecnologia, expedidores, transportadores e instituições no avanço do transporte comercial a hidrogénio”.
Reabastecimento em 20 minutos
A pilha de combustível IVECO S-eWay tem uma autonomia de até 800 km, um tempo de reabastecimento rápido inferior a 20 minutos e pode acomodar 70 kg de H2 comprimido a 700 bar de pressão. Graças à sua elevada autonomia e capacidade de carga, prevê-se que possa ser um verdadeiro fator de mudança nas missões de longo curso sem emissões de escape. Os camiões irão transportar peças entre a Baviera (Nuremberga) e Leipzig (fábrica da BMW), apoiados por duas novas estações de reabastecimento de hidrogénio.
A participação da IVECO no projeto H2Haul faz parte da sua abordagem multi-energia à descarbonização, concentrando-se no desenvolvimento de vários grupos propulsores alternativos para proporcionar aos clientes a solução que melhor satisfaz as suas necessidades operacionais específicas, com o hidrogénio a representar um elemento-chave na descarbonização de missões difíceis de neutralizar.
Mais desenvolvimentos
Ao mesmo tempo que acompanha o progresso do panorama tecnológico e a evolução do quadro regulamentar, a marca continua a contribuir para o desenvolvimento do ecossistema do hidrogénio para aplicações em veículos pesados, estudando todas as tecnologias e arquiteturas de veículos potencialmente interessantes, como o protótipo IVECO S-Way com um motor de combustão interna a hidrogénio FPT Industrial XCURSOR de 13 litros, e o concept híbrido para veículos pesados com um sistema de extensão de autonomia a hidrogénio FPT Industrial CURSOR 9, ambos apresentados no IAA 2024.
Inovação sustentável na Europa
Os dois camiões IVECO S-eWay Fuel Cell entregues fazem parte da frota de 12 veículos pesados alimentados a hidrogénio que a IVECO está a implementar em locais estratégicos na Europa (Alemanha, França e Suíça) no âmbito do projeto H2Haul, a fim de demonstrar a viabilidade futura dos camiões a células de combustível de hidrogénio. Um dos camiões foi exposto na nova estação de hidrogénio da TEAL Mobility, onde demonstrou as operações de reabastecimento de hidrogénio, enquanto o segundo foi apresentado na fábrica da BMW em Leipzig.
O evento, organizado pela BMW, reuniu representantes dos parceiros do projeto, instituições de financiamento e funcionários governamentais, incluindo delegados do Ministério Federal do Digital e dos Transportes. Começou com apresentações sobre a estrutura holística de hidrogénio da BMW, mostrando como o hidrogénio está a ser integrado em toda a cadeia de valor da empresa, desde a produção até ao transporte de longo curso, seguido de uma perspetiva aprofundada do projeto e do seu papel fundamental na aceleração da expansão dos veículos movidos a hidrogénio no futuro dos transportes. Em seguida, os convidados assistiram à cerimónia de abertura da estação de hidrogénio da TEAL Mobility, localizada próximo da fábrica da BMW em Leipzig, onde um IVECO S-eWay Fuel Cell demonstrou uma operação de reabastecimento de hidrogénio.
Um IVECO BUS E-WAY, já em funcionamento nas instalações da BMW para serviços de shuttle com emissões zero, foi utilizado para transportar os participantes entre a fábrica da BMW e a nova estação de reabastecimento.
Esta abrangente demonstração da tecnologia do hidrogénio realça o compromisso coletivo dos líderes da indústria para descarbonizar a logística e acelerar a adoção da mobilidade a hidrogénio para missões exigentes e de longo curso, representando um marco significativo na jornada rumo à descarbonização da indústria.
PR