Ford Pro garante à E-Transit autonomia de até 402 km

24 abril 2024
7min.

A Ford Pro introduz uma nova bateria de 89 kWh que possibilita dispor de uma autonomia alargada em 28% e conta com um carregamento AC e DC mais rápido.

---

A Ford Pro acaba de revelar uma nova opção de extensão de autonomia para a E-Transit, reforçando a capacidade do grande furgão elétrico mais vendido na Europa, proposta que, no ano passado, ultrapassou o seu concorrente mais próximo na proporção de mais de cinco para um.

O mais recente lançamento baseia-se nas atualizações de produtividade Transit 2024 da Ford Pro, alargando significativamente a base de potenciais clientes para o modelo E-Transit. A nova versão inclui uma bateria com 89 kWh de capacidade, utilizável para uma autonomia máxima de 402 km, bem como um desempenho de carregamento AC e DC mais rápido.

Ford_E-Transit-Minibus (4)

Os clientes também beneficiam de intervalos de manutenção alargados de dois anos - o dobro do atual período de um ano - ou quilometragem ilimitada. Tal como todos os veículos comerciais E-Transit, a versão de autonomia alargada está totalmente integrada com a plataforma Ford Pro de soluções de software e carregamento conectado, para ajudar os clientes a otimizar a gestão de energia, simplificar a manutenção e minimizar o tempo de inatividade e o custo de propriedade.

“A opção de autonomia alargada para a E-Transit é outro exemplo do empenho da Ford Pro em tornar uma realidade as frotas elétricas de elevada produtividade em toda a Europa”, declarou Hans Schep, diretor geral da Ford Pro, Europa. “Dar aos clientes a opção de conduzir mais tempo entre carregamentos, juntamente com uma vasta escolha de estilos de carroçaria e o apoio do ecossistema conectado Ford Pro reforça a nossa posição como parceiro de confiança para soluções de frota completas.”

A E-Transit de autonomia alargada foi concebida para satisfazer especialmente os clientes que operam em regiões rurais, em climas mais frios ou em percursos que envolvem a condução em autoestrada. O grupo propulsor também irá complementar os veículos transformados com peso adicional e necessidades de energia auxiliar. Os clientes poderão encomendar a nova versão ainda este ano, estando as primeiras entregas previstas para 2025.

Desempenho elétrico melhorado

A opção de autonomia alargada para a E-Transit aumenta a capacidade utilizável da bateria para 89 kWh, permitindo uma autonomia de condução até 402 km, mais 28% do que uma versão equivalente com autonomia normal. Esta capacidade melhorada foi introduzida para tornar a E-Transit de autonomia alargada uma opção atraente para as frotas que operam fora dos centros das cidades, mas que ainda querem beneficiar da produtividade acelerada dos veículos comerciais elétricos e conectados. Uma bomba de calor com injeção de vapor é de série na versão de autonomia alargada, permitindo aquecer o habitáculo de uma forma mais eficiente, mesmo sob baixas temperaturas. O sistema é semelhante ao existente na E-Transit Custom, o primeiro veículo elétrico a utilizar esta tecnologia, tendo sido concebido para melhorar a eficiência energética e otimizar a autonomia em climas mais frios. Os engenheiros da Ford melhoraram significativamente o desempenho de carregamento da E-Transit em todas as versões de autonomia alargada. A capacidade máxima de carregamento em corrente alterna cresceu de 11 kW para 22 kW, significando que um carregamento noturno completo demorará menos de seis horas. A capacidade de carregamento rápido DC foi aumentada de 115 kW para 180 kW, pelo que um carregamento de 10 minutos pode acrescentar até 116 km de autonomia e um de 10 a 80 por cento demora aproximadamente 28 minutos.

As soluções completas Ford Pro para o carregamento em armazéns, em casa e em locais públicos incluem a instalação e a manutenção do hardware, bem como um software inteligente para ajudar os clientes a gerir o carregamento para uma eficiência e um tempo de atividade otimizados. Os gestores de frotas podem acompanhar facilmente o desempenho do carregamento e a eficiência energética de cada um dos seus veículos utilizando o software Ford Pro Telematics, bem como definir janelas de carregamento para tirar partido de tarifas de energia mais baratas, bloquear os carregadores para evitar a utilização não autorizada e précondicionar a bateria da E-Transit para obter a máxima autonomia de condução.

Para além de otimizar a gestão de energia, os gestores de frotas podem ainda supervisionar toda a sua frota num único sistema, através dos painéis e informações Ford Pro Telematics, que são compatíveis com frotas mistas, incluindo veículos elétricos, híbridos plug-in e a combustão, bem como veículos que não sejam da marca Ford. As ferramentas Ford Pro também podem ajudar os clientes a identificar rapidamente quais os casos de utilização de veículos no seu negócio que podem ser substituídos, de igual para igual, por versões Transit elétricas. A Ford Pro espera que as capacidades acrescidas da E-Transit de autonomia alargada atraia os clientes com uma vasta gama de casos de utilização e requisitos, pelo que a empresa está a propor uma ampla escolha de 19 versões, incluindo comprimentos L3 e L4, furgões, cabinas duplas em furgões e estilos de carroçaria de chassis-cabina simples, com Pesos Brutos de 3.500 kg a 4.250 kg. A carga útil máxima é de 1.460 kg para os furgões e de 1.814 kg para as variantes de chassis-cabina, com um peso rebocável até 750 kg para as versões com um peso bruto de 3.500 kg. O Pro Power Onboard também está disponível para fornecer 2,3 kW de potência externa a partir da bateria do veículo para alimentar ferramentas, equipamentos e conversões.

Desde o lançamento em junho de 2022, a E-Transit tem sido o furgão elétrico de duas toneladas mais vendido na Europa, alcançando mais de 55% de quota de mercado em 2023.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.