Agora sim já são conhecidas as três novas propostas do Grupo PSA para o segmento de veículos multifunções. Depois do Citroën Berlingo e do Opel Combo, a Peugeot revela as imagens do seu furgão de passageiros, que agora adopta a nova designação de Peugeot Rifter. O nome Partner fica dete modo colocado de parte, pelo menos na versão de passageiros, uma vez que a marca não adianta ainda novidades sobre a versão comercial.
Os três modelos serão produzidos na fábrica portuguesa de Mangualde, bem como na fábrica espanhola de Vigo.
Quanto ao Peugeot Rifter, é construído sobre uma nova plataforma e vai estar disponível em dois comprimentos, para cinco ou sete lugares. Será apresentado em estreia mundial no Salão de Genebra 2018, iniciando a sua comercialização internacional em Setembro.
Design exterior de personalidade vincada
A filiação do Peugeot Rifter com os modelos de passageiros da gama Peugeot é evidente. A frente moderna e robusta ostenta o Leão no centro de uma grelha vertical, característica dos mais recentes veículos da gama. O seu olhar felino adota uma assinatura luminosa LED para o centro dos projectores. O perfil vincado sublinha a força do estilo. As proporções são perfeitamente equilibradas com um capot curto e horizontal, uma cintura elevada e projeções reduzidas. As barras de tejadilho são parte integrante do desenho, cujas bases abertas permitem cintar objetos.Formas biseladas, simetricamente opostas na parte da frente e trás, moldam as portas bem como as superfícies vidradas, num novo desenho neste género de silhueta. Os embelezadores das cavas das rodas recortados também sublinham a personalidade atlética do veículo. O novo Peugeot Rifter encontra-se firme nos seus apoios. Estão disponíveis jantes diamantadas de 17 polegadas, dependendo da versão. A secção traseira integra uma grande porta, que dá acesso a uma bagageira generosa em volume. A associação à gama é clara, com as luzes dotadas de três garras expressivas do estilo Peugeot O pára-choques angular envolve a parte interior e garante uma ótima proteção no quotidiano. O Peugeot Rifter apresenta algumas características estilísticas e funcionais do universo SUV: maior altura ao solo, rodas de grandes dimensões, proteções generosas da parte inferior das portas, embaladeiras, arcos de roda e para-choques, mas também dianteiras e traseiras. Estes atributos contribuem para o reforço da sua personalidade e permitem-lhe explorar uma nova versatilidade: ser dinamicamente compacto na cidade e ter força e potência para as escapadas ao ar livre e para as longas viagens.Para os que pensam ainda mais em tamanho, o Rifter apresenta também uma nova versão longa (+35 centímetros), inédita em termos de habitabilidade e de aspetos práticos. Se o estilo exterior, atrevido e dinâmico, do novo Peugeot Rifter surpreende pela força da sua expressão e encarna a modernidade e a valorização do seu condutor, o seu interior é inesperado.
Um interior simples e apurado
O design interior do Peugeot Rifter confirma de imediato a ligação à marca. O i-Cockpit® sublinha um habitáculo harmonioso e contemporâneo, jogando com a pureza das linhas, com a tecnologia visível e uma qualidade de acabamento fora do comum.Nunca visto neste segmento, o i-Cockpit® abre o caminho a uma experiência de condução que conta já com mais de 4 milhões de clientes. Oferece uma condução emocionante e intuitiva no quotidiano através de:
Possui um ecrã a cores para uma melhor leitura. Definida em cada detalhe, a posição de condução inclui elegantes manípulos cromados para controlo do ar condicionado. Estes cercam o ecrã de temperatura num tom branco puro e estão diretamente ao alcance da mão. Com um travão eléctrico secundário, dependendo das versões, o espaço libertado na consola permite integrar zonas de arrumação com grande capacidade. Tudo foi optimizado para o prazer e a concentração do condutor num habitáculo que combina aspetos práticos e elegância.
Um nível GT Line para mais estilo
Elegante e dinâmica, a versão GT Line do Peugeot Rifter completa a gama GT Line da marca. Distintiva, esta versão conta com atributos específicos em Preto Onyx, tais como o contorno da grelha, capas dos retrovisores, barras do tejadilho ou ainda nas inserções nas faixas protetoras laterais. O estilo é complementado por jantes de liga leve de 17’’ diamantadas “Aoraki”, bem como monogramas GT Line colocados nos guarda-lamas dianteiros e na porta da bagageira.
Um volante em couro, elementos embelezadores do painel de bordo em tom “Quente Brown”, um revestimento “Tissu Casual” ou ainda fundos quadriculados dos manómetros sublinham o interior ligado a este nível de acabamento.O Peugeot Rifter encerra, assim, o seu ADN de explorador com elegância e convida a contar, a cada dia, com uma total liberdade de acção.
Preparado para a acção
O novo Peugeot Rifter foi projectado sobre a plataforma EMP2, reconhecida pelas suas qualidades dinâmicas. Associada a desenvolvimentos específicos na estrutura traseira, de modo a favorecer a modularidade e a carga, o Peugeot Rifter garante um compromisso entre conforto e comportamento a um nível desconhecido no segmento. A ligação à estrada é assegurada por uma estrutura frontal do tipo pseudo MacMcPherson e um eixo traseiro de travessa deformável. Para oferecer uma ligação à estrada digna da Marca, as suspensões e a direção contam com configurações específicas.
O Peugeot i-Cockpit®, a posição de condução elevada e o raio de viragem de 10,9 m garantem, assim, uma agilidade 10 vezes maior e uma excelente maneabilidade para um verdadeiro prazer de condução. A distância ao solo superior permite algumas habilidades na exploração de todo o tipo de terreno.
Capacidades ainda mais alargadas
Os mais aventureiros podem pensar fora da caixa, optando pelo uso do Advanced Grip Control. Associado a pneus Michelin Latitude Tour Mud & Snow, permite o controlo da motricidade, actuando continuamente sobre a patinagem das rodas. Além disso, está associado ao Hill Assist Descent Control (HADC), que mantém automaticamente a velocidade ideal em encostas mais íngremes.
Uma versão de 4 rodas motrizes desenvolvida com o parceiro histórico Dangel estará disponível em opção na gama do Peugeot Rifter. Para ir ao encontro das mais exigentes utilizações, a robustez e a resistência também foram objeto de atenção, através de testes realizados em todos os terrenos e sob todos os climas.
Gama de motores
O trabalho realizado sobre a arquitectura do veículo e a optimização do seu peso é um factor determinante na busca constante da redução dos consumos e das emissões de CO2. A eficiência dos motores propostos é do mais elevado nível, respondendo às mais recentes normas Euro 6.c e encontram-se já prontos para o futuro ciclo de homologação WLTP.
A gasolina, o motor 1.2 PureTech declina-se em duas propostas:
PureTech 130 S&S com caixa de velocidades automática EAT8 de 8 relações (disponível em 2019)
PureTech 110 S&S com caixa manual de 5 velocidades, igualmente disponível em versão MBC (Muito Baixo Consumo)
Os motores PureTech contam com um GPF (Gasoline Particulate Filter) para a redução de emissões de partículas.
No domínio Diesel, o bloco 1.5 BlueHDi está disponível em três níveis de potência:
BlueHDi 130 S&S com caixa manual de 6 velocidades ou com caixa automática EAT8 de 8 velocidades
BlueHDi 100 com caixa manual de 5 velocidades, igualmente disponível em versão MBC (Muito Baixo Consumo)
BlueHDi 75, com caixa manual de 5 velocidades
Os motores Diesel estão todos dotados de um FAP (filtro de partículas) e redução catalítica selectiva (RCS), tecnologia que permite uma despoluição desde o arranque do motor, dispensando um aditivo ao FAP.
Tecnologia
Respondendo a todas as necessidades do quotidiano, o Peugeot Rifter beneficia naturalmente dos mais recentes avanços tecnológicos da Marca. A lista de equipamento tecnológico integra, de acordo com as diferentes versões:
Travão eléctrico secundário. Um grande espaço de arrumação ocupa o lugar habitualmente ocupado pelo travão de mão, libertando e optimizando o espaço a bordo e a praticidade.
Regulador de velocidade adaptativo, que mantém a velocidade programada e adapta a distância para com o veículo precedente. A total imobilização é possível nas versões com as caixas de automáticas de 8 velocidades.
Reconhecimento alargado dos painéis, mostra o painel de sinalização identificado e é proposta a velocidade máxima detectada na adaptação da velocidade do limitador/regulador.
Alerta activo de transposição involuntária da faixa, que corrige a trajectória no caso de uma desatenção do condutor.
Alerta de atenção ao condutor graças à actuação da câmara, a partir da análise do comportamento do condutor e dos movimentos do volante. Sempre que é detetada uma falta de atenção é gerado um alerta sonoro e visual.
Active Safety Brake, em caso da deteção de um risco de colisão.
Controlo de estabilidade do atrelado, estabilizando o reboque e amortecendo os desequilíbrios ou, se necessário, diminuindo a velocidade do veículo.
Comutação automática de luzes, de circulação e de cruzamento.
Câmara de marcha-atrás “Visiopark 180°” que retrata a zona traseira a 180°, permitindo uma exibição clássica, a 180° (olho de pássaro) ou zoom na aproximação imediata a um obstáculo.
Vigilância do ângulo morto, com um alerta nos retrovisores exteriores.
Acesso e arranque mãos-livres.
Sistema de infotainment
A conectividade é assegurada por um grande touchscreen a cores de 8’’. Posicionado ao alcance da mão, conta com 2 entradas USB, uma tomada jack, ligação Bluetooth e um carregador por indução. O sistema é completado pelo Mirror Screen, sistema compatível com Mirror Link®, Apple Carplay™ e Android Auto™.A navegação 3D conectada está associada ao comando vocal e permite realizar buscas simples e intuitivas a pontos de interesse. Também tem em conta o tráfego em tempo real (TomTom Trafic) e permite obter informações sobre parques de estacionamento, postos de gasolina e a meteorologia local.
Funcionalidade inteligente
O novo Peugeot Rifter oferece um volume flexível e facilmente adaptável. A optimização da arquitectura permite contar com 2 versões, de 5 e 7 lugares, em cada um dos dois comprimentos, Standard (4,40 m) e Longo (4,75 m). Este último junta uma distância entre eixos e projeções que garantem uma habitabilidade perfeita.Na 2ª fila de bancos, cada um dos 3 assentos individuais pode receber uma cadeira de criança. Rebatem-se facilmente no piso a partir do comando “Magic Flat”, situado na bagageira (disponível no segundo trimestre de 2019).
Na versão Longa, os 2 bancos independentes da 3ª Fila são reguláveis longitudinalmente e podem ser retirados (como na versão Standard) para que o modelo se adapte a todas as situações, privilegiando o volume da bagageira, bem como o espaço para os joelhos dos passageiros. A carga de objectos longos é facilitada já que o banco do passageiro da frente é rebatível ao nível do piso. A bagageira do Peugeot Rifter tem um volume de carga que varia dos 775 litros sob a chapeleira da versão de 5 lugares no comprimento Standard, até aos 4.000 litros até ao tejadilho e com os bancos rebatidos na versão Longa. Permitindo adaptar o layout da bagageira, a chapeleira tem duas posições e permite esconder da vista determinados objetos. Pode também ser armazenada atrás das costas dos bancos da 2ª fila.
Condutor e passageiros contam com diversos espaços de arrumação, generosos e de fácil acesso, distribuídos pelo habitáculo, na consola central, junto ao tejadilho, nas portas traseiras, nas filas 1 e 2 e na bagageira. O airbag do passageiro da frente do tipo “Bag In Roof”, com a sua inovadora integração no tejadilho, permite a criação de um espaço de arrumação fechado e refrigerado de grande capacidade. O volume de arrumação máximo conjunto é inédito neste tipo de veículos: até 186 litros, dependendo das versões. Desde a sua introdução em 2002, o emblemático tejadilho Zenith® tem evoluído ao longo das gerações do modelo, oferecendo sempre maior atratividade. Elogiado pelos clientes, dispõe, a partir de agora, de um tejadilho vidrado integral e de um ocultador elétrico. É atravessado por um arco flutuante transparente, com compartimentos de arrumação. O habitáculo ganha, assim, em luminosidade. O arco pode guardar 14 litros de objetos. Está associado ao conjunto do espaço de arrumação do tejadilho (acessível a partir da 2ª fila ou da bagageira) e ao capucine, contando com um perímetro de iluminação ambiente LED, num reforço de modernidade do interior.
Um quotidiano facilitado
A optimização das portas laterais deslizantes permite aceder a bordo por uma abertura mais ampla. A nova arquitetura das calhas preserva a habitabilidade interior, eliminando a bossa ao nível dos ombros, permitindo uma melhor integração visual.Única nesta categoria, a grande porta traseira incorpora uma janela traseira com abertura. Prática, ela permite o acesso à bagageira sem que se tenha de abrir o portão, num recurso particularmente útil para alcançar um objeto colocado sobre a chapeleira, ou quando o modelo está estacionado perto de um obstáculo.
Uma versão inédita do Peugeot Rifter (Showcar) estará também exposta no Salão de Genebra.
PR/CM