KGM chega ao mercado dos SUV com gama alargada

27 julho 2024
7min.

A gama é focada no segmento SUV e a Astara inicia operações de comercialização em agosto

---

Com quatro modelos integrados no segmento SUV, o mais representativo em Portugal, e uma Pick-up com amplos argumentos para ser bem-sucedida numa classe com elevada procura, é com esta forte ofensiva de produto que a sul-coreana KG Mobility (KGM) inicia agora, pelas mãos da Astara, a sua presença no mercado nacional, disponibilizando uma gama alargada que cobre os sub-segmentos SUV mais populares e da qual faz parte uma estreia absoluta: o novo Torres EVX, um modelo 100% elétrico.

KGM TIVOLI_1

Tivoli (B-SUV), Korando (C-SUV), Torres (C/D SUV), Rexton (D-SUV) e Musso (pick-up) são os modelos que entram em comercialização já a partir de agosto, através de uma rede de 10 concessionários distribuídos pelo continente e ilhas e com suporte técnico prestado por igual número de pontos de assistência.

KGM MUSSO_3

Para a KGM, a entrada no mercado português representa mais um passo da sua forte expansão, após a aquisição da SsangYong pelo KG Group em 2022 e a subsequente redenominação da anterior marca para KGM.

Este percurso tem sido marcado pelo grande crescimento nos mercados onde está presente, com as vendas totais a atingirem em 2023 mais de 122 mil unidades em cinco continentes. Na Europa, a performance comercial fica marcada por este novo dinamismo, com mais de 30 mil unidades matriculadas no ano passado, um crescimento de 28% face a 2022.

Francisco Geraldes, diretor-geral da Astara, salienta que “a entrada da KGM vem alargar consideravelmente o nosso portefólio no segmento líder em Portugal, que atualmente representa cerca de 45% do mercado de ligeiros de passageiros”. O mesmo responsável realça ainda a aposta no modelo mais recente: “O Torres é uma proposta que tem todas as condições para obter sucesso, ao reunir um conjunto de argumentos muito valorizados no mercado nacional, ao mesmo tempo que inaugura uma nova era para a marca, com a introdução da versão EVX, totalmente eletrificada”.

KGM REXTON_3

Além da aposta clara num segmento em forte expansão como o dos SUV, o êxito da KGM assenta num conjunto de atributos que têm permitido reunir a preferência de um amplo conjunto de consumidores nos diversos mercados.

Um dos principais fatores distintivos é o completo equipamento de série desde as versões mais acessíveis. Em comum, todos os modelos da KGM oferecem elementos por vezes só encontrados em gamas mais elevadas, como o Sistema de navegação, conectividade através de Android Auto ou Apple CarPlay, painel de instrumentos digital, ar condicionado automático, câmara traseira, sensores de estacionamento ou cruise control. A segurança é outro dos pontos em destaque, com a integração dos mais avançados sistemas de assistência à condução já cumpridores das mais recentes normas europeias. No que respeita à garantia de fábrica, a gama KGM beneficia de 5 anos ou 100.000 km nos modelos equipados com motor de combustão interna. O Torres 100% elétrico inclui uma garantia de 7 anos ou 150.000 km e de 10 anos ou 1.000.000 km para a bateria de tração.

Torres é o ponta-de-lança

Em fase de estreia, o Torres é o ponta de lança desta etapa de afirmação da marca, cuja gama de motorizações contempla uma versão a gasolina, à qual se junta a versão 100% elétrica, o Torres EVX, modelo que representa a entrada da marca no domínio da eletrificação.

Com um comprimento de cerca de 4,700 metros, largura de 1,890 metros e um design diferenciador e cativante que expressa um forte caráter SUV com elementos mais nostálgicos (exibindo uma forte diferenciação dianteira entre as versões ICE e EVX), o novo modelo posiciona-se entre os segmentos C e D-SUV, oferecendo uma relação eficiente entre agilidade e espaço disponível para os ocupantes. O Torres EVX recorre a uma bateria de 73,4 kWh, que oferece uma autonomia de 505 km em ciclo urbano ou 460 km em ciclo combinado (norma WLTP) através de um motor com uma potência de 152 kW (207 cv) e um binário de 339 Nm. Recorrendo a um carregador DC de 120kW, é possível restabelecer 80% da bateria em 37 minutos. 7h45 é o tempo necessário para carregar a totalidade da bateria recorrendo a um carregador AC interno de 11kW.

KGM KORANDO_4

Os dois níveis de equipamento desta versão elétrica – K3 e K5 distinguem-se pela lista bastante completa desde a variante de entrada, que inclui, entre outros elementos, ecrã multimédia de 12,3 polegadas com navegação e painel de instrumentos digital com a mesma dimensão, ar condicionado automático bi-zona, jantes de 18 polegadas, iluminação Full-LED e cruise control adaptativo. O K5 acrescenta ainda carregador sem fios para smartphone, bancos em pele (os dianteiros aquecidos e ventilados), jantes de 20 polegadas, teto de abrir, portão traseiro elétrico, câmara com visão 360º, além de elementos de segurança adicionais, como o airbag de joelhos do condutor.

Os preços do Torres EVX começam nos €45 900 do nível K3, sendo o preço de transação para empresas a rondar os 32.000€+IVA o factor de destaque. A versão a gasolina coloca sob o capot um motor 1,5 l turbo com 163 cv e 280 Nm de binário, acoplado a uma caixa manual ou automática, ambas de seis velocidades. Disponível num único nível de equipamento, K4, cujo preço se inicia em €37.500, partilha a maior parte dos elementos que compõem a extensa lista de série da versão EVX. A versão automática acresce 2.500€ a este valor.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.