DB Schenker acorda com Repsol a transição para o HVO

03 dezembro 2024
3min.

A DB Schenker iniciará a transição para os combustíveis renováveis em Espanha e Portugal com 34 veículos a HVO em 2025, expandindo a sua frota em 2026 para reforçar o seu compromisso com a descarbonização da logística

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A DB Schenker e a Repsol assinaram um acordo estratégico para o fornecimento de combustível HVO (óleo vegetal tratado com hidrogénio) 100% renovável, marcando um passo importante na estratégia de sustentabilidade da DB Schenker na Península Ibérica. Com este acordo, a DB Schenker inicia a incorporação progressiva de HVO na sua frota de transporte, o que reduzirá significativamente as emissões líquidas de CO₂ e promoverá uma economia mais circular no setor da logística.

A partir deste mês de dezembro, a DB Schenker espera começar a utilizar HVO em 34 veículos da sua frota ibérica, com um objetivo de consumo de 500 mil litros deste combustível renovável até 2025. Esta iniciativa inicial representa uma redução estimada de mais de 1.500 toneladas de CO₂ em comparação com a utilização de gasóleo convencional, ajudando a avançar para uma logística mais amiga do ambiente. Até 2026, a DB Schenker procurará expandir o número de veículos HVO na Península Ibérica para mais de 60, com um consumo alvo de 1,2 milhões de litros, resultando numa poupança adicional de pelo menos 3.500 toneladas de CO₂. As rotas cobertas por esta frota renovável abrangerão toda a Península Ibérica.

Alberto Pérez, diretor de Transporte Terrestre da DB Schenker na Península Ibérica, comentou: “Este acordo com a Repsol é um reflexo do nosso compromisso com a sustentabilidade e o meio ambiente, e é mais um passo no nosso ambicioso plano de descarbonização do setor logístico na Península Ibérica. Orgulhamo-nos de contribuir ativamente para a redução das emissões e de reforçar ainda mais o nosso compromisso com uma logística mais verde e eficiente”.

“Esta iniciativa vem juntar-se à eletrificação de parte da nossa frota, na qual já temos 11 veículos pesados na Península Ibérica. A utilização de combustíveis alternativos, a eletrificação da frota e a otimização das rotas, entre outras medidas, permitir-nos-ão alcançar o objetivo de reduzir as emissões absolutas de CO2 em 25% em 2030, em comparação com as emissões do ano base de 2021”, acrescentou. 

Carlos Suárez, diretor de Mobilidade B2B da Repsol, manifestou que “a Repsol está orgulhosa de colaborar com a DB Schenker e contribuir assim para uma logística mais sustentável. Este acordo é um reflexo do compromisso partilhado por ambas as empresas de reduzir a pegada de carbono de forma imediata e sem necessidade de alterar a frota atual”.

O combustível 100% renovável fornecido pela Repsol é produzido a partir de resíduos orgânicos gerados pela sociedade, como os óleos alimentares usados. Tem a vantagem de poder ser utilizado nos motores dos veículos existentes sem necessidade de modificações, aproveitando as infraestruturas de abastecimento existentes, e cumpre as mais rigorosas normas de sustentabilidade da UE.

PR


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