Eurowag tem solução para melhorar perfil de condução

12 novembro 2024
5min.

O serviço de localização e gestão de frotas oferece uma nova ferramenta que otimiza o desempenho das frotas, através de dados de telemetria e o coach report aconselha alterações específicas nos hábitos com a função de promover maior segurança, menor consumo de combustível e de desgaste do veículo.

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A Eurowag, o principal fornecedor europeu de soluções integradas de transporte rodoviário, está a lançar um novo serviço agora aperfeiçoado de gestão de frotas. A última atualização centra-se em funcionalidades que avaliam o comportamento do condutor: travagem, excesso de velocidade do motor e ralenti desnecessário. Foi ainda adicionado um novo serviço de "coaching" que oferece dicas personalizadas aos condutores a fim de melhorar a sua condução.

O serviço de gestão de frotas com recurso a dados de telemetria permite, assim, otimizar o desempenho da frota. Em primeiro lugar proporciona aos expedidores uma visão geral, e em tempo real, de todos os veículos e condutores. Em segundo permite a automatização de processos, o que resulta na poupança de tempo e custos. Por último, mas não menos importante, ajuda a monitorizar o desempenho dos condutores, a identificar hábitos ineficazes e a melhorar o estilo de condução. A nova funcionalidade Coach Report centra-se no último ponto.

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Telemetria

“A recolha de dados sobre o comportamento dos condutores faz parte do serviço de gestão de frotas da Eurowag. Numa interface simples e fácil de utilizar, os expedidores e os gestores de frota conseguem encontrar todas as informações que lhes são importantes. Isto inclui não só informação básica sobre o condutor, como é o caso da quilometragem total ou as horas ao volante, como métricas avançadas que afetam o consumo e o desgaste do veículo, tais como a antecipação, a travagem, a desaceleração, a utilização do controlo de cruzeiro, o excesso de rotação do motor e o tempo de inatividade”, explica Carlos Guerra, country manager da Eurowag Portugal.

Com base nos dados de telemetria, o sistema de gestão de frotas partilha uma classificação geral de cada condutor que é subdividida em três áreas: condução (nomeadamente o tempo de aceleração constante ou de controlo da velocidade de cruzeiro, a antecipação do condutor e a ultrapassagem da velocidade máxima efetiva); condução ecológica (tempo de condução sem combustível, o Ecoroll, o tempo de reboque a velocidades superiores a 85 km/h e o ralenti superior a dois minutos) e o desgaste do automóvel (os travões são avaliados à parte). O sistema recorre a um total de nove parâmetros de avaliação do comportamento do condutor. A nova interface de utilizador permite facilmente criar um resumo mensal das classificações ou comparar o comportamento entre condutores.

Perfil de condução

Em suma, a nova função “coach report” consegue avaliar quais as questões mais impactantes na classificação de cada condutor e assim identificar os pontos-chave onde o condutor deve melhorar. “A maioria dos sistemas de gestão de frotas está apto a recolher dados sobre os condutores, mas já não os aconselha sobre como melhorar o estilo de condução. Foi por isso que decidimos trazer funcionalidade para o sistema Eurowag para que, de forma realista, consiga melhorar os hábitos de condução mais ineficientes. Afinal de contas, não se trata apenas de uma questão de segurança, mas também de poupança. Um condutor com os hábitos de condução certos pode poupar em média dois litros de combustível por cada cem quilómetros”, acrescenta Carlos Guerra.

A Eurowag oferece um serviço de localização e gestão de frotas para camiões em duas modalidades básicas. O pacote Eurowag TRUCK BASIC está automaticamente disponível para todos os que utilizam a solução EVA integrada e inclui funcionalidades básicas (planeamento e acompanhamento de rotas, alarmes, dados de manutenção básica e o sistema antirroubo Fuel Guard). Para as empresas que pretendem tomar decisões com base em dados mais avançados sobre a frota, está disponível a solução Eurowag TRUCK PRO. Esta inclui dados abrangentes sobre o veículo, nomeadamente dados CAN BUS ou descarregamentos remotos do tacógrafo, e ainda informações sobre o estilo de condução do condutor e a funcionalidade de ‘coaching’.

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