Renault Trucks eletrifica a logística interna

04 julho 2024
4min.

Como um ator fundamental na descarbonização do transporte, a Renault Trucks intensifica suas iniciativas e a primeira etapa deste projeto envolve a eletrificação do transporte entre as fábricas de Lyon e Bourg-en-Bresse, com cinco veículos elétricos E-Tech T de 44 t.

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"Aplicando aqui na Renault Trucks as soluções que oferecemos aos nossos clientes". É assim que a Renault Trucks poderia resumir sua abordagem à eletrificação da logística, que está funcionando há alguns dias.

Graças ao lançamento do seu camião pesado elétrico, que marca um verdadeiro passo em frente na distribuição inter-regional, o fabricante francês decidiu mudar para os tratores Renault Trucks E-Tech T 4x2 para o fornecimento de eixos à fábrica de Bourg-en-Bresse.
Em termos práticos, foram escolhidos dois transportadores parceiros para levar a cabo esta tarefa nos próximos seis anos, a saber, o Grupo Dupessey &Co e a Transports Chazot.

Cinco camiões elétricos, cada um carregado com 22 toneladas de equipamentos, farão duas viagens de ida e volta por dia (360 km) para entregar os eixos, fabricados na unidade de Lyon, até a fábrica de Bourg-en-Bresse, onde os camiões pesados são montados.

Dependendo do fluxo de mercadorias, o número de entregas pode ser aumentado, com até sete camiões na estrada em um único dia. Os camiões vão exigir uma carga provisória de 45 a 50 minutos uma vez por dia na unidade de Lyon, onde foi criada uma estação de carregamento especificamente para o efeito. Os veículos também serão carregados todas as noites nos depósitos dos dois transportadores.
Esta eletrificação da logística permitirá que 440 mil quilómetros sejam percorridos por veículos eletrónicos, poupando 375 toneladas de CO2 por ano.

O fabricante propôs-se ser um modelo para os players da indústria e os seus clientes, aplicando as soluções de mobilidade descarbonizada que oferece às suas próprias operações.

Antes de eletrificar os seus fluxos logísticos entre Lyon e Bourg-en-Bresse, a viabilidade do projeto precisava ser estudada. Para isso, as equipas da Renault Trucks utilizaram o mesmo software que propõem aos clientes, nomeadamente o Range Simulator. Este calcula onde, quando e por quanto tempo o carregamento é necessário, com base em quatro parâmetros principais: uso do camião, sua carga e equipamentos, a temperatura externa e a topografia.

Uma vez concluído este diagnóstico, é estabelecido o posicionamento necessário das instalações de carregamento, de modo a garantir uma utilização ótima. Como resultado, dois terminais de 360 KW (cada um com 2 pontos de carga) foram instalados no local de Saint-Priest para gerir as cargas intermediárias para os vários camiões em condições ideais.

"Trabalhámos muito para eletrificar esta primeira rota logística, tendo escolhido eixos entre Lyon e Bourg-en-Bresse porque este é um fluxo emblemático do negócio da Renault Trucks, com restrições operacionais muito elevadas, particularmente em termos de produção e precisão. O lançamento deste projeto é mais uma ilustração da nossa experiência em descarbonizar a mobilidade", explicou Bruno Blin, presidente da Renault Trucks.

"Aqui na Renault Trucks, esse tipo de projeto ajuda-nos a construir um novo modelo de transporte. A nossa meta para 2030 é eletrificar toda a nossa logística em grande escala, com todos os fluxos entre os locais de produção usando veículos elétricos."

A Renault Trucks está atualmente a trabalhar na eletrificação de cerca de uma dezena de outros fluxos logísticos, que deverão estar operacionais nos próximos meses e anos, em particular graças a um sistema de veículos de retransmissão que permitirá a utilização de camiões elétricos em distâncias cada vez mais longas.

PR


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