Elétricos com apenas 1,7% do mercado de vendas de pesados em 2024

06 janeiro 2025
3min.

Com um decréscimo de vendas de 8,3% quando comparado a 2023, o mercado de veículos pesados em Portugal no ano de 2024 representou 7250 unidades, sendo que o gasóleo continua sem rival à altura no tipo de energia utilizada (97,9%). A Volvo é o líder de vendas.

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De acordo com os dados revelados pela Associação do Comércio Automóvel (ACAP), com origem na Autoridade Tributária, em 2024 foram matriculadas 7250 novas viaturas pesadas, de mercadorias e de passageiros, valor que ficou abaixo 8,3% relativamente ao ano anterior.

Deste universo, 6400 são destinadas ao transporte de mercadorias (-7,6% face a 2023) e 850 para o serviço de passageiros (-13,6%).

O tipo de energia utilizada pelos veículos pesados que entraram ao serviço em 2024 permanece solidamente assente no gasóleo, uma vez que 7101 dessas novas matrículas referem-se a veículos com motorização diesel (6330 para serviço de transporte de mercadorias, e 771 para passageiros), o que representa 97,9% do total de veículos vendidos. Os veículos elétricos a bateria (BEV) que entraram em circulação em 2024 são apenas 123, ou 1,7% do mercado total (44 para mercadorias e 79 para transporte de passageiros).

Um valor igualmente escasso - 0,5% do total das vendas - resultou da opção por veículos alimentados por combustíveis alternativos, pois foram registados 25 deste tipo de veículos, sendo que quatro a GNL, 11 a GNC e outros 11 no modelo híbrido GNL/gasóleo.

Por marcas, a Volvo continua a ser a mais vendida em Portugal no que se refere a pesados (mercadorias), com um total de 1282 unidades (quebra de 23,6% relativamente a 2023), seguida pela Mercedes-Benz, com 785 (-31,7%) e pela Scania, com 779 novas matrículas (-17%).

A Renault deu um salto quantitativo no campeonato das vendas, pois passou de uma quota de mercado de 8,16 para 11,48%, em resultado do aumento de vendas em 30,1%, com 735  novos registos em 2024. O mesmo se passou com a IVECO, ao aumentar mais de 17% as vendas, para 733 unidades, tal como a MAN (10,3% e 686 novas matrículas) e a DAF (28,4% e 601 unidades vendidas). Já a Ford regrediu 16,5%, registando 390 veículos, menos 77 que em 2023.

Entre os pesados de passageiros, a IVECO mostrou uma notável performance, trepando ao primeiro lugar de vendas, com 219 unidades, o que representa um acréscimo de 88,8% relativamente a 2023, mas apenas mais duas que a Mercedes-Benz.

Comerciais avançam 13,3% e o mercado total 5,6%

No que se refere ao veículos comerciais ligeiros, de janeiro a dezembro foram matriculadas 32.304 unidades, o que representa um crescimento de 13,3% relativamente a 2023, o melhor de todos os setores em análise. Peugeot (5718), Renault (4356) e Toyota (3556) levaram a melhor no número de veículos entregues ao mercado.

Relativamente à tipologia dos veículos, 92,1% (29.764 unidades) permanecem fiéis na fileira do gasóleo e só 7,2% aderiram à propulsão elétrica.

Ainda liderado pela Peugeot, o mercado global de vendas de veículos automóveis (compreendidos ligeiros, comerciais e pesados) cresceu 5,6% em 2024, com a atribuição de 249.269 novas matrículas, cabendo à marca do grupo Stellantis 21.611 daquelas do segmento de passageiros e à Mercedes-Benz 16.649. A Dacia ocupou o terceiro lugar, com 16.214 veículos matriculados, mas reclamou também o título de campeão absoluto de vendas do ano, através do Sandero, na versão Stepway, ao comercializar 7660 unidades.

Por tipo de energia utilizada, os veículos elétricos a bateria foram responsáveis por 19,9% das vendas em 2024, mas quando acrescentados aos do tipo plug-in, híbridos elétricos e não elétricos, então aquele valor passa para 57,3% da totalidade do mercado.


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