Logística
11 setembro 2019

Toyota Caetano Portugal revela sucesso de solução energética

A primeira gama de equipamentos com baterias de iões de lítio foi lançada pela Toyota em 2013. Nessa altura a solução baseava-se numa parceria com fornecedores de soluções de energia reconhecidos. No entanto, o mercado estava ainda pouco receptivo a esta inovação, sendo que no início do seu lançamento a solução implicava um aumento no investimento inicial para o cliente.

Apesar de tudo, a marca acreditou nas vantagens deste projecto e fez um trabalho interno, com o desenvolvimento da solução in-house da Toyota, e a nível externo, com a divulgação e aconselhamento junto dos clientes.

A solução in-house da Toyota está actualmente disponível em toda a gama eléctrica de 24 e 48 volts, desde o portapaletes eléctrico até, ao empilhador eléctrico frontal ou retrátil. As baterias são totalmente integradas no equipamento e montadas internamente, de acordo com os padrões de elevada qualidade do Sistema de Produção Toyota (TPS).

Para além disso, colocou-se em prática a experiência do Grupo Toyota, sendo que a estratégia da marca apresenta actualmente as suas próprias soluções de iões de lítio com uma configuração modular das baterias. Isso significa que os clientes podem obter o tamanho certo da bateria, compatível com as suas necessidades. A configuração modular também garante flexibilidade, disponibilidade e rapidez no pós-venda. Por haver poucas partes envolvidas, é possível garantir o máximo tempo de actividade.

De referir ainda que dentro das diversas químicas, actualmente disponíveis nas células de iões de lítio, e que usámos nas nossas baterias, é a NCA que consiste em alumínio. As células NCA têm maiorcapacidade e tempo de vida útil, tornando-a uma das tecnologias de iões de lítio mais densas disponíveis actualmente.

Esta solução “in-house” da Toyota permite um retorno rápido do investimento e beneficia de uma garantia de 7 anos, sem limitações. O custo inicial está agora substancialmente reduzido, tornando-a relevante para o uso em todos os tipos de aplicações.

Mas é necessário compreender as condições da operação, em termos de layout e turnos, para avaliar se é uma operação indicada para a utilização desta inovação. Para isso, recorremos a um simulador desenvolvido pela fábrica, onde é possível simular o consumo energético ao longo da operação, em função das características da solução que propomos aos clientes (máquina + bateria + carregador) e da intensidade da operação.

Os gráficos de consumos obtidos através do simulador são baseados nos consumos de teste VDI. Uma vez que, os consumos podem ser influenciados pelas condições reais da operação, no seguimento desta primeira análise, a empresa tem vindo a disponibilizar demonstrações nas instalações dos clientes, tendo para o efeito adquirido equipamentos de diversos modelos equipados com esta tecnologia.

Os equipamentos vão estar em exposição na próxima feira Empack 2019 no Porto, no stand F12 da Toyota Caetano Portugal nos próximos dias 18 e 19 setembro.

 

P.R.

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