A Adnavem é uma empresa sueca, fundada em 2017 na cidade portuária de Gotemburgo. A sua missão é transformar o ecossistema logístico global, criando uma Supply Chain mais flexível, segura e sustentável. Com uma equipa altamente especializada em logística, o negócio cresceu rapidamente. O seu SaaS tem a capacidade de automatizar os processos de negócio oferecendo maior transparência para os proprietários de cargas e fornecedores de serviços inerentes aos transportes.
Hoje, com escritórios em Gotemburgo, Frankfurt, Singapura e Xangai, a Adnavem é uma plataforma de alcance global que conecta cadeias de abastecimento a nível global, incluindo Portugal.
A plataforma Adnavem é suportada por quatro pilares:
- Control Tower para soluções de transporte multimodal, onde tanto os proprietários de cargas como os fornecedores de serviços logísticos, beneficiam de comunicações eficientes e desagregação de serviços. A Control Tower destaca-se pelos indicadores em pontos críticos da SC e pela visibilidade em tempo real sobre o estado e localização de qualquer transporte.
- Marketplace conecta proprietários de carga com os fornecedores de serviços logísticos. Permite a seleção de todos os fornecedores de serviços logísticos (Transporte terrestre e marítimo, despachantes e transitários, tanto nos países de origem como de destino), tendo em consideração o menor preço, a entrega mais rápida e até mesmo o modo de transporte mais sustentável.
- Order Management com informações detalhadas e controle de Importação ou Exportação de mercadorias, esta função colaborativa é facilmente integrada aos processos de negócios de uma organização pelos seus ERP’s ou Softwares de gestão, promovendo visibilidade sobre o ETA ao nível do artigo e não apenas do transporte.
- Transportation Management System Multimodal ajuda as empresas a planear e otimizar a movimentação de cargas. A ferramenta de análise e relatórios suporta o processamento e agendamento de pedidos, reduzindo o risco e garantindo total visibilidade e disponibilidade de toda a documentação centralizada numa única plataforma, disponível para todos os intervenientes.
A Adnavem permite que todos os intervenientes, proprietários de mercadorias, prestadores de serviços logísticos e expedidores estejam integrados numa única plataforma, independente de qualquer transportador, onde todos trabalham no mesmo sentido, com total visibilidade e transparência desde o momento em que compra algo ao seu fornecedor até ao momento em que recebe a mercadoria no destino.
Uma vez que todas as tarefas são feitas quando realmente têm de ser feitas e pela respetiva ordem, o cliente final poderá ter total visibilidade sobre as suas mercadorias, não só relativamente à localização dos seus envios, mas também sobre a data e hora prevista de chegada (ETA) no local de destino. Comparando dados históricos, dados reais e também dados expectáveis, a Adnavem tem a fórmula simplificada para que o ETA tenha atualizações em tempo real, o que permitirá ao comprador tomar decisões estratégicas com base na previsão (e alterações) de chegada das suas mercadorias. Sendo que essas informações são passíveis de integração com os seus ERP’s/softwares de gestão de compras, produção ou vendas, dependendo do tipo de empresa.
Todas as decisões começam no momento em que uma empresa precisa tomar a decisão de comprar as suas mercadorias ou matérias-primas no exterior – Onde comprar? Quando comprar? Como comprar? Qual o Incoterm?
Com todas as entidades a colaborar entre si e integradas na mesma plataforma, gera-se o cenário ideal para tomar decisões em conjunto com os seus fornecedores e/ou clientes. Onde a compra dos transportes pode ser feita nesta plataforma através de um Market Place, tendo acesso a novos e/ou atuais parceiros logísticos, onde pode optar pelas melhores tarifas e com a Flexibilidade de customizar a sua SC (Supply Chain) de acordo com suas necessidades.
A possibilidade de trabalhar num ecossistema Transparente permite que todas as entidades saibam quanto cada uma delas está a pagar por cada serviço logístico, permitindo que comprador e vendedor decidam qual o melhor Incoterm a ser utilizado. A facilidade de decisão, alteração e customização culmina numa otimização natural de custos e processos da Supply Chain.