Logística
29 junho 2022

Linde Material Handling tem novo conceito de condução de empilhadores

Por detrás do nome está um novo tipo de sistema de direção electro-hidráulico que não requer um volante clássico. Em vez disso, o braço do condutor repousa num apoio de braço. O empilhador é controlado com a mão esquerda, quer através de uma mini roda integrada, quer através de um joystick. A vantagem destas opções adicionais é que o trabalho no empilhador é mais descontraído, e o condutor permanece concentrado e produtivo durante um período de tempo mais longo. Com vista ao futuro, outro requisito importante para o empilhador contrapesado automático foi assim cumprido.

Como interface entre o operador e a máquina, o empilhador, ou seja, o local de trabalho do condutor, é de particular importância. Os trabalhadores devem ser capazes de operar o empilhador de forma fácil, simples e rápida para que o seu potencial de desempenho possa ser plenamente realizado. "Com o sistema Linde Steer Control, temos desenvolvido consistentemente o sofisticado conceito de operação do empilhador com controlo de duplo pedal e Linde Load Control. Os braços do condutor encontram-se agora ambos sobre um apoio de braço. A mão direita dirige o mastro e os garfos, enquanto a mão esquerda dirige o empilhador pelas curvas. Desta forma, conseguimos reduzir ainda mais os movimentos da carroçaria e tirar a tensão ao condutor", enfatiza Frank Bergmann, Gestor de Produto de Empilhadores Contrapesados, acrescentando: "O que já foi estabelecido em escavadoras, gruas, veículos ferroviários e aviões poderá assim ser encontrado cada vez mais frequentemente nos empilhadores industriais do futuro e tornar-se o padrão da indústria".

Principal vantagem: Maior facilidade de utilização

O sistema Linde Steer Control é baseado na tecnologia steer-by-wire. Os comandos de controlo do condutor são convertidos em sinais elétricos e encaminhados para mecanismos hidráulicos. Um sofisticado conceito de segurança garante o funcionamento à prova de falhas do sistema de controlo do veículo. O controlo elétrico das rodas abre novas possibilidades funcionais: Por exemplo, o condutor do empilhador pode conduzir o veículo com maior precisão através do sistema Linde Steer Control, uma vez que a direção reage de forma mais ou menos sensível, dependendo da velocidade do veículo. Se o empilhador estiver a deslocar-se mais depressa, a mini roda tem de ser rodada de forma mais rápida ou o joystick tem de ser inclinado mais para o lado para provocar uma certa inclinação da direção das rodas. Se o condutor reduzir a velocidade do empilhador, o mesmo movimento da mão resulta numa inclinação mais forte da direção.

Para o uso diário característico de um empilhador - transporte em linha, manobras ou processos de armazenamento e recolha - o fabricante Linde MH recomenda a mini roda. "Devido à analogia com o volante, observamos uma curva de aprendizagem mais acentuada", explica Bergmann. O joystick tem também uma característica especial que produz um efeito positivo em certas aplicações: Quando o operador solta o comando, os volantes endireitam-se automaticamente. "Isto é extremamente útil especialmente em instalações de armazenamento em bloco com corredores longos e estreitos, onde coisas como caixas de bebidas ou rolos de papel amontoam-se nos lados", explica Frank Bergmann.

A fim de avaliar os benefícios ergonómicos do Linde Steer Control, a Linde MH realizou um estudo do utilizador nesta Primavera em colaboração com a RWTH Aachen University e a fka GmbH. O foco foi na redução dos movimentos do corpo do condutor e na redução do esforço dos braços e ombros. Na altura do estudo, os participantes no teste, com idades entre os 19 e os 67 anos, tinham obtido as suas cartas de condução de empilhadores há pelo menos três anos e utilizavam o empilhador diariamente como parte da sua profissão. Foi utilizada uma câmara especial para gravar o alcance do movimento do ombro, cotovelo e pulso e depois analisada. A conclusão: A utilização tanto da mini roda como do joystick resulta em menos movimento articular no ombro e no cotovelo, em comparação com o volante convencional. "Isto significa que o sistema Linde Steer Control contribui de forma demonstrável para uma maior ergonomia e menos esforço para o condutor", resume o Gestor de Produto Bergmann.

PR

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