A ID Logistics confirma o bom começo de 2022 com um forte crescimento das suas vendas no segundo trimestre ao alcançar 641,6 milhões de euros, um aumento de 40,3% e de 15,5% em termos homólogos. Em França, a ID Logistics registou um aumento das vendas de 11,6% para 218,7 milhões de euros no segundo trimestre. Excluindo a consolidação da Colisweb, adquirida em janeiro de 2022, o crescimento foi de 4,5% no segundo trimestre de 2022 face ao segundo trimestre de 2021, que já tinha aumentado 14,8%.
Noutros países, o forte crescimento das receitas continuou no segundo trimestre de 2022, atingindo os 61,7%, ou seja, 422,9 milhões de euros. Isto inclui as receitas da GVT, adquirida nos Benelux no final de 2021, e da Kane Logistics, adquirida nos Estados Unidos a 31 de março de 2022. Tendo em conta estes efeitos positivos e cambiais no trimestre, o crescimento mantém-se, com um aumento de 23,6% em termos homólogos.
Deste modo, a ID Logistics finalizou o primeiro semestre de 2022 com receitas na ordem dos 1.181 milhões de euros, o que representa um aumento de 32,2% (+15,3% em termos homólogos). No segundo trimestre de 2022, o Grupo inaugurou 4 novos armazéns, ou seja, 8 desde o início de 2022, em linha com o roadmap para este ano.
Integração das recentes aquisições do grupo
A ID Logistics concluiu recentemente três aquisições: GVT nos Benelux em dezembro de 2021, Colisweb em França em janeiro de 2022 e Kane Logistics nos Estados Unidos em março de 2022. A integração destas três aquisições nos processos do Grupo foi agora concluída.
A mais recente, a Kane Logistics, rebatizada como ID Logistics US, está a registar um forte crescimento da sua atividade (+20% no segundo trimestre de 2022 em comparação com o segundo trimestre de 2021), registando, também, os seus primeiros sucessos comerciais desde a sua integração no Grupo:
-A Total Wine & More, o maior retalhista de vinhos e bebidas espirituosas nos Estados Unidos, confiou à ID Logistics a gestão de um armazém de 28.000 m2 no norte da Califórnia.
-A Nutrabolt, uma das empresas de bebidas energéticas que mais cresce nos Estados Unidos, escolheu a ID Logistics para continuar o seu desenvolvimento e abrir um novo centro logístico de 21.000 m2 no estado de Nova Iorque, perto da sua fábrica.
Abertura de um novo país e novos contratos
O número de solicitações à ID Logistics permanece elevado no segundo trimestre de 2022. Por exemplo, para além dos projetos acima referidos nos Estados Unidos, o Grupo assegurou ou iniciou os seguintes novos contratos durante o trimestre:
- A ID Logistics abriu um 18º país com a Itália para apoiar um dos seus principais clientes, um líder em comércio eletrónico para o qual opera atualmente em 6 países. Uma nova plataforma de 63.000 m2, exigente em termos de proteção ambiental e certificação LEED Platinum, foi inaugurada em tempo recorde perto de Milão para abastecer mais de 80 cidades no norte de Itália.
- Nos Países Baixos, a primeira sinergia comercial resultante da aquisição da GVT, o Grupo iniciou uma atividade logística (10.000 m2) e de distribuição em todo o Benelux para o Royal Canin Group.
- Na Polónia, o Grupo lançou uma nova localização de e-commerce de 25.000 m2 para um grande player no setor do mobiliário na região de Varsóvia.
Perspetivas
Graças ao bom início de ano, a ID Logistics pretende manter o seu ritmo de desenvolvimento comercial e continua focada em aumentar a produtividade dos novos projetos e em gerir as apostas iniciadas em 2022. O Grupo está também atento à evolução da situação macroeconómica e às necessidades dos seus clientes. Por fim, e uma vez concluída a integração das recentes aquisições, a ID Logistics centra-se nas oportunidades de desenvolvimento derivadas destas novas sinergias.
PR