· €15.6 mil milhões em receita, 6% acima de 2021, demonstrando a capacidade da Geopost em se adaptar às difíceis condições de mercado e manter o crescimento. [2: Resultado da Asendia incluído, uma vez que o La Poste Groupe incorporou a participação na Asendia na gestão operacional da GeoPost desde 1 de Julho de 2021 ]
· 2.1 mil milhões de encomendas entregues em todo o mundo, ligeiramente abaixo de 2021 (-1,3%), refletindo o abrandamento global do consumo e a normalização do mercado das entregas de encomendas. [3: Apenas volumes Geopost ]
· Resultado operacional da Geopost de € 669 milhões, abaixo de 2021 (€ 1.071 milhões), que foi um ano recorde. Uma quebra principalmente devido ao ligeiro decréscimo dos volumes expresso, reflectindo os primeiros impactos da redução de poder de compra num contexto de inflação, reforçado por um impacto negativo devido ao volume excepcional processado na 1ª metade de 2021 e com a depreciação da DPD Rússia (-€149 milhões). [4: Resultado operacional da Asendia incluído]
· Em Portugal, a DPD apresentou uma facturação de 91,5 milhões de euros, um crescimento de 4% face a 2021, para um total de 24,2 milhões de encomendas.
· Progresso sustentado no plano estratégico da empresa, visando posicionar a Geopost como a referência internacional nas entregas sustentáveis e como um dos principais facilitadores da aceleração do e-commerce
· Crescimento acelerado em segmentos de mercado estratégicos, como o “out of home” (entregas em locais fora do domicílio), entregas de produtos alimentares, entregas de produtos de saúde e soluções de transporte com temperatura controlada
· Reforço da oferta de novos serviços urbanos e especializados com a aquisição da CitySprint, rede de entregas no mesmo dia líder no Reino Unido, e da CChezVous, especialista na entrega de mercadorias pesadas e volumosas em França.
· Continuação da expansão internacional, com aumento do capital na Aramex de 24,9% para 28%.
· Implementação contínua da estratégia de desenvolvimento sustentável da empresa com a ambição 2040 net-zero formalmente aprovada pela Science Based Targets initiative (SBTi)
· Em 2023, GeoPost/DPDgroup torna-se Geopost, a nova identidade corporativa, afirmando a estratégia focada no cliente e a sua escala global
Comentando sobre estes resultados, Yves Delmas, CEO da Geopost, afirmou: “2022 foi um ano incrivelmente desafiador que testou a resiliência e a capacidade da Geopost de se adaptar a condições de mercado voláteis e adversas. Graças ao trabalho árduo e ao empenho de todas as nossas equipas, conseguimos manter o rumo e registar mais um ano de crescimento, mantendo um sólido desempenho operacional. Encaramos 2023 com determinação e confiança na nossa capacidade de continuar a trajectória de crescimento rentável. Como pioneiros na descarbonização do sector das entregas de encomendas, continuamos comprometidos em acelerar a nossa transição energética e atingir as nossas ambiciosas metas de zero emissões até 2040 com base científica”.
Geopost registou crescimento da receita em 2022 em condições desafiadoras de mercado
Depois de dois anos de resultados recordes impulsionados pelo dinamismo do mercado das entregas de encomendas na sequência da pandemia de Covid-19 e sucessivos confinamentos, o ano de 2022 revelou-se muito mais desafiante, marcado por vários choques geopolíticos e macroeconómicos importantes, como a guerra na Ucrânia, uma inflação recorde em muitos países, um forte aumento nos custos de energia e uma desaceleração geral no consumo doméstico.
Como resultado, a Geopost registou um ligeiro ajuste nos volumes (-1,3% face a 2021), mantendo um volume de encomendas entregues superior a 2 mil milhões por ano, representando mais de 8 milhões de encomendas entregues por dia. Apesar desta queda limitada nos volumes, as vendas continuaram a crescer (+6% vs. 2021, ano já recorde), demonstrando a capacidade da Geopost de se adaptar às difíceis condições de mercado e justificar aumentos de preços aos seus clientes. Além disso, 2022 foi marcado por um leve reequilíbrio dos segmentos BtoB e BtoC, mostrando a relevância do plano estratégico e do modelo híbrido da Geopost: em 2022, 43% dos volumes foram BtoB, tendo sido de 42% em 2021.
Em Maio de 2022, a Geopost anunciou a retirada do mercado russo, após ter suspenso todas as expedições de e para a Rússia em Fevereiro de 2022. A Geopost depreciou os activos da filial russa nas suas contas em €149 milhões.
Corrigido dessa depreciação, o resultado operacional da Geopost é de 818 milhões de euros em 2022, contra 1.071 milhões de euros em 2021, um ano recorde.
Em 2022, a empresa continuou a implementar com sucesso a estratégia "Together & Beyond"
Em 2022, a Geopost consolidou ainda mais a sua posição como a principal rede internacional de entrega de encomendas na Europa, com posições fortes na maioria dos países:
- Nº 1 em França, Espanha, Irlanda, Itália, Eslováquia, Letónia, Lituânia.
- Nº 2 em Portugal, Reino Unido, Alemanha, Áustria, República Checa, Bulgária, Polónia e Estónia.
- No. 3 na Suíça, Croácia e Eslovénia.
Em linha com o seu plano estratégico, a empresa continuou a expandir-se em três pilares estratégicos: desenvolver as suas actividades principais, acelerar em segmentos estratégicos e conquistar novos horizontes geográficos.
Sólida contribuição dos nossos principais drivers de crescimento
A implantação de serviços de entrega fora de casa acelerou acentuadamente em vários dos principais países onde a Geopost e as suas filiais estão presentes. Os volumes aumentaram 40% ao longo de 2022. A empresa agora disponibliza 13.000 pontos Pickup a mais do que no final de 2021, atingindo quase 83.000 pontos em todo o mundo.
A Geopost visa oferecer a melhor cobertura na Europa com 100.000 pontos de contacto Pickup até 2025, permitindo que 90% dos europeus estejam a menos de 10 minutos de um ponto Pickup. Estes serviços de distribuição estão no centro da estratégia global da Geopost, pois enriquecem a gama de serviços através dos quais a empresa procura responder às necessidades em constante mudança dos consumidores.
Na entrega de alimentos, a Geopost registou um ligeiro crescimento (+1% nas vendas face a 2021, um ano fortemente impactado pelos confinamentos), reflectindo como os hábitos dos consumidores se transformaram profundamente desde a crise sanitária. A Geopost pretende acelerar ainda mais neste campo, conforme indicado pela aquisição da plataforma de entrega de produtos frescos Pourdebon.com, bem como da Cool Runnings, uma empresa especialista em transporte de alimentos frescos e congelados com temperatura controlada. A Geopost também reforçou a sua filial Chronofresh, especialista em entrega refrigerada, que ganhou impulso significativo em França.
O vertical da saúde também registou um crescimento significativo de vendas (+22,8%) e a Geopost consolidou o investimento da Chronopost na sua divisão Chronopost Healthcare para aprimorar suas capacidades logísticas. A Biocair, subsidiária de logística farmacêutica, biotecnológica e de ciências da vida da Geopost, registou mais um ano de crescimento significativo, com um aumento de 30% no volume de vendas de um ano para outro.
A Geopost garantiu uma presença mais forte na nova logística urbana e especializada em 2022. Por meio da filial DPD UK, a empresa concluiu a aquisição da CitySprint, a principal rede de entregas no mesmo dia no Reino Unido. A CitySprint, por sua vez, anunciou a aquisição de dois grandes players regionais, EcoSpeed e Astral. Em França, a Geopost adquiriu uma participação estratégica na CChezVous, empresa especializada na entrega de mercadorias pesadas e volumosas. Em Espanha, a oferta de entrega urgente SEUR Now já está disponível em 10 grandes cidades. Mais de um milhão de encomendas foram entregues pela SEUR Now em 2022 com uma frota quase totalmente de baixas emissões. Em Portugal, a DPD Portugal fez parceria com a Stuart para lançar o DPD Now, um novo serviço que oferece às empresas uma experiência de entrega on demand, rápida, eficiente e flexível.
Em 2022, a Geopost fortaleceu a sua presença na cadeia de valor do comércio eletrónico por meio da aquisição pela eShopWorld da Scalefast, uma fornecedora de soluções globais de comércio eletrónico com sede em Los Angeles. A eShopWorld é uma filial da Asendia, cuja gestão operacional é da responsabilidade da Geopost desde Julho de 2021. A contribuição da Asendia para o volume de negócios da Geopost atingiu 2.514 milhões de euros em 2022, um crescimento de 16% face a 2021. A empresa aproveitou o boom do e-commerce vinculado à pandemia da COVID-19 e conseguiu adaptar rapidamente os processos para atender à crescente procura.
A Geopost continuou a expandir e aprofundar a sua rede global
A Geopost reforçou a sua posição na Aramex ao aumentar a sua participação na empresa de 24,9% em 2021 para 28% em 2022. A Geopost procura desenvolver ainda mais sinergias com este operador. A Aramex possui uma poderosa rede internacional no Médio Oriente, Ásia, África e Oceania. Esta rede complementa de forma ideal a forte presença da Geopost nos mercados europeus.
A Geopost assumiu compromissos significativos em linha com o seu papel pioneiro nas entregas sustentáveis
Em Julho de 2022, a empresa submeteu a sua meta “Net Zero Emissions by 2040” à Science Based Targets initiative, que a aprovou formalmente em Fevereiro de 2023.
Com isto, a empresa contribuirá para limitar o aumento da temperatura global a 1,5°C, acelerando o seu plano de redução de emissões de gases de efeito de estufa (GEE). A Geopost está empenhada em reduzir drasticamente as suas emissões de GEE dos âmbitos 1, 2 e 3, em 43% até 2030 em relação a 2020 e em 90% até 2040 em relação a 2020. A empresa também neutralizará todas as suas emissões residuais (cerca de 10%) por meio de projectos de compensação relevantes a partir de 2040.
Entre as iniciativas que contribuem para esta ambição, a Geopost acelerou ainda em 2022 a transformação gradual das suas frotas de veículos. Até o final do ano, 8.458 veículos de baixa emissão (veículos elétricos, a gás natural e cargo-bikes) foram implantados. A Geopost pretende entregar 350 cidades na Europa (com mais de 50.000 habitantes) com meios de baixa emissão até 2025: até ao final de 2022, o roll out começou em 251 cidades europeias, 97 das quais já são servidas por veículos 100% de baixa emissão, entre elas Lisboa.
No passado mês de Setembro, a Geopost aderiu à iniciativa de transporte rodoviário EV100+ como membro fundador. Esta iniciativa é liderada pela organização internacional sem fins lucrativos Climate Group e ao juntar-se à mesma, a Geopost está comprometida em fazer a transição da sua frota de veículos com mais de 7,5 toneladas para zero emissões até 2040.
Uma nova identidade corporativa para apoiar a expansão geográfica e da expertise
Num mundo em mudança que está a remodelar a indústria e os negócios logísticos, a GeoPost/DPDgroup transforma a sua marca para apoiar a sua ambição de crescimento e abraçar a sua estratégia de diversificação. Em 2023, GeoPost/DPDgroup torna-se Geopost, uma nova marca que permite à empresa cobrir as suas principais áreas de especialização hoje, bem como áreas de crescimento futuro:
- Entregas: o negócio principal da Geopost de soluções de envio e entrega de encomendas B2B, B2C e transfronteiriças, incluindo entrega empresarial, ao domicílio e fora de casa
- Entregas especializadas: Soluções de entrega especializadas projectadas para atender necessidades específicas e especializadas em sectores que incluem saúde, alimentação e entrega no mesmo dia
- Novo comércio: desenvolvendo soluções integradas, digitalmente nativas e baseadas em dados que cobrem toda a cadeia de valor do comércio eletrónico e apoiam a nossa expansão futura
- Programas estratégicos: para promover a mudança no mercado em que a Geopost opera (por exemplo o Barómetro e-shopper) e que actuem como catalizador da transição ecológica e da sociedade (como o programa de desenvolvimento Driving Change™).
As marcas comerciais (Chronopost, DPD, SEUR, BRT, Jadlog etc.) não alteram e a nova marca Geopost irá ser o suporte destas, criando uma bandeira única e global para todas as suas expertises locais e diversificadas. Este movimento estratégico está alinhado com a ambição da Geopost de se tornar a referência nas entregas sustentáveis e o principal facilitador da aceleração do e-commerce.
PR