Logística
06 fevereiro 2025

NACEX comemora 30 anos de liderança no sector de correio expresso

A NACEX, empresa de correio expresso da Logista, celebra o seu 30º aniversário, iniciada a sua atividade, em Espanha, a 6 de fevereiro de 1995 e em 2006 chegou a Portugal, como parte de uma estratégia centrada na expansão. Nos últimos anos, esta expansão foi direcionada para a região do Benelux, com a aquisição da Speedlink e da Belgium Parcels Service, proporcionando vantagens significativas aos seus clientes, tais como uma oferta de serviço global com a NACEX e melhores prazos de entrega e recolha para envios internacionais.

Em três décadas, a rede NACEX triplicou a sua dimensão, contando com mais de 300 agências, 35 plataformas, mais de 4.300 colaboradores e mais de 2.600 veículos. A sua incorporação em 2002 na Logista, líder na distribuição de produtos e serviços ao comércio local na Europa, desempenhou um papel fundamental neste crescimento, permitindo consolidar-se como uma empresa de referência no seu sector.

“A NACEX foi criada com a intenção de fornecer ao mercado serviços de correio expresso da mais elevada qualidade, apoiados por uma robusta plataforma logística e pela tecnologia mais avançada. Foi isto que nos posicionou na vanguarda,” afirma Manuel Orihuela, diretor geral da NACEX.

O cliente no centro da estratégia

Desde a sua criação, a NACEX tem como objetivo a satisfação do cliente. Adapta-se às suas necessidades e põe em ação todos os seus recursos para cumprir os seus compromissos. O resultado é um serviço de qualidade e de grande valor acrescentado para todos os tipos de sectores, com garantia de entrega no dia seguinte antes das 08h30, 10h e 12h.

Os investimentos contínuos em tecnologias como o Big Data, a Internet das Coisas, a Inteligência Artificial e a Realidade Aumentada para otimizar os processos de entrega têm sido decisivos. A NACEX desenvolveu também uma importante plataforma que permite aos seus clientes aceder à informação sobre os seus envios em tempo real e interagir diretamente na sua gestão.

Os resultados do último questionário de satisfação realizado pela NACEX demonstram o sucesso da sua orientação para o cliente. Assim, o índice de satisfação global com a marca ultrapassou os 99%, quase um ponto percentual acima do registado em 2023, e a pontuação global foi de 9,11, a melhor da sua história. De igual modo, em Portugal, a NACEX foi reconhecida como “Marca Recomendada 2025” na categoria “Correio Expresso-Nacional”, alcançando o maior índice de satisfação (90,5), resultado baseado nas pontuações e avaliações atribuídas à marca durante 2024 pelo serviço prestado no “Portal da Queixa”. 

Carácter inovador

A história da NACEX está repleta de marcos que demonstram o seu espírito inovador. Entre outros, em 2005 já monitorizava rigorosamente os envios, com notificação ao destinatário através de SMS ou email; em 2012 criou a NACEX.shop, a sua rede de pontos de conveniência que atualmente totaliza mais de 4.000 pontos em Portugal e Espanha para a recolha e entrega de envios de forma flexível, cómoda e sustentável; e em 2017 flexibilizou as entregas com “A Minha Entrega Preferida”.

 Merece especial destaque a NACEXpharma, o serviço específico para o envio de medicamentos com controlo térmico que a NACEX criou em 2016 e que em 2024 se expandiu com o lançamento da nova embalagem isotérmica reutilizável PHARMA BOX 15 – 25 ºC. Com esta embalagem, a empresa oferece ao sector da saúde uma gama completa de temperaturas controladas, entre 2 e 8 ºC e entre 15 e 25 ºC.

Comprometidos com a sustentabilidade

Durante anos, a NACEX tem sido um interveniente ativo na construção de uma logística sustentável. Para além de continuar a expandir a sua rede de pontos NACEX.shop para minimizar as deslocações de última milha, integrou o design ecológico nas suas embalagens para reduzir o consumo de plástico e iniciativas de circularidade, como o projeto Bag Back para aumentar a sua reciclabilidade e recuperação.

Da mesma forma, em 2018, implementou o cálculo do consumo energético e das emissões de CO2 de cada envio no seu sistema informático para que os clientes o possam consultar através do site www.nacex.com e, em 2021, lançou o programa ECO Mobility para ajudar os seus franchisados a eletrificar as suas frotas. Todas estas iniciativas foram reconhecidas em 2024 com o “Prémio Especial de Estratégia” nos IV Prémios Internacionais da Mobilidade.

Paralelamente, NACEX mantém um compromisso crescente com a sociedade. Um bom exemplo disso é a sua colaboração desde 2018 com a ASDENT através da campanha “Doe uma tampa, um grande gesto de solidariedade”, que se destaca pelo seu duplo aspeto, social e ambiental, angariando fundos para promover avanços na compreensão e investigação da doença de Dent e permitindo a recuperação de um grande volume de tampas de plástico.

“Chegamos a este aniversário com a emoção do primeiro dia e comprometidos em continuar a trabalhar para oferecer aos nossos clientes o nível de excelência no serviço a que estão habituados, agora e no futuro. Neste caminho, o esforço dos nosso funcionários e colaboradores tem sido decisivo, pelo que não posso terminar sem lhes agradecer o seu compromisso e dedicação,” conclui Manuel Orihuela.

PR

Interessa-se por Logística?
Deixe-nos o seu e-mail e não perca as mais recentes notícias,
diretamente no seu e-mail.
Obrigado por subscreveres a nossa Newsletter!
Erro ao submeter o pedido, tente mais tarde!