A Especial desta quarta-feira foi a primeira grande jornada de dureza e dificuldades do Rali Dakar 2019, com 342 km cronometrados, na qual o Team PETRONAS De Rooy IVECO comprovou todo o seu vigor ao colocar três camiões entre os cinco primeiros, tendo sempre como objectivo os lugares cimeiros da competição.
O holandês Gerard de Rooy exibiu todas as suas capacidades de condução e navegação com um fortíssimo segundo lugar que o colocou na segunda posição à Geral.
O calor, a areia e as dunas foram os factores dominantes do dia e o percurso acabou por surpreender muitos concorrentes com longas rectas que proporcionaram velocidades muito elevadas.
O camião #505 terminou no quarto posto, com a formação argentina liderada por Federico Villagra a registar mais 6m30s que o tempo do vencedor da Etapa, Eduard Nikolaev (também vencedor da 1.ª Etapa). Villagra mantém a sua posição à Geral, logo atrás do seu colega de equipa Gerard de Rooy.
Ton Van Genugten, que terminou a primeira etapa no segundo posto, encerrou esta Etapa em quinto lugar, ascendendo à mesma posição à Geral. O seu melhor resultado de sempre no Dakar foi precisamente o quinto lugar; este ano o piloto holandês tem fortes hipóteses de igualar ou melhorar esta performance a bordo do seu IVECO Powerstar #509.
Ao volante do seu Powerstar #513, Maurik Van DenHeuvel colocou o quarto camião IVECO no Top 10, com um bom 8º lugar, a 20 minutos do líder.
A terceira Etapa liga as cidades de San Juan de Marcona e Arequipa. Será a última Especial antes da Etapa Maratona, na qual concorrentes e veículos estarão em competição durante dois dias sem qualquer tipo de assistência para as equipas.
PR
Classificação 2.ª etapa AQUI.
Classificação geral AQUI.
Notícias relacionadas: