No total, mais de 2000 condutores provenientes de todo o mundo vão competir, nos respectivos países, ao volante de um Renault Trucks T High. O melhor condutor de cada país, o que consumir menos sem sacrificar a velocidade, irá participar na grande final internacional em Outubro, em Lyon (França), habilitando-se a ganhar uma das viaturas usadas na prova. Em Portugal a Galius, empresa do Grupo Nors, será responsável pela organização da competição nacional.
Criado em 2012 e centrado sobretudo na condução ecoeficiente, o Optifuel Challenge incorpora o compromisso da Renault Trucks em incentivar os condutores a poupar combustível desde o primeiro quilómetro, porque reduzir o consumo não depende só do veículo.
Selecções nacionais
2000 condutores, em cada um dos 25 países participantes, competem, com vista a apenas um condutor ser selecionado nas finais nacionais. Cada país organiza as suas provas nacionais e selecciona o seu condutor mais ecoeficiente. Os condutores participantes serão avaliados e classificados de acordo com os respectivos resultados Ecoscore, uma função do Optifleet. A ferramenta Ecoscore avalia as habilidades de condução individuais e a utilização do camião, através de um algoritmo desenvolvido graças aos mais de 20 anos de experiência em condução ecológica da Renault Trucks. O sistema avalia a eficiência da condução com base em três critérios principais:
- Antecipação (utilização da inércia do veículo e do pedal do travão)
- Uso adequado do veículo (tempo passado na zona de eficiência)
- Tempo passado com o motor em marcha lenta
Em Portugal a Galius vai organizar as provas de acordo com o seguinte calendário:
- 4 de Junho - Prova nacional, em Aveiro, na Renacentro
- 6 de Junho - Prova nacional nas instalações da Galius Santarém
- 12 de Junho - Final Nacional nas instalações da Galius Lisboa
Participe!
Pela primeira vez a Galius desafia os condutores portugueses a participarem numa das provas nacionais do Optifuel Challenge inscrevendo-se no Clube Galius através do link: https://bit.ly/2VsXva0. Estão disponíveis 5 lugares em cada uma das Provas Nacionais.
Final internacional
Os finalistas de cada um dos 25 países participantes na competição irão enfrentar-se na grande final internacional, em Outubro de 2019, em Lyon, França. A final será dividida em duas partes: primeiro, os participantes irão responder a um questionário que aferirá os respectivos conhecimentos em termos de condução ecológica; depois, farão um teste de condução em estrada aberta num camião Renault Trucks T High, equipado com pack Fuel Eco +. O vencedor será o condutor que consumir menos sem sacrificar a velocidade comercial.
Lista dos 25 países participantes:
Argélia, Bélgica, Bulgária, Chile, República Checa, Estónia, França, Hungria, Israel, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Marrocos, Polónia, Portugal, Roménia, Sérvia, Eslováquia, Espanha, Suíça, Tunísia, Turquia, Ucrânia e Reino Unido.
PR