Foram 18 os motoristas a disputar a competição organizada pela DAF com o objectivo de apurar quem é o melhor condutor da Europa, entres os quais o português Marco Salgueiral.
No primeiro dia de competição o profissional da Calbrita fez a prova de condução eficiente (Eco Drive), que se realizou em estrada aberta e foi composta por 40 minutos e condução em trânsito. Também a entrevista, a prova de social skills, a de manobras e verificações diárias se disputaram no sábado. O segundo dia foi destinado à prova de engate de tractor a reboque e ainda uma prova teórica.
Ao da competição o motorista português foi relatando à Eurotransporte como estava a decorrer a sua prestação. Com uma "concorrência difícil", no primeiro dia teve apenas uma penalização na prova realizado com o XF "por ter puxado o carro à frente quando estava a manobrar para trás. A partir do momento em que começar a marcha atrás não se pode corrigir vindo à frente, mas preferi corrigir e perder cinco pontos do que arriscar e tombar um cone, então perderia dez pontos", conta. Revela ainda que as provas de manobras "foram do melhor porque conduzimos três carros diferente e temos de nos adaptar rapidamente àquele que estás a conduzir. Senti apenas um pouco de dificuldade no XF ao início por causa do reboque ser muito maior do que aquele com que costumo andar". Acrescenta ainda que é tudo uma "questão de adaptação. Depois acabei por estacionar no cais sem problemas e mesmo no limite".
Marco Salgueiral terminou esta edição do DAF Driver Challenge na 13.ª posição, com um total de 448pts. O vencedor foi o belga Peter Jacobs, ao terminar com 582pts, seguido de muito perto pelo lituano Nerijus Vitkauskas (580pts). Na 3.ª posição terminou o checo Miroslav Svoboda (535pts).
Na sua página de Facebook o motorista português escreveu que esta foi "uma experiência enorme, com um nível de exigência monstruoso, em que tudo se decidiu nos detalhes. Trouxe na bagagem um enorme prémio que foi ter adquirido novos conhecimentos, novos amigos e ter tido a oportunidade de testar tantos veículos diferentes da DAF e, principalmente, ter-me testado". Revela-se "muito satisfeito" com a sua prestação, "principalmente na competição de manobras em que até fiz um pequeno brilharete, mas o mais importante foi que dei o que tinha e sabia".