O E-WAY H2 acaba de receber o "Prémio Internacional de Sustentabilidade 2024" na categoria autocarros movidos a hidrogénio de 12 metros pela revista Busplaner. O prémio, concedido por um júri especializado independente composto por personalidades conhecidas do mundo dos negócios, associações e media, homenageia empresas do setor que contribuem para o crescimento sustentável e responsável por meio de seu compromisso económico, social e ambiental.
O E-WAY H2 não gera gases de efeito estufa, fornecendo uma solução de mobilidade sustentável e ecologicamente correta, livre de carbono para missões urbanas. Trata-se de um veículo híbrido equipado com uma célula de combustível de hidrogénio fornecida pela Hyundai, pioneira e líder em tecnologia de hidrogénio. A célula de combustível está alojada no compartimento traseiro e alimentada por 4 tanques de hidrogénio localizados no tejadilho. O veículo também possui uma bateria NMC de 69 kWh desenvolvida internamente pela FPT Industrial e um motor elétrico Siemens ELFA 3 de 310 kW.
O E-WAY H2 apresenta um novo software de plataforma de controlo de veículos elétricos (eVeCoP), desenvolvido internamente para otimizar a estratégia de divisão de energia a hidrogénio e alcançar o mais alto desempenho. O veículo pode acomodar até 100 passageiros a bordo de acordo com os regulamentos locais. Proporciona excelente conforto térmico com uma bomba de calor de CO2 com distribuição otimizada do fluxo de ar. O veículo tem autonomia de até 450 km em condições normais de operação.
O E-WAY H2 integra um sistema de visão traseira, bem como os novos dispositivos ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), cumprindo o regulamento GSR (Regulamento Geral de Segurança) antes de entrar em vigor em julho de 2024.
PR