Autocarros
24 junho 2024

A propulsão a biometano chega ao Scania Touring

A Scania é conhecida pela sua vasta gama de opções de grupos motopropulsores com baixas emissões de carbono, prosseguindo agora nesse caminho ao acrescentar uma variante a gás liquefeito de biometano LBG/LNG do Scania Touring. Equipado para funcionar tanto a gás natural como a biometano, ou com uma mistura de ambos, permite uma transição suave para o biometano, criando uma solução circular e economicamente viável para o transporte de longa distância atualmente sustentável.

Os autocarros movidos a gás constituem uma opção muito interessante para muitos operadores do setor dos transportes, facilitando o desenvolvimento sustentável de uma forma que considera igualmente os aspetos económicos. 

“A nova variante LBG/LNG do Scania Touring é uma excelente opção para os operadores de autocarros urbanos e de longo curso que pretendem tornar-se mais sustentáveis sem um investimento maciço ou um impacto negativo nas operações”, afirmou Carl-Johan Lööf, responsável pela gestão de produtos e soluções para o transporte de pessoas da Scania.

Autonomia superior a 1000 km

A nova variante está equipada com um motor a gás de 13 litros que fornece 410 hp (302 kW) e 2000 Nm, e com uma eficiência que permite aos utilizadores reduzir os seus custos de combustível. Com a opção de depósito de série, proporciona igualmente uma autonomia de condução superior a 1.000 km. 

“Este produto proporciona potência, binário e autonomia equivalentes aos de um autocarro a diesel, reduzindo os níveis de ruído e proporcionando custos de funcionamento mais baixos. Se acrescentarmos os benefícios de sustentabilidade da utilização do biogás, trata-se de uma solução verdadeiramente extraordinária”, explicou Lööf.

Com a Scania na linha da frente, o biometano tem sido utilizado há muito tempo sob a forma comprimida para alimentar autocarros urbanos e suburbanos. Nos últimos anos, os desenvolvimentos tecnológicos permitiram o arrefecimento do gás e a sua transformação em líquido e denso em termos de energia - LBG/LNG - tornando-o numa solução mais viável para os veículos comerciais pesados que efetuam percursos de longa distância.

“O biometano pode desempenhar um papel fundamental na descarbonização dos transportes pesados, particularmente em operações de longa distância. As infraestruturas de produção de combustíveis e de postos de abastecimento continuam a expandir-se através de enormes investimentos, designadamente na Europa”, afirmou Jonas Strömberg, gestor de negócios de transportes sustentáveis da Scania.

O biometano é um combustível renovável e isento de combustíveis fósseis que permite reduzir as emissões de CO2 até 90%, em comparação com o gasóleo, proporcionando igualmente outros benefícios para o desenvolvimento sustentável. Através da produção local de combustível, as cidades e os municípios podem criar empregos e resolver problemas a nível local no que diz respeito a resíduos, aumentando simultaneamente a segurança energética e devolvendo o carbono e os nutrientes ao solo.

Opção sustentável

“Estas soluções são realmente circulares, pelo que pode-se dizer que o nosso grupo motopropulsor a gás de 13 litros constitui a opção mais sustentável e viável no mercado para os operadores de longa distância. É melhor para o ambiente, silencioso, inteligente e, talvez o mais importante, está disponível aqui e agora, permitindo aos operadores de longa distância dar um enorme passo na direção do transporte sustentável”, concluiu Strömberg.

A Scania tem desenvolvido motores a gás desde o início do século XX. Com a possibilidade de funcionar tanto com gás natural como com biogás, constituem a ferramenta perfeita na transição para o biometano mais sustentável. Para além da flexibilidade, os motores também podem funcionar tanto com gás liquefeito como com gás comprimido. E, como não exigem aditivos, os motores a gás da Scania não dependem da disponibilidade dos mesmos.

A nova opção do grupo motopropulsor a gás para o Scania Touring associa-se ao atual portfólio a gás da Scania para o segmento de longa distância, que inclui autocarros desenvolvidos com parceiros construtores de carroçarias externos, tais como o Scania Beulas DD LBG/LNG, bem como o Scania Irizar i6S Efficient LBG/LNG, que foi apresentado no Busworld no ano passado.

PR

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