Fortemente empenhada na implantação da mobilidade com emissões zero na Europa, a IVECO BUS continua a expandir a sua gama CROSSWAY com a introdução de um segundo modelo elétrico, o CROSSWAY ELEC, que irá responder plenamente às necessidades de descarbonização da mobilidade nas missões escolares e interurbanas.
“A introdução do CROSSWAY ELEC na nossa gama, juntamente com a versão Low Entry já disponível, demonstra a nossa capacidade em oferecer soluções elétricas para todas as missões”, afirmou Giorgio Zino, diretor de Operações Comerciais da IVECO BUS Europe. “Este novo CROSSWAY ELEC é um veículo inovador. Permitirá à IVECO BUS, líder europeu no segmento, impulsionar também os operadores na sua transição elétrica nos transportes escolares e interurbanos em posição de vanguarda. Com entregas a partir de 2025, o nosso CROSSWAY ELEC oferece desde já aos operadores de transportes uma solução eficaz, mesmo antes dos objetivos da norma de redução de CO2 de 2030.”
O novo CROSSWAY ELEC combina as qualidades reconhecidas da gama CROSSWAY com as vantagens das soluções de mobilidade elétrica da IVECO BUS. Incorpora diversos elementos-chave da gama CROSSWAY, incluindo o grupo propulsor elétrico idêntico ao do modelo Low Entry ELEC, facilitando a gestão diária dos operadores que já possuem modelos CROSSWAY na sua frota.
Autonomia até 500 km
Disponível nas versões de 12 e 13 metros (classe II e III), o novo CROSSWAY ELEC oferece uma grande flexibilidade graças à possibilidade de escolha de 3 a 6 packs de baterias. Isto permite-lhe responder plenamente às necessidades específicas dos clientes em termos de missões e de quilometragem diária entre carregamentos. As configurações de 3 ou 4 packs, com 2 baterias no tejadilho e 1 ou 2 no compartimento traseiro, sem afetar o espaço de bagagem, estão particularmente adaptadas às missões escolares, que raramente exigem mais de 200 km por dia. Quanto às versões de 5 ou 6 packs, as baterias suplementares são instaladas nas bagageiras, reduzindo ligeiramente a altura disponível nesta configuração.
Equipado com 6 packs de baterias, o CROSSWAY ELEC dispõe de uma capacidade total de armazenamento de energia de 415 kWh para uma autonomia de 450 a 500 km. Trata-se da última geração de baterias NMC de 69 kWh montadas pela FPT Industrial, que oferecem excelentes parâmetros em termos de densidade energética e de capacidade de carga.
A flexibilidade do armazenamento de energia permite conservar o espaço para os passageiros e o volume de armazenamento para bagagem. O novo CROSSWAY ELEC pode acomodar até 57 passageiros na versão de 12 metros e até 63 passageiros na versão de 13 metros, incluindo 5 lugares na traseira. O CROSSWAY ELEC equipado com 4 baterias oferece até 6,2 m³ (versão de 13 m) e 5,1 m³ (versão de 12 m) de volume no compartimento de bagagens, para além de espaços interiores para bagagem com 3 m³ (versão de 13 m) e 2,8 m³ (versão de 12 m).
Motor elétrico da Siemens
Equipado com um motor elétrico SIEMENS Elfa III de 290 kW com 3.000 Nm de binário, o CROSSWAY ELEC pode ser carregado na garagem de recolha através de uma tomada individual CCS Combo 2. O estado da carga pode ser consultado pelo condutor no painel de instrumentos.
O novo CROSSWAY ELEC beneficia de um ecossistema abrangente para uma mobilidade elétrica eficiente, incluindo um conjunto completo de serviços personalizados que vão desde o aconselhamento para a implantação de frotas elétricas (Energy Mobility Solutions) a ferramentas de gestão digitais (IVECO ON).
Tal como as outras versões da gama CROSSWAY, o novo CROSSWAY ELEC será produzido na fábrica de Vysoke Myto, na República Checa.
Em Lyon, o veículo apresentado é um CROSSWAY ELEC de 13 metros de comprimento. Está equipado com 4 baterias colocadas no tejadilho e no compartimento traseiro. Tem capacidade para 61 passageiros.
PR