Esta concessão irá apresentar uma construção de um inovador terminal com 11,670 m2 que a MSC Cruzeiros irá operar e gerir por um período de 31 anos. É estimado que o projecto represente um investimento de 33 milhões de euros pela MSC Cruzeiros. Com o início da construção planeada para breve, é expectável que o novo terminal esteja pronto para começar a operar em 2024.
Este projecto irá permitir à MSC Cruzeiros consolidar a presença em Barcelona, um dos mais importantes portos da companhia no Mediterrâneo Ocidental, e a expandir as suas operações de embarque e desembarque para fora da cidade. Isto irá resultar em benefícios económicos extra, directa ou indirectamente, para a cidade e região, pois mais passageiros internacionais irão transitar por Barcelona e passarão dias adicionais na cidade, antes ou depois do seu cruzeiro.
O novo terminal, que apresentará instalações de energia em terra e estará preparado para operações de abastecimento LNG, irá também permitir à MSC Cruzeiros implantar mais navios ambientalmente amigáveis de próxima geração em Barcelona. Isto inclui o MSC World Europa, o primeiro navio de cruzeiro da companhia alimentado a LNG, que está actualmente em construção e previsto começar a navegar em 2022.
Para este projecto a MSC Cruzeiros criou uma parceria com o Arquitecto catalão globalmente reconhecido Ricardo Bofill e a sua empresa. Juntos, esperam construir um terminal topo de gama que se torne mais um marco da cidade.
Não só Barcelona é um importante porto para a MSC Cruzeiros, mas também para todo o Grupo MSC. Tanto o operador de carga MSC Mediterranean Shipping Company tanto o operador ferry GNV, têm uma sólida presença no porto. Como tal, o novo terminal é mais uma prova do longo compromisso do Grupo MSC para com Barcelona, a Catalunha e com Espanha em geral.