Para assinalar a ocasião, o TLA convidou a APSS - Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra para uma visita de apresentação às instalações, que contou ainda com a presença dos representantes da Navipor, operador portuário Ro-Ro de referência.
O parque automóvel, situado a 5km do Terminal Ro-Ro, dedicado à armazenagem, preparação e personalização de veículos acabados, tem capacidade para 6000 viaturas e irá criar 100 postos de trabalho na região. Gilberto Quintas, Director Geral TLA, afirmou que o principal objectivo do parque é aproveitar e complementar o grande potencial do Porto de Setúbal como porta de entrada ibérica, sem nunca esquecer o seu grande potencial de buffer logístico e de transhipment.
O TLA apresenta-se como uma solução logística de última geração, com ligações rodoviárias e ferroviárias. Construído a pensar no futuro, está equipado com 64 postos de carregamento rápido para viaturas elétricas o que o torna num player incontornável do mercado ibérico. O TLA encontra-se a desenvolver acções comerciais junto das principais marcas do sector automóvel com o fim de captar mais desenvolvimento para a Comunidade Portuária.
O Porto de Setúbal é já um importante porto ibérico e líder nacional no segmento Ro-Ro, sendo movimentadas cerca de 90% das viaturas novas que saem e entram em Portugal por via marítima. É uma carga de elevado que aporta rendimentos e representatividade ao porto quando suportada por uma oferta logística moderna e competitiva. Neste sentido, o início da actividade deste novo parceiro na área logística automóvel é mais um passo para o crescimento sustentado do porto, demonstrando a capacidade da infraestrutura portuária para uma resposta competitiva às necessidades do sector automóvel.
Em 2021, o Porto de Setúbal tem vindo a recuperar valores de movimento sendo que em Abril, regista-se o movimento de 92 mil viaturas, representando um crescimento 8,3% face a igual período de 2020.