Transporte Marítimo
10 setembro 2021

Inaugurada estátua na Doca dos Pescadores em Setúbal

A cerimónia contou com a presença de D. José Ornelas Bispo da Diocese de Setúbal, de Armando Oliveira, Presidente da Comissão de Festas, do escultor Hans Varela e de Américo Oliveira.

O administrador da APSS, José Emílio Castel-Branco, deu as boas-vindas aos participantes reforçando a importância da imagem de Nossa Senhora do Rosário de Troia, padroeira dos pescadores, para a cidade de Setúbal, e agradecendo a parceria com a Comissão de Festas, na pessoa do seu Presidente, Armando Oliveira, com o escultor da imagem, Hans Varela e com a Fábrica Américo Oliveira, Lda, que tornaram possível a concretização desta homenagem.

O responsável do Porto de Setúbal afirmou ainda que foi com todo o gosto que a APSS se associou a esta homenagem preservando a ligação com os pescadores e com esta atividade económica tão importante, reiterando que se deve acima de tudo valorizar o esforço humano que os homens do mar põem no seu dia-a-dia e os riscos que correm. “Desta forma se homenageia este esforço e risco num espaço que deverá ser de conforto, reflexão e Paz.”

D. José Ornelas, Bispo da Diocese de Setúbal, enalteceu a importância das festas e da procissão de homenagem a Nossa Senhora do Rosário de Troia, para as gentes de Setúbal. Numa palavra de agradecimento a todos os intervenientes D. José Ornelas afirmou que sendo o mar uma fonte de prosperidade é também uma fonte de cuidados para os homens do mar, reforçando a importância, a simbologia da colocação da imagem de Nossa Senhora no local de partida e regresso de quem pesca.

O Bispo da Diocese de Setúbal realizou seguidamente a bênção da imagem numa cerimónia que culminou com o canto do hino a Nossa Senhora do Rosário de Troia.

PR

Interessa-se por Transporte Marítimo?
Deixe-nos o seu e-mail e não perca as mais recentes notícias,
diretamente no seu e-mail.
Obrigado por subscreveres a nossa Newsletter!
Erro ao submeter o pedido, tente mais tarde!