Em comunicado, a AGEPOR destaca:
- Crescimento de 12% em 2021 das escalas de navios em Viana do Castelo e grande dinamismo da sua renovada Comunidade Portuária.
- As obras de prolongamento do molhe em Leixões e a perspectiva de lançamento do concurso para um terminal de águas profundas.
- A fasquia recorde atingida de 700 mil teus movimentados em Leixões.
- O record de toneladas movimentadas em Aveiro, bem como um crescimento de 7 % no número de escalas naquele porto.
- O investimento anunciado, de 260 milhões de euros, da CSwind ASM nas suas instalações industriais no porto de Aveiro.
- A concretização, há muito ambicionada, da navegação nocturna em Aveiro. Inicialmente com saídas até às 20h30, mas com a perspectiva de que este horário seja alargado a partir do 2º semestre de 2022.
- O projecto de melhoria da acessibilidade marítima ao porto da Figueira da Foz já com a garantia dos privados de parte do investimento necessário.
- A assinatura do novo contrato de concessão da Yilport LISCONT em Lisboa que assegura a permanência daquele terminal em operação, pelo menos até 2038, e cria condições para a sua modernização e desenvolvimento.
- Como consequência do ponto anterior o investimento em 4 novos pórticos por parte da Yilport LISCONT.
- O crescimento sustentado das escalas de navios em Setúbal.
- As novas acessibilidades marítimas em Setúbal que dispõe agora de um acesso com maior calado abrindo as portas às escalas de navios maiores.
- O crescimento dos contentores movimentados no porto de Sines e o progresso das obras de expansão do Terminal XXI dotando-o da capacidade para concorrer de forma eficaz com outros terminais da zona de cruzamento do Mediterrâneo com o Atlântico.
- A ascensão do porto de Sines ao 18º lugar no ranking dos portos europeus.
- O lançamento do concurso para o Terminal Multipurpose de Sines e a perspectiva do lançamento de um novo concurso para o Terminal Vasco da Gama em moldes mais atrativos e capazes de atrair investidores.
- O relançamento da indústria dos cruzeiros que nos últimos meses do ano viu finalmente a actividade recomeçar e assim contribuir para melhorar os resultados dos portos de Leixões, Lisboa, Portimão, Funchal e Açores.
O ano de 2022 que agora começa ainda carrega algumas nuvens, mas na AGEPOR vemos com entusiasmo os desenvolvimentos marítimo-portuários que ajudam a melhorar a tão necessária competitividade internacional do País. Continuaremos, bem como cada um dos nossos associados, a pugnar por ela. É um dos nossos contributos para um futuro melhor.