Inicialmente chamado de eBussy, o XBUS é um conceito inteligente, versátil e sustentável que preserva a mobilidade individual e o estilo de vida pessoal. O XBUS é apresentado depois de três anos de desenvolvimento e entra na fase seguinte: o primeiro modelo de produção em série começará a ser produzido na fábrica em Itzehoe, na Alemanha, a meio de 2022.
O objectivo foi desenvolver um dos veículos ligeiros mais inovador e sustentável no mundo, com uma fusão de tecnologia, funcionalidade, design - e graça. O resultado é o XBUS, um veículo modular universarl que cumpre os critérios da classe L7e-B2. É eléctrico, tem um peso abaixo dos 600 kg, pode transportar até 3 pessoa, tem energia contínua de 15 kW e, dependendo do módulo, pode transportar até 1000 kg.
As dimensões são 3.96 x 1.64 x 1.96 (off-road: 2.03), conseguindo uma autonomia que pode chegar aos 600 km, ou até mais com painéis solares no tejadilho.
Duas opções de chassis, oito variantes de módulos
O XBUS serve para transporte de mercadorias, mas também pode ser um veículo de lazer, preparado para fazer grandes distâncias, tudo em um, convertido em muito pouco tempo. Há duas opções de chassis disponíveis, o XBUS CIty e o XBUS Off-road, com mais distância ao chão. Ambas estão disponíveis na versão Liberdade ou em oito módulos diferentes. Os módulos podem ser trocados pelo condutor em muito pouco tempo.
A produção deste veículo, na Alemanha, vai criar inicialmente 1000 empregos localmente, assim como na cadeira de distribuição e vendas. A maioria dos fornecedores, especialmente os dos componentes chave, virá da Alemanha ou dos países mais próximos. O preço para a versão mais básica inicia-se abaixo dos 20.000€, incluindo o IVA (à taxa alemã).