Os prémios, fruto da iniciativa do jornal especializado “Transport”, decorrem de dois em dois anos e reconhecem empresas e produtos da indústria de veículos comerciais, que combinam o sucesso económico com a responsabilidade social e a protecção do ambiente de uma forma especial.
"Estamos incrivelmente satisfeitos com os dois prémios do “ Prémio europeu de sustentabilidade no transporte”. Eles incentivam-nos na nossa estratégia para soluções de transporte ecologicamente correctas e, ao mesmo tempo, económicas, que também desempenham um papel na nossa responsabilidade social como empresa", referiu Christopher Kunstmann, Director Financeiro e TI da MAN Truck & Bus Deutschland GmbH durante a cerimónia de entrega de prémios em Munique.
O que distingue os dois modelos eléctricos?
O MAN eTGM vencedor da categoria "Camião Eléctrico" é um camião eléctrico para transporte em áreas urbanas. É alimentado por um motor eléctrico de 264 kW, que fornece um binário máximo de 3.100 Nm. As unidades auxiliares como a direcção hidráulica, os compressores de ar e o sistema de ar condicionado são operados electricamente, para economizar energia.
Através da recuperação da energia (a chamada "regeneração"), a energia cinética do veículo converte-se em energia eléctrica e recarrega a bateria. Esta tecnologia pode aumentar consideravelmente o alcance. A energia para o camião é fornecida por baterias de íons de lítio de alto desempenho do Grupo Volkswagen.
Já o MAN eTGE eléctrico foi distinguido com o prémio de "Furgões e Veículos de Distribuição". Este é carregado através de um wallbox AC de 7,2 KW, em cerca de cinco horas e meia. O carregamento rápido de zero a 80% é possível dentro de 45 minutos, se uma estação de carregamento DC estiver disponível com um sistema de carregamento combinado (CSS) e 40 KW de potência de carregamento. Com o devido cuidado, a bateria recarregável de 36 KW perde apenas 15% da sua capacidade após cerca de 2000 ciclos de carregamento.
Neste caso é utilizado um motor síncrono permanentemente activado, para o sistema de accionamento. O motor trifásico é montado directamente à frente no eixo motor em combinação com a caixa de velocidades de uma velocidade. Isto proporciona um máximo de 100 KW de potência, fornecendo cerca de 50 KW, em operação contínua. A disponibilidade imediata de 290 Nm de binário do veículo garante um manuseamento ágil.