Eléctricos
20 janeiro 2021

Opel Combo-e: eléctrico e sem compromissos

A autonomia máxima anunciada pode chegar aos 275 km com uma única carga da bateria de iões de lítio de 50 kWh (WLTP). É possível recarregar a bateria a 80 por cento da capacidade em cerca de 30 minutos em estações de carregamento rápido.

A variante de emissões zero também não cedeu a compromissos em termos de funcionalidade, conforto ou segurança. A abrangente lista de tecnologias e de sistemas de assistência, líderes no seu segmento, vai desde o alerta de cansaço do condutor e o reconhecimento de sinais de trânsito, até ao alerta de colisão dianteira com deteção de peões e travagem automática de emergência. Especialmente importante para a segurança de restantes utilizadores das estradas é o sistema Surround Rear Vision, que ajuda a evitar acidentes com ciclistas e peões ao descrever curvas para a direita, graças a duas câmaras que oferecem visibilidade adicional para as zonas traseira e lateral.

 

Está disponível em dois comprimentos de carroçaria: o Combo-e de 4,40 metros de comprimento, com uma distância entre eixos de 2785 mm, pode transportar objectos com um comprimento máximo de 3090 mm, tendo uma capacidade de carga máxima de 800 kg, um volume de carga entre 3,3 e 3,8 m3 e uma capacidade de reboque de 750 kg, líder da classe no seu segmento. A variante mais longa XL, de 4,75 m, com uma distância entre eixos de 2975 mm e um volume de carga máximo de 4,4 m3, pode acomodar objetos com um máximo de 3440 mm de comprimento, contando com seis olhais de fixação colocados no piso de carga (com a opção de quatro adicionais a meia altura) para ajudar a manter a carga no seu lugar.

Pode acomodar uma europalete (a variante XL pode transportar duas europaletes, em fila) e os objetos extremamente longos podem ser armazenados na vertical, permitida pela escotilha opcional no tejadilho.

Para além de objectos ou carga, o novo Combo-e também pode transportar pessoas. Com base na variante longa XL, a versão furgão misto acomoda confortavelmente um máximo de quatro passageiros além do condutor, sendo a carga ou o equipamento guardado com segurança atrás da divisória interior. Graças a uma abertura nessa divisória, é possível o transporte de objectos de maior comprimento.

Sistema de motorização eléctrica ajustado a ambientes urbanos e a estrada aberta

Graças à potência de 100 kW (136 cv) e 260 Nm de binário do sistema de motorização eléctrica, o Combo-e pode acelerar de zero a 100 km/h em apenas 11,2 segundos, atingindo uma velocidade máxima (limitada electronicamente) de 130 km/h. Um sofisticado sistema de travagem regenerativa, com duas configurações seleccionáveis pelo utilizador, aumenta ainda mais a sua eficiência.

Composta por 216 células e 18 módulos, a bateria está integrada no piso do automóvel, entre os eixos dianteiro e traseiro, de modo a não comprometer a utilização da área de carga ou o compartimento dos passageiros. Colocada aqui, a bateria também reduz o centro de gravidade do veículo, em benefício da estabilidade em curvas e com vento, mesmo quando seguir totalmente carregado, ao mesmo tempo que contribui para uma condução mais ágil.

O Combo-e está preparado para uma variedade de infraestruturas e opções de recarregamento, que vão desde ‘wall box’ até carregadores rápidos, ou mesmo, se necessário, através de cabo para ligação a uma tomada doméstica. Recorrendo a uma estação de carregamento pública DC de 100 kW, o estado de carga da bateria atinge 80 por cento em cerca de 30 minutos. O Combo-e pode estar equipado com um potente carregador de bordo trifásico de 11 kW ou um carregador de bordo monofásico de 7,4 kW.

Para tornar a utilização do Combo-e o mais prática possível, as plataformas “OpelConnect”, a app “myOpel” e os “Free2Move Services” – marca de mobilidade do Groupe PSA – oferecem soluções especiais adequadas a veículos eléctricos. Os serviços são acessíveis através de apps dedicadas.

Os serviços “OpelConnect” vão desde a chamada de emergência eCall até à assistência em estrada, passando por várias outras utilidades como o estado e informações do veículo. A plataforma LIVE Navigation disponibiliza informação online e em tempo real do estado do tráfego.

Único no segmento de mercado é o indicador de carga assente em sensores, permitindo ao condutor verificar, através de um simples toque numa tecla, que o veículo não está com carga acima do máximo permitido. O Combo pode ser dotado de 20 tecnologias adicionais que tornam a condução, manobras e transporte não apenas mais fáceis e confortáveis, com também mais seguras.

Para minimizar riscos e amolgadelas, com custo significativo, em manobras a baixa velocidade, o novo Combo-e está disponível, em opção, com o sistema Flank Guard baseado em sensores.

Os profissionais que necessitam de maior altura ao solo e maior tracção em pisos de lama, areia ou neve podem encomendar o seu Combo-e com o ‘pack’ Worksite e com o sistema de controlo electrónico de tração IntelliGrip.

A lista dos sistemas de assistência à condução do Combo-e, já familiares das versões de passageiros Combo Life, inclui ainda o sistema de controlo em descidas, assistente de manutenção de faixa e controlo de estabilidade do atrelado.

Os sistemas Multimedia Radio e de infoentretenimento Multimedia Navi Pro do Combo-e integram um ecrã táctil de grandes dimensões com 8 polegadas. Ambos os sistemas possuem integração de telemóveis via Apple CarPlay e Android Auto.

O novo Combo-e irá chegar aos concessionários Opel no próximo Outono, juntando-se ao Vivaro-e como a mais recente proposta na gama de veículos comerciais 100 por cento eléctricos da marca alemã. Seguir-se-á o novo Movano-e, igualmente em 2021, significando que a totalidade da oferta de veículos comerciais ligeiros da Opel ficará plenamente electrificada até ao final do corrente ano. Até 2024, a Opel irá contar com pelo menos uma versão electrificada em cada modelo da sua gama de passageiros e de comerciais ligeiros.

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