Eléctricos
28 janeiro 2021

Gebrüder Weiss testa camião a hidrogénio

Esta solução alternativa permite poupar as emissões anuais de até 80 toneladas de CO2

“A pandemia do novo coronavírus desviou um pouco as atenções do tema das alterações climáticas, mas o sector logístico continua a trabalhar com os fabricantes para encontrar alternativas aos motores de combustão. Com a chegada do nosso primeiro camião movido a hidrogénio, a Gebrüder Weiss mostrou uma vez mais que está na linha da frente no que toca a soluções sustentáveis. O nosso objectivo é ganhar experiência com esta tecnologia, para estarmos preparados para quando tiver uma utilização mais ampla”, afirma Wolfram Senger-Weiss, CEO da Gebrüder Weiss.

O Hyundai Xcient Fuel Cell é um camião de 36 toneladas desenhado para transportar cerca de 25 toneladas de mercadorias, com uma autonomia de cerca de 600 km. O camião conta com um motor eléctrico de 350 kW, abastecido com electricidade produzida por água a reagir quimicamente com oxigénio. Em vez de emissões poluentes, tudo o que sai pelos escapes é vapor de água. A rede suíça de abastecimento de hidrogénio ainda está a ser construída, mas é suficiente para permitir já a utilização destes veículos.

Na Gebrüder Weiss, o camião a hidrogénio irá, primeiramente, ser utilizado por um cliente no sector das energias renováveis. De acordo com o fabricante, há 2000 camiões para serem produzidos e entregues até ao final deste ano.

Autor
Interessa-se por Eléctricos?
Deixe-nos o seu e-mail e não perca as mais recentes notícias,
diretamente no seu e-mail.
Obrigado por subscreveres a nossa Newsletter!
Erro ao submeter o pedido, tente mais tarde!