Esta solução alternativa permite poupar as emissões anuais de até 80 toneladas de CO2
“A pandemia do novo coronavírus desviou um pouco as atenções do tema das alterações climáticas, mas o sector logístico continua a trabalhar com os fabricantes para encontrar alternativas aos motores de combustão. Com a chegada do nosso primeiro camião movido a hidrogénio, a Gebrüder Weiss mostrou uma vez mais que está na linha da frente no que toca a soluções sustentáveis. O nosso objectivo é ganhar experiência com esta tecnologia, para estarmos preparados para quando tiver uma utilização mais ampla”, afirma Wolfram Senger-Weiss, CEO da Gebrüder Weiss.
O Hyundai Xcient Fuel Cell é um camião de 36 toneladas desenhado para transportar cerca de 25 toneladas de mercadorias, com uma autonomia de cerca de 600 km. O camião conta com um motor eléctrico de 350 kW, abastecido com electricidade produzida por água a reagir quimicamente com oxigénio. Em vez de emissões poluentes, tudo o que sai pelos escapes é vapor de água. A rede suíça de abastecimento de hidrogénio ainda está a ser construída, mas é suficiente para permitir já a utilização destes veículos.
Na Gebrüder Weiss, o camião a hidrogénio irá, primeiramente, ser utilizado por um cliente no sector das energias renováveis. De acordo com o fabricante, há 2000 camiões para serem produzidos e entregues até ao final deste ano.