Dois anos e meio após o lançamento da primeira geração, o bestseller completamente elétrico da Volkswagen está agora a chegar ao mercado com uma ampla atualização. Para além do mais recente software, o compacto automóvel elétrico vem com um design exterior e interior refinado. A gama de cores foi alargada, incluindo a cor Verde Olive. Materiais de alta qualidade, sem o uso de produtos animais e materiais sustentáveis refletem a estratégia da Volkswagen para a família ID. totalmente elétrica.
Imelda Labbé, Membro da Direção de Gestão de Vendas, Marketing e Pós-Venda da Volkswagen: "Com a segunda geração do ID.3, estamos a continuar a história de sucesso da nossa família ID. O design amadureceu e os materiais no interior têm sido significativamente melhorados. O novo ID.3 demonstra o nosso claro empenho em qualidade, design e operabilidade, e nós temos sistematicamente tomado em consideração os desejos dos nossos clientes". O novo ID.3 é um dos dez modelos elétricos que a VW irá lançar até 2026.
Exterior: design afinado, aerodinâmica melhorada. O exterior do modelo totalmente elétrico da classe compacta chama a atenção com um especto novo e afinado: aberturas de arrefecimento de ar otimizadas e grandes superfícies pintadas fazem a parte da frente parecer confiante e amigável de todos os ângulos. Uma das razões é o novo para-choques. O capot parece agora mais comprido porque a faixa preta sob o para-brisas foi removida e as secções embutidas nas laterais também estendem a frente. A VW otimizou a aerodinâmica através de um melhor fluxo de ar em torno das rodas dianteiras - conhecido como a "cortina de ar". Na traseira, as luzes de duas partes também brilham na tampa traseira pela primeira vez.
Interior: qualidade superior, sustentável e animal-free. O interior do novo ID.3 combina design moderno e materiais sustentáveis. As costuras precisas numa cor contrastante aumentam adicionalmente a sensação de qualidade. A Volkswagen utiliza o material em microfibra Artvelours Eco para os frisos das portas e coberturas dos bancos, um tecido que é 71% reciclado. Esta é uma matéria-prima secundária que é obtida através da reciclagem de plástico que foi anteriormente eliminado como resíduo pelo menos uma vez. A Artvelours Eco tem as mesmas características em termos de aspeto, tato e durabilidade que os materiais convencionais novos. O equipamento interior é também completamente animal-free.
Além disso, inúmeras sugestões de clientes foram recolhidas e implementadas como melhorias do produto para aperfeiçoar o pacote de equipamento padrão. Superfícies macias e com espuma no cockpit criam uma experiência háptica. Os frisos das portas interiores remodelados também têm superfícies maiores e mais macios.
Ligados inteligentemente de série. O carregamento é mais fácil e ainda mais conveniente com o novo ID.3, graças a funções de série tais como Plug & Charge - onde o veículo se autêntica e inicia o processo de carregamento quando o cabo é ligado a uma estação de carregamento - e o inteligente Electric Vehicle Route Planner. Em viagens mais longas, o Electric Vehicle Route Planner calcula as paragens necessárias para carregamento, para que o destino possa ser alcançado o mais rapidamente possível - utilizando informações e previsões de tráfego atuais, para além do nível de carga da bateria. As paragens são avaliadas dinamicamente com base na capacidade da carga individual estações. Isto significa que a função de planeamento de rotas pode sugerir duas operações de carregamento curtas com alta potência em vez de uma única paragem de carga longa com baixa potência. Além disso, o sistema deteta estações de carregamento que estão ocupadas - e não as sugere, em primeiro lugar. Os pontos de interesse podem ser transferidos para o veículo utilizando a aplicação gratuita We Connect ID.
Conceito de funcionamento moderno e intuitivo. O novo ID.3 vem com a última geração de software. Isto melhora o desempenho do sistema e é capaz de receber atualizações over-the-air. O visor compacto do condutor com uma diagonal de ecrã de 13,4 centímetros (5,3 polegadas) é operado no volante multifunções. O meio da consola acomoda o agora ecrã táctil de série de 30,5 centímetros (12 polegadas) para o sistema de navegação, funções telefónicas, meios de comunicação, sistemas de assistência e configurações do veículo. Muitos dos desejos dos clientes foram também tidos em conta na conceção da estrutura do menu. Entre outras coisas, a disposição tornou-se mais clara, e o menu de carregamento está agora localizado no primeiro nível do ecrã tátil.
O visor opcional de realidade aumentada (head-up display) projeta informações tais como a velocidade do veículo e instruções dinâmicas de navegação no para-brisas. Para o condutor, esta informação parece estar a 10 metros à frente do veículo - mostrada com a perspetiva correta e claramente reconhecível.
Sistemas de assistência de última geração2. A assistência de viagem opcional com swarm data3 está agora também disponível no ID.3. Em combinação com o ACC (Adaptive Cruise Control) para controlo longitudinal do veículo desde 0 km/h até à velocidade máxima e o Lane Assist para controlo lateral, este sistema de assistência ao condutor pode fazer uso de dois sistemas comprovados que estão totalmente integrados um com o outro no novo ID.3. Se estiverem disponíveis swarm data, o sistema Travel Assist necessita apenas de uma marcação de faixa de rodagem identificada para manter o veículo na faixa ao conduzir em estradas rurais.
Kai Grünitz, Membro do Conselho de Gestão da Marca responsável pelo Desenvolvimento: "Com o novo ID.3 estamos a trazer tecnologias de ponta para a classe compacta - em linha com o nosso objetivo Volkswagen de oferecer sucessivamente inovações em toda a gama de modelos. Isto também se reflete na conveniência da última geração e nos sistemas de assistência no ID.3. Ao utilizar swarm data no sistema Travel Assist, estamos a dar o próximo passo no caminho para uma condução altamente automatizada.”
Volkswagen a caminho do ZERO. A Volkswagen atingiu mais um marco no seu caminho para se tornar um fornecedor de serviços de mobilidade baseados em software de emissão zero. Desde o lançamento da família ID., mais de 600.000 modelos ID. baseados na plataforma de condução elétrica modular (MEB) já foram entregues a clientes em todo o mundo. A gama de produtos da Volkswagen compreende agora seis modelos ID.
O ID.3 chegará a Portugal em julho deste ano.
PR