Pneumáticos
30 abril 2021

Michelin e CTT juntas pelo transporte sustentável

As duas empresas têm vindo a desenvolver projectos específicos na área da sustentabilidade e têm implementado medidas concretas que visam a redução de emissões de CO2 em vários planos. Com este acordom pretendem implementar uma gestão profissional de serviços de gestão e manutenção dos pneus da frota dos CTT, que garantirão uma maior duração dos mesmos e que resultarão num menor consumo tanto de pneus, como de combustível, reforçando ainda a segurança das pessoas e das cargas.

A manutenção preventiva permitirá que todas as operações de manutenção dos pneus dos veículos pesados CTT sejam realizadas por uma série de centros de serviço que compõem a rede da Michelin. Estas operações de manutenção incluem inspecções de carácter preventivo realizadas periodicamente aos pneus de cada veículo e que têm como principal objectivo a verificação do desgaste, a pressão e o estado geral dos mesmos. A informação detalhada de cada veículo da frota permitirá que, em cada momento, os CTT terem acesso aos indicadores operacionais dos pneus como data de intervenção, altura de borracha, pressão e serviços efectuados.

Ainda a nível de manutenção, é vital assegurar a total mobilidade da frota dos CTT, onde quer que o veículo se encontre, a qualquer momento. Com o recurso à rede de assistência em estrada ON CALL da Michelin, minimizam-se os as imobilizações dos veículos em caso de incidente.

A utilização de pneus recauchutados é outra das apostas dos CTT, pois ao prolongar a vida do pneu (2ª vida), a recauchutagem da Michelin reduz o número de pneus novos utilizados, enquanto em cada recauchutagem são preservados 50 kg de matérias-primas. A adição de material necessário é apenas 20 kg em média, menos 70% comparativamente às matérias-primas necessárias para fabricar um pneu novo.

Os CTT estimam que o benefício anual na redução de emissões de CO2 resultante do acordo com a Michelin atinja as 100 toneladas, que equivalem, por exemplo a cerca de 1 milhão de km percorridos num veículo automóvel ligeiro que circule em Portugal, ou a 3200 viagens entre Lisboa e Madrid, também num veículo ligeiro.

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