A Goodyear lançou de uma nova linha de produtos energeticamente eficiente e versátil, denominada FUELMAX ENDURANCE. Esta gama de pneus para eixos direccionais e de tracção proporciona uma inovadora solução a empresas de transporte e logística que operem tanto em autoestrada como em estradas nacionais e secundárias, designadas como aplicações inter-regionais.
A nova gama irá auxiliar milhares de frotas e fabricantes de camiões europeus a reduzir a pegada de carbono, combinando os níveis de eficiência de combustível já conhecidos de aplicações de longo curso com a durabilidade, a tracção e a quilometragem requeridos para uma utilização em estradas nacionais e secundárias. A empresa declara que a nova linha de produtos é a mais versátil e energeticamente eficiente alguma vez produzida, e sublinha que todas as medidas contam com etiquetagem B em termos de eficiência de combustível, ao mesmo tempo que oferecem uma performance de topo em aplicações inter-regionais.
O dilema da sustentabilidade
A sustentabilidade é uma área fulcral para todos os distintos atores e indústrias do mercado. A Comissão Europeia apresentou, em dezembro de 2019, o Pacto Ecológico Europeu, com o objectivo de tornar-se no primeiro continente climatericamente neutro em 2050, e incluindo uma ambiciosa meta inicial de reduzir as emissões de gases com efeitos de estufa em, pelo menos, 55% em 2030, por comparação com os níveis de 1990.
A decisão da Goodyear, de disponibilizar uma nova gama centrada tanto na eficiência de combustível como na resistência, antecipa a mudança rumo a um transporte mais sustentável, e a evolução da procura por produtos mais versáteis, tanto por parte das empresas de transporte como dos fabricantes de camiões.
Performance eficiente e duradoura
Enquanto um novo pneu instalado como equipamento de série em camiões novo, a gama cobre uma ampla variedade de aplicações do sector dos transportes, ao mesmo tempo que auxilia os fabricantes a reduzir ulteriormente os níveis de emissões em veículos pesados novos, em média 2% por comparação com um pneu com etiquetagem C para eficiência de combustível. Em linha com a ambição global da Europa, as emissões de CO2 de veículos comerciais de produção novos necessitam de ser reduzidas em 15% a partir de 2025, e até duplicam, para 30% a partir de 2030, por comparação com os valores de referência de 2019-20.
Até agora, no que aos pneus diz respeito, os operadores dos transportes frequentemente tinham que optar entre durabilidade e elevada performance em termos de quilometragem, ou uma excelente eficiência de combustível. O FUELMAX ENDURANCE foi concebido para tornar essa escolha mais fácil para os gestores de frotas que buscam custos reduzidos e eficiência de combustível, dado que deixam de estar limitados pelo tipo de estrada em que operam.
Áreas chave de desenvolvimento principal
Ao mesmo tempo que estabeleceram novos padrões de referência, os engenheiros da Goodyear centraram-se em estabelecer pontes entre três áreas conflituantes no espetro de desenvolvimento, para garantir eficiência de combustível e baixas emissões face a 1. quilometragem, 2. tracção e 3. versatilidade.
Como ponto de partida, o desenvolvimento da nova linha de produtos baseou-se em torno de tecnologias da Goodyear com provas dadas. Acima de tudo, inovações personalizadas para as posições de eixos direccional e de tracção ampliaram as consagradas capacidades da Goodyear em termos de eficiência de combustível para um leque mais amplo de rotas, ao mesmo tempo preservando a tração, a aderência e a quilometragem, através de um design robusto e versátil.
O pneu FUELMAX S ENDURANCE para eixo direccional combina a comprovada Tecnologia IntelliMax Rib Technology, num desenho de cinco ou seis nervuras, com soluções engenhosas na distribuição das nervuras e na geometria dos sulcos. Os reforços nos sulcos dos ombros ligam-se quando o pneu rola, incrementando a robustez do pneu e limitando o desgaste em deslocações mais exigentes em outras vias que não a autoestrada, em a condução do tipo “para-arranca”, os impactos em bermas de pedra, o acréscimo de curvas e de manobras e o aumento da travagem colocam exigências adicionais aos pneus.
A profundidade aumentada da banda de rolamento em determinados pneus para eixo direcional resulta numa borracha mais utilizável3, proporcionando melhor tracção mais tarde na vida útil do pneu. Um inovador composto da banda de rolamento, de baixa perda energética, compensa a geração de calor causada pelas cargas na posição de eixo direcional. Diversos pneus de tracção apresentam, também, um composto da parede lateral otimizado, que contribui adicionalmente para emissões mais baixas e para a eficiência de combustível, dado que diminui a flexão e a deformação da parede lateral em operações em outras vias que não a autoestrada.
Para além do inovador composto da banda de rolamento para utilização no pneu de tração, o pneu para eixo de tração beneficia de um processo de cura específico, para otimizar ainda mais a resistência ao rolamento. O design direcional do piso inclui um elevado número de lamelas, nervuras centrais profundas e mais arestas pontiagudas, para melhor tração e um escoamento da água mais efetivo.
Ao combinar novas tecnologias com outras já reconhecidas, toda a gama FUELMAX ENDURANCE proporciona uma elevada eficiência de combustível (etiquetagem B), com melhoradas robustez, aderência no final da vida útil e tração. Tanto os pneus direcionais como de tração contam com a certificação 3PMSF e estão equipados com tecnologia RFID, permitindo uma gestão de pneus conectada.
Mais sustentabilidade através do aumento da vida útil com as soluções de recauchutagem e inteligentes da Goodyear
Sublinhando o compromisso da Goodyear com a economia circular, o novo FUELMAX ENDURANCE é totalmente compatível com a Recauchutagem da Goodyear. O pneu para o eixo de tracção estará disponível enquanto recauchutável integral a frio TreadMax premium, acrescentando quilometragem adicional ao mesmo tempo que proporciona as mesmas caraterísticas e benefícios que a nova banda de rolamento inovadora, reduzindo os custos com os pneus até 30%.
Em combinação com as soluções inteligentes de monitorização de pneus da Goodyear, incluindo a Goodyear TPMS, a Drive-Over-Reader e a mais recentemente lançada DrivePoint, a vida útil e a eficiência de combustível podem ser significativamente melhoradas. Apoiando ainda mais as empresas de transportes na sua mudança rumo a um futuro mais sustentável.
PR