David Sánchez Calzas, Country Manager Camião & Bus Primeiros Equipamentos da Michelin Espanha e Portugal, analisou a situação atual do sector e a sua evolução, o papel da nova fase da certificação VECTO, e a sua extensão a novos segmentos de veículos a partir de 2024, a nova política de portagens em países como a Alemanha, com taxas que levam em linha de conta a categoria e as emissões de CO2 de cada veículo, assim como a problemática da antiguidade de um parque de camiões muito envelhecido, com uma média que supera os 14 anos.
Neste contexto, e tendo em conta que entre 20% e 30% da energia consumida por um veículo na sua deslocação deve-se à resistência ao rolamento dos pneus, a Michelin trabalha através da inovação, em áreas como a carcaça, os materiais e a arquitetura da banda de rolamento, com o objetivo de desenvolver, e colocar à disposição dos transportadores, pneus mais eficientes, e que lhes permitam adaptar-se às novas normas, mantendo a performance durante um maior número de quilómetros, e contribuindo para um transporte mais sustentável.