O operador logístico português DOHM, a operar desde o ano de 2009, dedicado ao transporte e logística nacional e internacional, depositou a sua confiança na Michelin para a realização da manutenção periódica preventiva e a gestão integral dos pneus da sua frota, através do contrato Effitire, baseado num custo variável relacionado com o nível de atividade e a quilometragem. Um dos pontos fortes desta parceria, que garante à DOHM o uso de pneus de baixa resistência ao rolamento, adaptados ao tipo de percurso e à atividade, é o acompanhamento profissional da frota através da solução de manutenção preditiva de Michelin, baseada na tecnologia Michelin QuickScan.
Esta solução torna possível a monitorização automatizada do desgaste dos pneus através de scanners magnéticos, e permite a medição, de forma fiável, dos milímetros de todos os pneus da frota, proporcionando alertas de desgaste, e facilitando a planificação da manutenção. As vantagens da solução de manutenção preditiva de Michelin são as seguintes: redução do consumo de combustível; otimização do uso dos pneus, ao utilizar mais milímetros de borracha; maiores segurança, produtividade e disponibilidade dos veículos; redução das emissões de CO2, do consumo de matérias-primas e de resíduos.
A adoção destas novas ferramentas digitais permite que se inspecione cada veículo sempre que este regresse à base, e, assim, garante-se que tudo estará em ordem para a próxima viagem. Tal significa ter 100% da frota sempre inspecionada e em conformidade. O QuicKScan permite realizar um acompanhamento mais fino do desgaste dos pneus ao longo das quatro vidas da Michelin (pneu novo, primeira reesculturação, Remix, e segunda reesculturação), e aproveitar os últimos milímetros úteis em que a resistência ao rolamento é a mais baixa.
O serviço de assistência em estrada é outra vantagem desta solução que ajudou a DOHM a garantir a mobilidade dos seus veículos. Para Mário Araújo, gerente da DOHM, “a escolha de um parceiro como a Michelin teve que ver com a excelência percebida desta marca e dos seus produtos. A externalização de toda a gestão dos pneus era algo que procurávamos há já algum tempo, e que nos permite centrarmo-nos no que, realmente, é a nossa atividade principal, que é carregar camiões, e entregar cargas onde e quando sejam necessárias. A cada momento, sabemos o estado em que se encontra a nossa frota, graças aos sistemas de informação digital a que temos acesso online, e aos relatórios que recebemos. Nos poucos meses que estamos a trabalhar com a Michelin já observámos uma redução das avarias nos pneus, o que, para nós, significa, também, uma melhoria da segurança dos nossos empregados, e das cargas dos nossos clientes. Para mais, quando explicamos que os nossos pneus são geridos segundo o princípio das quatro vidas da Michelin, e que isto reduz as emissões de CO2, diferenciamo-nos de outros atores do mercado”.
Por seu turno, Jorge Prego, diretor de serviços e soluções frotas IB da Michelin, mostra-se agradecido à DOHM “pela confiança depositada nas equipas, no produto e nos serviços Michelin. Para nós, esta parceria confirma, uma vez mais, o grande avanço que aporta esta solução, e a capacidade inovadora da Michelin para dar um novo passo, incorporando a manutenção preditiva do pneu. A implementação desta solução, que está a ser muito bem acolhida pelo transportador, constata e respalda a vocação da Michelin para inovar para oferecer soluções rentáveis e sustentáveis ao setor. O nosso objetivo centra-se em assegurar, com êxito, a integração da solução nos clientes, e em acompanhá-los para continuarmos a avançar juntos rumo a uma mobilidade mais segura, mais eficiente e mais sustentável”.
PR