Pneumáticos
07 junho 2024

Michelin mostra em Barcelona a solução Smart Predictive Tire

Os visitantes do Salão Internacional de Logística (SIL), que está a decorrer, de 5 a 7 de junho, na Feira de Barcelona, estão a ter a oportunidade de descobrir, em direto, a solução Michelin Smart Predictive Tire, que vem a completar a solução global Michelin Connected Mobility, uma oferta que combina cinco áreas de experiência numa única solução: tecnologia de veículos e pneus conectados, soluções de gestão para frotas, manutenção e gestão de pneus, suporte e assessoria, e, claro, a performance dos pneus Michelin.

Desde o seu lançamento, em julho de 2023, 5000 veículos das principais empresas de transporte europeias confiam e beneficiam já das vantagens da Michelin Smart Predictive Tire, a solução de manutenção preditiva de pneus, alertas de desgaste e pressão, que permite aumentar a eficácia, a segurança na condução, a produtividade e a sustentabilidade das frotas. Em concreto, a Michelin Smart Predictive Tire permite:

Uma redução do consumo de combustível de até 3%, graças à redução do consumo de 2%, associada à medição da pressão em tempo real combinada com as operações de manutenção, e a uma redução de até 1%, ao permitir utilizar até 1,3 mm mais de borracha na fase em que o pneu apresenta menor resistência ao rolamento, o que equivale a mais 10% na vida do pneu;

Uma redução de até 80% do número de avarias por perda de pressão dos pneus, o que melhora a segurança e aumenta a produtividade, ao reduzir os tempos de imobilização dos veículos;

Uma redução das emissões de CO2, do consumo de matérias-primas, e dos resíduos, graças à poupança de combustível, à otimização do desgaste, e à redução do número de pneus danificados;

Para tal, a Michelin Smart Predictive utiliza a tecnologia Michelin QuickScan, que permite controlar o desgaste do pneu ao fazê-lo circular sobre uma plataforma com scanners magnéticos, sem necessidade de deslocação à oficina, ou de imobilizar o veículo para ser revisto, juntamente com sensores de pressão e recetores TPMS, que supervisionam a pressão e a temperatura dos pneus em tempo real, e algoritmos patenteados pela Michelin, para a análise dos dados.

O sistema não só prevê quando será necessário levar a cabo as operações de manutenção, como também alerta em caso de uma leitura crítica de pressão, de temperatura ou de desgaste do pneu.

A Michelin Smart Predictive Tire recebeu o prémio para a inovação I-Innovation Award, na categoria Digital, na Solutrans 2023, a feira para os profissionais do transporte urbano e por estrada, que teve lugar em novembro, em Lyon, França.

A Michelin Connected Mobility oferece um amplo leque de benefícios globais, que contribuem de forma significativa para a eficiência e para a sustentabilidade das operações de transporte. Com a Michelin Connected Mobility, é possível poupar até 12% no consumo de combustível. Equipar uma frota com pneus Michelin X LINE Energy pode reduzir o consumo de combustível em até 5%5. Adicionalmente, o Smart Predictive Tire pode proporcionar uma redução adicional de até 3%1,2. As soluções de gestão de frota da Michelin Connected Fleet proporcionam uma poupança adicional de até 4%. Estes benefícios combinados permitem às empresas de transporte otimizar os seus custos operacionais, e reduzir a sua pegada de carbono de forma efetiva.

 

Rentabilidade e sustentabilidade

A Michelin, que tem a inovação como imagem de marca desde há 135 anos, continua a investir na investigação e desenvolvimento – só em 2023, o grupo Michelin investiu mais de 1000 milhões de euros em inovação – para adaptar-se à nova mobilidade, e responder aos desafios do transporte do amanhã, o qual deverá ser mais rentável e mais sustentável.

No SIL Barcelona, a Michelin também mostrou um pneu homologado para autocarros fabricado com 58% de materiais sustentáveis, de prestações idênticas às dos pneus atuais, um avanço que ilustra a experiência da Michelin na redução da resistência ao rolamento dos pneus. Desde 1995, ano em que lançou no mercado o seu primeiro pneu “green” para camião, a Michelin reduziu a resistência ao rolamento dos pneus de camião, em média, 50% nos pneus da gama de baixa resistência ao rolamento X line. Um fator chave, quando se tem em conta que um terço do consumo de energia do veículo é ocasionado pela resistência ao rolamento dos pneus.

Para alem do produto, da escolha do pneu adequado, uma correta gestão da sua manutenção, e a digitalização na gestão das frotas, são fundamentais para evoluir na rentabilidade sustentável das frotas, em que o impacto total do pneu no custo total de propriedade (TCO) representa até 40%. Neste sentido, as soluções Michelin de veículos conectados para a gestão diária de frotas, a assistência ao cliente e a assessoria ajudam o transportador na hora de maximizar a eficiência e a rentabilidade. Atualmente, os serviços para frotas da Michelin conectam mais de 1,2 milhões de veículos em todo o mundo, recolhendo e compilando dados de mais de 300 milhões de viagens por ano.

Com esta completa oferta, que abrange desde gestão de frotas, pneus, e gestão de pneus, a Michelin reafirma o seu compromisso com a inovação, a sustentabilidade e a eficiência, ajudando as empresas de transporte a enfrentar os desafios do futuro com soluções integrais e avançadas.

Mediante a combinação de tecnologias avançadas e serviços personalizados, a Michelin facilita a monitorização, em tempo real, do estado dos pneus, e a manutenção preditiva, o que se traduz numa redução significativa das avarias e dos tempos de imobilização. Adicionalmente, com o seu enfoque na sustentabilidade, a Michelin não só melhora a eficiência das frotas, como contribui, também, para a redução da pegada de carbono, e para o uso de materiais reciclados e renovados.

PR

Interessa-se por Pneumáticos?
Deixe-nos o seu e-mail e não perca as mais recentes notícias,
diretamente no seu e-mail.
Obrigado por subscreveres a nossa Newsletter!
Erro ao submeter o pedido, tente mais tarde!