O grupo logístico Sertranin, fundado em 1996, com sede em Cuenca, é líder no transporte rodoviário de mercadorias, cobrindo o ciclo completo, desde a recolha de matéria-prima à entrega ao cliente final. Entre a sua ampla oferta de serviços, incluem-se o transporte de mercadorias a granel, de combustíveis, de mercadorias em paletes, do sector siderúrgico, de mercadorias e resíduos perigosos, ou transportes especiais, entre muitos outros.
Com um forte compromisso com a inovação e com a sustentabilidade, a Sertranin oferece um serviço de alta qualidade, e soluções personalizadas, destacando-se no setor pelo seu foco na responsabilidade ambiental. Para tal, a Sertranin confia na Michelin, que realiza a manutenção preditiva do desgaste e da pressão dos pneus, e a gestão integral dos pneus da sua frota, através de um modelo de contrato Effitire®, baseado no pagamento por utilização, e adaptado às necessidades específicas do operador logístico, em função do nível de atividade e da quilometragem.
MICHELIN QuickScan
A colaboração entre a Sertranin Transportes e a Michelin teve início com a necessidade do operador logístico de otimizar a gestão da sua frota, para diminuir as incidências em estrada, para aumentar a segurança dos motoristas, dos veículos e das cargas, e para, ao mesmo tempo, melhorar a sustentabilidade, por forma a contribuir para a redução das emissões de CO2 para o meio ambiente. Desde o início, a Michelin disponibilizou soluções avançadas e personalizadas, que permitem à Sertranin externalizar o controlo e a gestão de pneus a partir da tecnologia MICHELIN QuickScan, ganhando, assim, em eficiência administrativa e operacional. A implementação desta tecnologia revolucionou as operações da Sertranin Transportes, permitindo uma monitorização automatizada do desgaste dos pneus através de scaners magnéticos.
Esta inovação elimina a necessidade de deslocação à oficina, ou de imobilizar os veículos, para inspeções, operando de forma efetiva sob qualquer condição climatérica. Com os dados obtidos, e o histórico de utilização do veículo, juntamente com o acompanhamento das pressões e das temperaturas, o algoritmo desenvolvido pela Michelin é capaz de assegurar uma medição fiável dos milímetros de todos os pneus da frota, e de prever a quilometragem restante de cada pneu, facilitando um planeamento preciso da manutenção, e garantindo a disponibilidade operacional de 100% dos veículos.
Melhoria permanente
Um dos aspetos mais valorizados pela Sertranin Transportes, na sua colaboração com a Michelin, é a equipa de suporte, e a sua rápida resposta perante qualquer consulta. A capacidade da Michelin para proporcionar um sistema de gestão de frotas eficiente, e mecanismos que garantam o bom estado dos veículos, é crucial para evitar interrupções no serviço, e para reduzir as emissões de CO2. Adicionalmente, as soluções avançadas da Michelin proporcionaram à Sertranin ferramentas para otimizar a vida útil dos pneus, promovendo um uso adequado e responsável, que tem impacto positivamente na redução do consumo de combustível, e na manutenção preditiva.
Elena Talavera, co-gestora da Sertranin, destaca a importância da integração das soluções propostas pela Michelin para alcançar os seus objetivos ambientais e operacionais, e para oferecer soluções personalizadas e eficazes aos seus clientes, consolidando a sua posição como referência no sector do transporte rodoviário de mercadorias: “Fazer uma utilização adequado e responsável dos pneus impacta em múltiplos fatores; mas, sobretudo, disponibiliza-nos ferramentas para aproveitar ao máximo a sua vida útil, e fazer um uso eficiente dos milímetros de borracha. Para mais, com isso, conseguimos uma redução no consumo de combustível”.
Quanto à inovação tecnológica, Elena Talavera explica: “A manutenção preditiva ajuda-nos a identificar, e a solucionar, problemas antes que os mesmos, por falta de deteção prévia, se tornem em avarias graves. Adicionalmente, contar com um sólido sistema de gestão de frotas, e com a integração de veículos elétrico, é crucial para minimizar as interrupções no serviço, e para reduzir as nossas emissões de CO2”.
Por seu turno, Jorge Prego, diretor de serviços e soluções da Michelin, refere: “Estamos muito satisfeitos com o acordo estabelecido com a Sertranin. Impactou-nos o seu elevado nível de profissionalismo, e a sua capacidade de inovação. Mostraram-se pioneiros na utilização combinada das soluções da Michelin, tanto a Effitires, para a delegação total da gestão de pneus num modelo de pagamento por utilização, como a solução Smart Predictive Tire, que lhes garantirá a melhor gestão possível dos seus pneus, com um acompanhamento detalhado do desgaste e da pressão, redundando, sem dúvida, numa maior eficiência no consumo de combustível da frota. Deste modo, a Michelin continua a apoiar o sector do transporte, para conseguir uma mobilidade mais segura, mais eficiente, e mais sustentável”.
PR