Pesados
11 maio 2021

Mercedes-Benz Trucks dá mais um passo para a digitalização

Trata-se de um novo cartão de combustível desenvolvido em cooperação com a petrolífera Shell, para tornar possível autorizar pagamentos nas estações de serviço. A ideia é o camião autenticar-se automaticamente, activar a bomba e pagar directamente. Além de reduzir os esforços administrativos às empresas de transportes, esta aposta na digitalização é um passo importante para evitar fraudes com o combustível, o que anualmente lesa a indústria dos transportes pesados em números que ascendem a milhões de euros.

Os testes práticos iniciaram-se nas estações de serviço alemãs de Estugarda e estão a decorrer com sucesso. Os especialistas da Mercedes-Benz Trucks  e a Shell instalaram no painel de instrumentos um protótipo novo do Truck ID anteriormente apresentado pelo fabricante de camiões, que é combinado com um protótipo de cartão de combustível com tecnologia Shell SmartPay API. O Truck ID funciona como um cartão de identificação integrado, pelo que as transacções são atribuídas unicamente a cada veículo específico e automaticamente assinados pelo próprio veículo. Já o Shell SmartPay API transmite os dados e permite a digitalização dos cartões e pagamentos nos postos de combustível da Shell através do sistema do computador de bordo camião.

 

Na prática, um gestor de frota «aloca» um cartão de combustível digital a cada camião, com a ajuda da interface Truck Wallet e liga o Truck ID ao dito cartão. Como o processo é online, o gestor de frota tem sempre acesso ao Truck Wallet de cada veículo. A aplicação de navegação avisa o motorista quando for necessário reabastecer e indica a próxima estação Shell. Uma vez confirmada pelo motorista a escolha do posto de combustível no sistema, ao chegar a aplicação pede o número da bomba que ele seleccionou.

Depois de ter reabastecido, o sistema da Shell comunica a quantidade de combustível comprado à Truck Wallet, enviando o preço e a Truck Wallet partilha o nível do depósito de combustível após o reabastecimento. Se tudo estiver correcto, o motorista recebe sinal positivo e pode continuar o percurso.

Os Mercedes-Benz Actros que estão a ser usados nos testes são veículos de produção em série normais, cujo software foi suplementado para incluir as funções de autorização de pagamento de serviços.

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