A DAF reconhecerá 2023 como o ano em que foram recebidos vários prémios pela eficiência do veículo. Após vários testes exaustivos, o XF 450 da nova geração DAF foi nomeado Green Truck 2023 pelas principais revistas do setor alemãs Verkehrs Rundschau e Trucker graças ao baixo consumo de combustível líder na indústria e às baixas emissões de CO2. Este teste foi rapidamente seguido pelo teste de comparação do European Truck Challenge realizado pela reconhecida revista alemã Truck & Trailer Welt, no qual o XF 450 provou novamente ter o menor consumo combinado de combustível e AdBlue e os custos operacionais mais favoráveis.
Além disso, no mês passado, o XF 450 recebeu o Prémio Europeu de Transportes para a Sustentabilidade, apresentado pela edição alemã Transport, comprovando novamente a eficiência exclusiva dos camiões da nova geração DAF.
Para celebrar esta impressionante lista de conquistas, a DAF está a lançar uma série Efficiency Champion da nova geração XD, XF, XG e XG+. Os camiões estarão disponíveis com os motores PACCAR MX-11 e MX-13 e com diferentes variantes de cabina. Cada Efficiency Champion estará equipado de série com uma gama completa de caraterísticas de eficiência de combustível, incluindo o DAF Digital Vision System (câmaras em vez de espelhos) e um pacote aerodinâmico completo com spoilers, abas, guarda-lamas e uma base especial com condução de ar concebida para uma eficiência ideal. A Efficiency Champion também dispõe de pneus com baixa resistência ao rolamento, Predictive Cruise Control de série e o potente travão do motor PACCAR MX.
Juntamente com o peso extremamente reduzido e os sistemas avançados de bordo, como o Adaptive Cruise Control, a Efficiency Champion estabelece um novo padrão em termos de eficiência de transporte. A eficiência é ainda mais otimizada através de uma nova geração de software do motor, que está também disponível como uma atualização para todos os veículos já entregues da nova geração DAF.
O novo software garante não só um funcionamento silencioso e equilibrado do motor, como também está preparado para ser utilizado em quaisquer futuras adições à plataforma de gestão de frotas online da DAF, com o objetivo de facilitar a manutenção preventiva. Isto irá permitir que o camião esteja constantemente ligado à respetiva base e ao concessionário, para que possa recomendar uma manutenção preventiva (quando necessário) ou proativa, de forma a garantir a máxima disponibilidade do veículo.
Graças à eficiência ideal e às baixas emissões de CO 2 da Efficiency Champion, estes veículos podem ser categorizados como Classe III em termos de CO2 por um período máximo de seis anos, o que os torna elegíveis para os custos de portagens alemães mais favoráveis para veículos com um grupo motopropulsor convencional. Isto pode resultar em poupanças de até 1,6 cêntimos por quilómetro.
Os DAF XD, XF, XG e XG+ da série Efficiency Champions estão também totalmente equipados para funcionar com óleo vegetal tratado com hidrogénio (HVO). Esta última geração de biocombustíveis pode atingir reduções de até 90% em emissões de CO2 e contribui significativamente para a baixa pegada dos veículos da nova geração DAF.
Os clientes que encomendarem um XD, XF, XG ou XG+ da série Efficiency Champion da nova geração DAF recebem o camião em 2024. Isto significa automaticamente que os sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS) destinados a ajudar o condutor serão disponibilizados de série, incluindo as versões mais recentes do Advanced Emergency Braking System, Drive-off Assist, DAF Side & Turn Assist, Speed Limit Recognition e Lane Departure Warning System.
"Cada XD, XF, XG e XG+ da nova geração DAF é o campeão de eficiência incontestável no seu próprio segmento", afirma Bart Bosmans, membro do Conselho de Administração da DAF e responsável pelo departamento de marketing e vendas. "De acordo com a filosofia de eficiência de transporte da DAF, os camiões Efficiency Champion constituem mais uma prova da nossa posição de liderança nesta área. Estes modelos extremamente eficientes garantem a cada operador os custos mais reduzidos de consumo de combustível e as taxas mais favoráveis."
PR