O G38 é a última versão das caixas de velocidades da série G que foi introduzida pela primeira vez em 2019 (com o G33). Foi feito à medida para lidar com o binário maciço que o V8 de 770 CV da Scania está a produzir. Apesar de ser capaz de lidar com um binário máximo de 3.800 Nm, apresenta exatamente as mesmas dimensões e peso que o G33. Então, como é feito?
“Trata-se basicamente de metalurgia, escolhendo tipos de aço mais extremos e aplicando tecnologias como o polimento de rodas dentadas e rebitagem, com vista a aumentar o endurecimento e a durabilidade de determinados componentes vitais”, afirmou Mats Henriksson, engenheiro de Desenvolvimento na Scania R&D. “Além disso, acrescentámos canais de óleo adicionais para as peças mais essenciais, mas não é tudo - o design básico da série G é por si só muito robusto”.
As caixas de velocidades da série G são tipicamente 60-70 kg mais leves do que as caixas de velocidades que estão a substituir, principalmente devido às caixas totalmente em alumínio e às dimensões gerais mais reduzidas. Outra conquista fundamental foi a redução do ruído, um pré-requisito para conformidade com os regulamentos futuros . As mudanças de velocidades destas caixas manuais automatizadas são efetuadas por atuadores pneumáticos. Ao utilizar travões de veio, os engenheiros da Scania conseguiram reduzir o número de sincronizações, espaço que é utilizado para engrenagens mais amplas.
“A meu ver, a série G e as suas caraterísticas foram uma espécie de revolução na altura da sua introdução e continuam a sê-lo”, referiu Bo Eriksson, Gestor de Produtos da Scania Trucks. “Oferece aos clientes todos os valores que se podem pedir, sendo, ao mesmo tempo, flexível e adequado para uma vasta gama de aplicações e operações nas quais estão envolvidos muitos cavalos de potência e binário. Os camiões de carga pesada, por exemplo, beneficiarão definitivamente do G38. É a contribuição definitiva quando se trata de níveis de desempenho bem equilibradas no sistema modular da Scania”.
As caixas de velocidades da série G também podem ser encomendadas nas versões HD (Heavy Duty) e o G38 não é exceção. Como um G38CH, será fornecido com uma engrenagem planetária mais ampla a fim de aumentar ainda mais a robustez. Aumenta a capacidade para suportar um binário elevado no veio de transmissão, mesmo nas condições de estrada mais exigentes (normalmente onde não existem “estradas”).
A caixa de velocidades G38 é menor do que a caixa de velocidades Scania mais comum atualmente para o mesmo tipo de operação, a GRSO926. Uma certa diferença entre si é que o G38 tem apenas uma limitação de binário incorporada: apenas 100 Nm de potência do motor são cortados num determinado ponto de mudança e de rpm, algo que será notado pelo condutor. O G38 oferece 14 velocidades, incluindo uma incluindo uma engrenagem super-redutora e uma engrenagem direta, e a possibilidade de especificar até 8 engrenagens para a marcha-atrás.
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