Pesados
19 fevereiro 2025

eArocs 400 em estreia elétrica da Mercedes-Benz Trucks na Bauma 2025

Quer se trate de construção de estradas e caminhos, transporte de materiais, infraestruturas temporárias ou condições de tráfego complexas, poucos setores enfrentam desafios operacionais tão exigentes quanto o transporte de construção. A Mercedes-Benz Trucks não só se diz pronta para enfrentar todos esses desafios com soluções inovadoras, como o vai demonstrar na Bauma deste ano, feira líder mundial para a indústria da construção, que se realiza de 7 a 13 de abril, em Munique.

Ali apresentará mais de 40 veículos no seu próprio stand de exposição, ou através de vários fabricantes de carroçarias e também fornecerá informações sobre as suas soluções de serviço e mobilidade, ferramentas e a sua nova marca, TruckCharge.

A começar pelo novo eArocs 400, agora também elétrico a bateria. Com importante desempenho e durabilidade, on ou offroad, o Arocs há anos que é um ator importante na indústria do transporte de construção. Assim, e em estreia mundial, a Mercedes-Benz expande o seu portfólio elétrico a bateria com o eArocs 400, destacando as vantagens da mobilidade elétrica no transporte de construção.

Edição limitada: Mercedes-Benz Arocs Extent

Com o Mercedes-Benz Arocs Extent, a marca está a melhorar ainda mais a sua série de modelos focados na construção. Esta edição especial, estritamente limitada a apenas 100 unidades, destaca-se pelo seu design exclusivo. A aba dianteira do modelo, que entrará em produção em julho de 2025, apresenta uma refinada inscrição Arocs em cromado escuro. Uma placa especial no exterior distingue ainda mais este modelo.

Os elementos de destaque adicionais do Arocs Extent incluem um painel preto atrás da estrela Mercedes-Benz em cromado escuro, faróis de LED, faróis adicionais de LED integrados no para-sol, elementos de acabamento com aparência de carbono, tampas de eixo e porcas de roda em aço inoxidável premium, um volante em couro e o pacote Extra Line. O camião é alimentado pelo motor diesel Euro VI OM 471 de terceira geração ou pelo OM 473, o maior motor diesel Euro VI da Mercedes-Benz Trucks. Outro destaque do Mercedes-Benz Arocs Extent é o Multimedia Cockpit Interactive 2, que foi instalado como equipamento de série ou especial em todos os modelos Arocs e Actros desde esta primavera, dependendo da configuração da cabina do condutor.

Com o novo Multimedia Cockpit Interactive 2, o Arocs está mais conectado e otimizado do que nunca para a operação diária em estaleiros de obras. O visor de instrumentos de 12 polegadas e a tela sensível ao toque aprimorada garantem uma operação intuitiva - mesmo em terrenos acidentados. Muitas funções agora podem ser ativadas com segurança e rapidez por meio do controle de voz. O novo menu Favoritos também permite acesso direto a funções específicas da construção, como tomadas de força. Outra novidade é a integração do mais recente sistema de navegação de camiões e seus dados de rota com o sistema Predictive Powertrain Control (PPC), otimizando ainda mais a condução precisa e antecipada. O Remote Truck App 3.0 também permite a gestão remota das principais funções do veículo.

TruckLive: Sempre conectado

O Multimedia Cockpit Interactive 2 também fornece acesso a uma variedade de recursos de solução de conectividade por meio do TruckLive, oferecendo benefícios significativos para os operadores de frotas e motoristas. Isto aplica-se tanto ao eActros 600 elétrico a bateria como aos veículos a diesel tradicionais. Por exemplo, o Live Traffic é um módulo útil para agendamento em movimento e de curto prazo. Os dados de tráfego em tempo real permitem o cálculo dinâmico de rotas, o que pode reduzir os tempos de condução e ajudar a planear os horários de chegada com maior precisão.

A função Connected Traffic Warnings ajuda a melhorar a segurança, detectando e encaminhando avisos de perigo para veículos próximos. Os motoristas vêem os eventos de trânsito atuais no mapa do veículo ou como uma janela pop-up no painel de instrumentos. Além disso, também há avisos sonoros dez segundos antes do respetivo evento. O módulo pode alertar sobre um total de dez tipos de perigo, incluindo acidentes, neblina, chuva forte, canteiros de obras e estradas escorregadias.

Relatar avarias online

Com o novo recurso Service24h Connected, os operadores de frotas agora podem relatar uma avaria online ao Mercedes-Benz Trucks Service24h. O relatório online é enviado através do portal digital do cliente My TruckPoint para a Mercedes-Benz Trucks, poupando tempo em comparação com a chamada para a linha direta de avarias. Graças à gestão centralizada do veículo, a maioria das informações sobre o camião afetado é pré-preenchida automaticamente. O TruckLive também permite a transmissão de dados de diagnóstico e a localização atual do veículo. Isso ajuda os técnicos do Service24h a se prepararem efetivamente para situações de avaria.

Assistentes de bordo

Uma das principais prioridades da Mercedes-Benz Trucks, especialmente no transporte de construção, é garantir que os motoristas permaneçam seguros – tanto no local quanto no caminho. Para conseguir isso, vários sistemas de assistência disponíveis em diferentes séries de modelos ajudam os motoristas a detectar perigos precocemente, travar a tempo e manter uma visão clara das condições do tráfego. Esses auxílios eletrónicos são particularmente úteis para mitigar os riscos de desatenção causados por fadiga, stress ou distração, reduzindo as chances de consequências graves para todos os envolvidos.

Graças ao Active Brake Assist 6, Active Sideguard Assist 2, Front Guard Assist, Active Drive Assist 3, Traffic Sign Assist e ao sistema Attention Assist – só para citar alguns – a empresa está mais uma vez reforçando sua posição como uma das pioneiras no setor com esses recursos de segurança. Os sistemas não apenas cumprem os padrões do Regulamento Geral de Segurança (GSR) emitido pela UE, que estão em vigor desde 2022 e 2024, respectivamente, mas em alguns casos os excedem em escopo.

Por exemplo, o Active Brake Assist 6 pode agora realizar uma travagem máxima automatizada a velocidades de até 60 km/h ao detetar utilizadores da estrada em cruzamento, em sentido contrário ou em faixa de rodagem. O Regulamento de Segurança Geral Europeu (GSR) III exige apenas a travagem para pedestres e ciclistas em camiões e autocarros novos a partir de setembro de 2028.

Atego com todos os recursos de segurança

Para além dos modelos Arocs apresentados na Bauma 2025, o Atego – conhecido pela sua manobrabilidade e versatilidade em estaleiros de obras e indústrias relacionadas – está agora equipado com os mais recentes sistemas de assistência à segurança, garantindo um elevado nível de proteção no trânsito diário. O Atego 1530 K 4x2 exposto na Bauma está equipado com uma cabina Classic S e um Comfort Cockpit, e a sua potente propulsão é assegurada pelo comprovado motor diesel Euro VI OM 936, debitando 220 kW (299 cv). Este Atego está equipado com o camião basculante Trigenius da Meiller.

Também com special trucks

A Mercedes-Benz Special Trucks oferece uma gama de veículos com aplicações versáteis e soluções personalizadas para as diversas exigências encontradas dentro e fora do estaleiro. O Unimog, um transportador de implementos altamente especializado das séries de modelos U 219 a U 535, impressiona pela sua versatilidade, oferecendo até quatro áreas de fixação e montagem. Os recursos mais recentes, como o intuitivo computador de bordo UNI-TOUCH® e sistemas avançados de assistência à segurança, aumentam a eficiência e a segurança nas operações diárias. Para aplicações off-road, o altamente capaz Unimog U 4023/U 5023 é o companheiro perfeito. O quadro e o chassis do Unimog são construídos para condições extremas: com tração integral, eixos pórticos e uma profundidade de passagem a vau de até 1,2 metros, proporciona uma capacidade todo-o-terreno excecional.

No transporte urbano de estaleiros de construção, o Mercedes-Benz eEconic estabelece novos padrões. Graças à sua cabina de entrada baixa, proporciona uma excelente visibilidade de peões e ciclistas, aumentando significativamente a segurança em ambientes urbanos. Além disso, seu acionamento totalmente elétrico permite uma mobilidade ecologicamente correta, apoiando projetos de construção sustentáveis. O Zetros expande a gama de produtos de veículos especiais como um camião todo-o-terreno com cabina atrás do motor, concebido para os mercados de exportação e disponível apenas nas normas de emissões Euro III e V. Com tração integral permanente e a capacidade de carga de um camião pesado, é adequado para tarefas exigentes – e agora também está disponível na versão 8x8.

PR

Interessa-se por Pesados?
Deixe-nos o seu e-mail e não perca as mais recentes notícias,
diretamente no seu e-mail.
Obrigado por subscreveres a nossa Newsletter!
Erro ao submeter o pedido, tente mais tarde!