Da fábrica do Tramagal para o mundo: Nova Iorque, Tóquio, Berlim, Amesterdão, Londres e agora Lisboa integram o grupo de cidades piloto que irão testar a Fuso eCanter. Os dez veículos foram entregues pela Mitsubishi Bergé Portugal - importador e distribuidor da marca Fuso em Portugal - e pela Mitsubishi Fuso Truck Europe à Câmara Municipal de Lisboa, para serem distribuídos a dez Juntas de Freguesia do concelho, onde darão apoio à higiene urbana.
As viaturas vão estar serviço das Freguesias de Arroios, Avenidas Novas, Belém, Estrela, Misericórdia, Parque das Nações, Penha de França, Santa Maria Maior, Santo António e S. Vicente.
O evento, realizado no SUD Lisboa, decorreu com a presença do presidente da Mitsubishi Fuso Truck & Bus Corporation (MFTBC), Kazuo Matsunaga, do director-geral da Mitsubishi Bergé Portugal, Francisco Geraldes, do presidente da Mitsubishi Fuso Truck Europe, Jorge Rosa, dos presidentes das Câmaras de Lisboa e Abrantes, Fernando Medina e Maria do Céu Albuquerque e ainda do Embaixador do Japão em Portugal.
A eCanter apresenta-se como a resposta da Fuso à tendência global de urbanização, sendo uma proposta zero emissões e zero ruído, com um peso bruto de 7.5 toneladas e uma autonomia real de 100km.
As Fuso eCanter entregues podem transportar até 4,5t de carga útil, com as baterias a permitirem percorrer mais de 100km por cada carga, a uma velocidade máxima de 80km/h. No que toca a sistemas de segurança, contam com ABS, ESP e LDWS (assistente de faixa de rodagem).
Além das zero emissões, a Fuso e-Canter garante 30% a menos em custos de manutenção e potencial de economia de combustíveis de 1000 euros a cada 10 mil quilómetros, dependendo do preço local do gasóleo a e da electricidade. Traz também um sistema de alerta sonoro para pedestres, botão sem chave para ligar o veículo, sistema de recuperação para aumentar a quilometragem e um dispositivo interno de exibição de performances/estado da carga. Conta com motor eléctrico de imans permanentes de 129kW (binário máximo de 390Nm) e baterias de alta voltagem fabricadas pela Daimler AG, que carregam em nove horas a 200V (carregamento normal AC) e em 1h45 até 500V (Carregamento Rápido DC), fazendo nestas condições, 80% da carga numa hora.
O edil lisboeta explicou que este é o caminho para "avançar com a agenda de sustentabilidade para a capital", um conjunto de iniciativas, na qual esta se inclui, "que nos dá mais uns milénios de vida". Para Fernando Medina, "a logística urbana é a espinha dorsal da comunidade para que tudo funcione e é essencial para a sustentabilidade. Hoje em dia é nas cidades que vive a maioria da população e esta é uma batalha que será vencida ou perdida nas cidades".
Lisboa é Capital Verde da Europa 2020 e, segundo o presidente da CML, "esta distinção do que tem sido feito é uma responsabilidade e uma oportunidade para mostrar exemplos de sustentabilidade. Assumimos com a Comissão Europeia um compromisso de incentivo para ter a sustentabilidade como causa do ano em 2020". À MFTBC, Medina deixou ainda uma declaração de intenções "contem connosco neste desafio!".